6.3. Configuração Principal

O local principal para informações de configuração de sistema está dentro de /etc/rc.conf. Este arquivo contém uma grande quantidade de informações de configuração, essencialmente usadas na inicialização do sistema. Seu nome implica diretamente nisto; é a informação de configuração para os arquivos rc*.

Um administrador deve inserir entradas no arquivo rc.conf para sobrepor as configurações padrão em /etc/defaults/rc.conf. Os arquivos padrão não devem ser copiados para /etc - pois contém valores padrões, não exemplos. Todas mudanças de sistema especificas devem ser feitas diretamente no arquivo rc.conf

Uma variedade de estratégias podem ser aplicadas em aplicações em cluster para separar configurações globais de sistema das configurações específicas com o intuito de diminuir a carga de administração. O procedimento adotado é o de colocar configurações globais em outro arquivo, como /etc/rc.conf.site, e então incluir este arquivo em /etc/rc.conf, que possuirá apenas informações específicas de sistema.

Como o rc.conf é lido pelo sh(1) é simples fazer isto. Por exemplo:

O arquivo rc.conf.site pode ser distribuído para todos os sistemas usando-se rsync ou um programa similar, enquanto que o arquivo rc.conf permanece único.

Atualizar o sistema usando o sysinstall(8) ou make world não sobrescreverá o arquivo rc.conf, assim a configuração de sistema não será perdida.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.