12.8. Backups em Disquetes

12.8.1. Posso utilizar disquetes para realizar backup dos meus dados?

Disquetes não são realmente boas mídias para backup devido a:

Entretanto, se você não tiver outra maneira de realizar backup dos seus dados, disquetes são melhores do que nada, ou nenhum backup.

Se você tiver que fazer uso de disquetes tenha certeza da boa qualidade deles. Disquetes que foram utilizados por anos no escritório são uma péssima escolha. Idealmente, use disquetes novos de um fabricante com boa reputação.

12.8.2. Mas, como eu realizo backup dos meus dados em disquetes?

A melhor maneira de realizar backups em disquetes é utilizando o tar(1) com a opção -M (multi volume), que permitirá que o backup ocupe múltiplos disquetes.

Para realizar backup de todos os arquivos no diretório corrente e subdiretórios deste, faça isso (como root):

# tar Mcvf /dev/fd0 *

Qando o primeiro disquete estiver cheio o tar(1) pedirá para que você insira o próximo volume (devido ao tar(1) fazer com que as mídias sejam independentes referindo-se a um volume; neste contexto, volumes são os disquetes).

Prepare volume #2 for /dev/fd0 and hit return:

Isto se repetirá (com o número do volume sendo incrementado) até que todos os arquivos especificados estejam arquivados.

12.8.3. Eu posso usar compressão em meus backups?

Desafortunadamente, o tar(1) não permitirá o uso da opção -z com a especificação de arquivos sendo gerados com volumes múltiplos. Você poderia, claro, usar o gzip(1) em todos os arquivos, e então usar o tar(1) para arquiá-los nos disquetes, e então ao restaurar utilizar o gunzip(1) para obter os arquivos novamente!

12.8.4. Como eu restauro os dados dos meus backups?

Para restaurar o arquivo todo use:

# tar Mxvf /dev/fd0

Há duas maneiras que podem ser utilizadas para a restauração de um arquivos em específico. Primeiro, você precisar iniciar com o primeiro disquete e executar:

# tar Mxvf /dev/fd0 filename

O utilitário tar(1) irá pedir a inserção dos disquetes subsequentes até encontrar o arquivo requerido.

Alternativamente, se você sabe em qual disquete o arquivo está, você pode simplesmente inseri-lo na unidade de disquetes e utilizar o comando citado anteriormente. Note que se o arquivo for o primeiro e este ocupar outro disquete o tar(1) irá alertá-lo que este não pode ser restaurado, mesmo se você não tenha pedido para que ele fizesse isso!

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.