3.6. Montando e desmontando sistemas de arquivos

O sistema de arquivos pode ser melhor assimilado se for visualizado como uma árvore, cuja raíz é /. /dev, /usr, e outros diretórios na raíz, são os ramos da árvore, que podem ainda ter seus próprios ramos, como /usr/local, e assim por diante.

Existem vários motivos para armazenar alguns destes diretórios em sistemas de arquivos distintos. /var contém os diretórios log/, spool/, e vários tipos de arquivos temporários, e como tal, pode fácilmente encher. Encher o sistema de arquivos raíz não é uma boa idéia, de forma que separar o /var do / é sempre favorável.

Outra razão usual para manter certas árvores de diretórios em outros sistemas de arquivos é que eles podem ser alojados em discos físicos separados, ou em um disco virtual separado como pontos de montagem NFS ou dispositivos de CDROM.

3.6.1. O arquivo fstab

Durante o processo de inicialização, os sistemas de arquivos listados no /etc/fstab são automaticamente montados (a não ser que eles tenham a opção noauto definida).

O arquivo /etc/fstab contém uma lista de linhas no seguinte formato:

device       /mount-point fstype     options      dumpfreq     passno
device

Um nome de dispositivo (que deve existir), conforme explicado em Seção 12.2.

mont-point

Um diretório (que deve existir), onde o sistema de arquivos é montado.

fstype

O tipo de sistema de arquivo que será passado ao mount(8). O sistema de arquivos padrão do FreeBSD é ufs.

options

Pode ser rw para sistemas de arquivos com opções de leitura e escrita, ou ro para apenas leitura, seguidos de qualquer outra opção necessária. Uma opção bastante usual é noauto para os sistemas de arquivos que normalmente não devem ser montados automaticamente pelo processo de inicialização. Outras opções são listadas na página de manual do mount(8).

dumpfreq

Essa opção é utilizada pelo dump(8) para determinar que sistema de arquivos devem sofrer o processo de dump(8) (o dump(8) é uma ferramenta para cópia de segurança). Se o campo não estiver presente, o valor zero é assumido.

passno

Determina a ordem que os sistemas de arquivos devem ser verificados. Sistemas de arquivos cuja verificação pode ser omitida, devem ter seu passno definidos em zero. O sistema de arquivos raíz (que deve ser verificado antes de todos os outros) deve ter seu passno definido como um, e os outros sistemas de arquivos podem ter esta opção definida com um valor maior. Se mais de um sistema de arquivos disporem do mesmo número, o fsck(8) tentará fazer as verificações de forma paralela, se possível.

3.6.2. O comando mount

O comando mount(8) é a ferramenta usada para montar sistemas de arquivos.

Em sua forma mais básica, basta usar:

# mount dispositivo ponto de montagem

Existem inúmeras opções, e estão todas dispostas na página de manual do mount(8), mas as mais comuns são:

Opções de montagem

-a

Monta todos os sistemas de arquivos listados no /etc/fstab. Exceto aqueles assinalados com a opção ``noauto'', excluídos pala opção -t, ou aqueles que já estiverem montados.

-d

Faz tudo, exceto a efetivação da chamada de sistema para a montagem. Essa opção é muito útil, em conjunto com a -v para descobrir o que o mount(8) está tentando fazer.

-f

Força a montagem de um sistema de arquivos que não tem garantia de integridade (isso é perigoso), ou força a revogação dos direitos de escrita ao alterar o estado de montagem de um sistema de arquivos que esteja em modo somente leitura, para o modo leitura e escrita.

-r

Monta o sistema de arquivos como somente leitura. Essa opção é idêntica ao argumento rdonly na opção -o.

-t tipo de sistema de arquivos

Monta o sistema de arquivos em questão, como do tipo em atribuído, ou monta apenas sistemas de arquivos do tipo atribuído se for usado em conjunto com a opção -a.

``ufs'' é o tipo padrão de sistema de arquivos.

-u

Atualiza opções de montagem no sistema de arquivos.

-v

Torna-se verboso.

-w

Monta o sistema de arquivos como leitura e escrita.

A opção -o pode utilizar uma lista de opções separadas por vírgula, das quais, as principais são:

nodev

Não interpreta dispositivos especiais no sistema de arquivos em questão. Esta é uma opção útil para segurança.

noexec

Não permite execussão de binários neste sistema de arquivos. Também é uma opção muito útil para segurança.

nosuid

Não interpreta opções de setuid ou setgid no sistema de arquivos. É uma opção útil para segurança.

3.6.3. O comando umount

O comando umount(8) recebe como parâmetro o ponto de montagem, o dispositivo, a opção -a ou a opção -A.

Todas estas maneiras podem ter também as opções -f para forçar desmontagem, e -v para ser verboso. Esteja atento ao fato que a opção -f geralmente não é uma boa idéia. Desmontar os sistemas de arquivos forçozamente pode causar dano aos dados do sistema de arquivos.

-a and -A são usadas para desmontar todos os sistemas de arquivos; este comportamento é possivelmente modificado em conjunto com a opção -t. -A, contudo, não tenta desmontar o sistema de arquivos raíz.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.