3.13. Para mais informações

3.13.1. Páginas de Manuais

A documentação mais compreensiva do FreeBSD é em forma de páginas de manuais. Quase todo programa no sistema é acompanhado com um breve manual de referência que explica a operação básica e os vários argumentos do programa. Estes manuais podem ser visualizados com o comando man. A utlização do comando man é simples:

% man comando

comando é o nome do comando sobre o qual você deseja aprender. Por exemplo, para aprender sobre o comando ls, digite:

% man ls

O manual ``online'' é dividido em seções numeradas:

  1. Comandos de usuário.

  2. Chamadas de sistema e número de erros.

  3. Funções de bibliotecas C.

  4. Controladores de dispositivos.

  5. Formato de arquivos.

  6. Jogos e outras diversões.

  7. Informações gerais.

  8. Comandos de manutenção e operação do sistema.

  9. Desenvolvedores do kernel.

Em alguns casos, o mesmo tópico pode aparecer em mais de uma seção do manual online. Por exemplo, se houver um comando chmod para o usuário, e se houver uma chamada de sistema denominada chmod(), você pode informar ao comando man qual delas você quer, especificando a seção:

% man 1 chmod

Esse comando apresentará a página de manual para o comando do usuário, chmod. Referências para uma seção particular do manual online normalmente são apresentadas entre parênteses, nos documentos escritos, de forma que chmod(1) se refere ao comando de usuário para chmod, e chmod(2) se refere à chamada de sistema.

É bem facil utilizar essa ferramenta, quando você sabe o nome do comando sobre o qual quer obter mais informações, mas e se você não puder lembrar o nome do comando? Pode usar o man para procurar por palavras chaves nas descrições do comando, usando opção -k:

% man -k mail

Com esse comando, uma lista de programas será apresentada, contendo em sua descrição a expressão ``mail''. Na verdade esse comando tem a mesma funcionalidade de se utilizar o comando apropos.

Então, você está dando uma olhada em todos esses simpáticos programas que você encontrou sob /usr/bin mas não tem a menor idéia do que quer que cada um deles faça? Simplesmente digite:

% cd /usr/bin
% man -f *

ou

% cd /usr/bin
% whatis *

que fazem a mesma coisa.

3.13.2. Arquivos de Informações GNU

O FreeBSD inclui várias aplicações e utilitários mantidos pela Fundação do Software Livre (FSF). Em complemento às páginas de manual, estes programas vem ainda com um documento hipertexto extenso, chamado arquivo info que pode ser visualizado com o comando info ou, se você dispõe do emacs instalado, o modo ``info'' do emacs tem essa função.

Para usar o comando info(1), simplesmente digite:

% info

Para uma breve introdução, digite h. Para uma rápida referência aos comandos, digite ?.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.