4.7. Lidando com ports quebrados

Se você encontrar um port que não está funcionando, existem algumas coisas que você pode fazer, incluindo:

  1. Conserte-o! O Porter's Handbook inclui informações detalhadas sobre a infraestrutura do ``Ports'', de forma que você pode ocasionalmente corrigir um port quebrado ou então submeter o seu próprio!

  2. Reclamar--por email apenas! Primeiro envie um email para o responsável pelo port. Execute make maintainer ou então leia o arquivo Makefile para encontrar o endereço de email do responsável pelo port. Lembre-se de incluir o nome e a versão do port (envie a linha $FreeBSD:, do arquivo Makefile) e a mensagem de erro no email que irá enviar. Se você não obtiver uma resposta do responsável, voce pode utilizar o send-pr(1) para enviar um relatório de falha.

  3. Pegue o pacote em um servidor de FTP próximo de você. A coleção de pacotes ``master'' fica no servidor ftp.FreeBSD.org, no diretório packages, mas tenha certeza de verificar o seu mirror local antes! Esta abordagem é muito garantida de que vai funcionar do que tentar compilar o aplicativo apartir do código fonte, além de ser muito mais rápida também. Utilize o utilitário pkg_add(1) para instalar aplicativos no seu sistema.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.