Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ti_publica:impressao_3d

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ti_publica:impressao_3d [2020/03/22 14:44] – [Atualização do firmware para BL Touch 3D] cartolati_publica:impressao_3d [2020/04/18 13:28] (atual) – [Firmware Marlin] cartola
Linha 3: Linha 3:
 Veja também minhas [[ti_publica:blender_how_to|notas sobre Blender para Impressão 3D]]. O Blender é um software para modelagem 3D, dentre outras coisas. Veja também minhas [[ti_publica:blender_how_to|notas sobre Blender para Impressão 3D]]. O Blender é um software para modelagem 3D, dentre outras coisas.
  
-====== Geeetech A20m ======+====== GCODE util ====== 
 + 
 +Neste [[https://www.reprap.org/wiki/G-code#G91:_Set_to_Relative_Positioning|link um bom manual geral de GCODE]]. 
 + 
 +Aqui uma cola do que já precisei usar de GCODE. 
 + 
 +**3D BL Touch** (fonte: [[https://www.youtube.com/playlist?list=PLODCkot3GrihPvwR0Cj3Mh5rQ_ie4jVmC|playlist da geeetech no youtube]]) 
 + 
 +  * **Empurra o pino pra baixo:**\\ M280 P0 S10 
 +  * **Puxa o pino pra cima:**\\ M280 P0 S90 
 +  * **Auto teste (pino fica alternando):**\\ M280 P0 S120 
 +  * **Libera o pino (para o teste ou sai do status de alarme):**\\ M280 P0 S160 
 + 
 +====== Geeetech A20M ======
  
 Registro aqui algumas coisas que fiz com essa impressora. Registro aqui algumas coisas que fiz com essa impressora.
 +  * [[https://www.geeetech.com/download.html?download_id=33|Manuais, firmware, etc da geeetech A20M no site do fabricante]]
  
-===== Atualização do firmware para BL Touch 3D =====+===== Instalando auto nivelamento com BL Touch 3D =====
  
 Já seria uma boa atualizar o firmware antes de iniciar o uso da impressora, mas nesse caso a necessidade veio pra fazer uso do sensor para nivelamento automático da mesa, que não vem com a impressora de fábrica, mas muitos usuários compram junto com ela. É necessário, porém, fazer a instalação física dele e do software, que nesse caso requer atualizar o firmware. Já seria uma boa atualizar o firmware antes de iniciar o uso da impressora, mas nesse caso a necessidade veio pra fazer uso do sensor para nivelamento automático da mesa, que não vem com a impressora de fábrica, mas muitos usuários compram junto com ela. É necessário, porém, fazer a instalação física dele e do software, que nesse caso requer atualizar o firmware.
Linha 13: Linha 27:
 Para verificar o firmware usado atualmente basta ficar de olho no display assim que ligar a impressora. No meu caso era o Marlin 1.1.8 e vou atualizar para o próprio 1.1.8 mas com o 3D BL Touch. Ele deve apresentar opções no menu que não existem antes da atualização. Para verificar o firmware usado atualmente basta ficar de olho no display assim que ligar a impressora. No meu caso era o Marlin 1.1.8 e vou atualizar para o próprio 1.1.8 mas com o 3D BL Touch. Ele deve apresentar opções no menu que não existem antes da atualização.
  
-**Atualização do firmware pra 3D BL Touch:**+==== Atualização do firmware pra 3D BL Touch: ==== 
   * [[http://www.geeetech.com/forum/viewtopic.php?t=61867|Referência inicial no fórum do fabricante]]   * [[http://www.geeetech.com/forum/viewtopic.php?t=61867|Referência inicial no fórum do fabricante]]
     * Aponta para [[https://www.youtube.com/watch?v=o1QKSgnk_ig|um vídeo no youtube]] que mostra os passos abaixo (software):     * Aponta para [[https://www.youtube.com/watch?v=o1QKSgnk_ig|um vídeo no youtube]] que mostra os passos abaixo (software):
Linha 40: Linha 55:
 Após o upgrade do firmware a nova versão já aparece no display no boot. Se o upgrade foi só para a função do 3D BL Touch pode verificar que, por exemplo, na impressora no menu **Prepare** aparece agora **Bed leveling*, além também de opções **BLTouch** em **Control**. É necessário então instalar e calibrar o sensor. Após o upgrade do firmware a nova versão já aparece no display no boot. Se o upgrade foi só para a função do 3D BL Touch pode verificar que, por exemplo, na impressora no menu **Prepare** aparece agora **Bed leveling*, além também de opções **BLTouch** em **Control**. É necessário então instalar e calibrar o sensor.
  
-**Conexão do 3D BL Touch:**+==== Instalação física do sensor 3D BL Touch: ==== 
   * Pinagem do sensor:   * Pinagem do sensor:
     * 3-pin: Brown (-, GND) Red (+5V) Orange (control signal)     * 3-pin: Brown (-, GND) Red (+5V) Orange (control signal)
Linha 48: Linha 64:
 {{ :ti_publica:pinagem_na_impressora_a20m_pro_3d_touch.png?200 |}} {{ :ti_publica:pinagem_na_impressora_a20m_pro_3d_touch.png?200 |}}
  
-Outras referências para a A20M: +A impressora já vem preparada com o suporte e o cabeamento já chega até a cabeça de impressão, só sendo necessário fixar o sensor e conectar seus cabos. 
-  * [[https://www.geeetech.com/download.html?download_id=33|Firmware oficial]] - [[http://www.geeetech.com/forum/viewtopic.php?f=20&t=70221|link nesse tópico]]+ 
 +Passos para a instalação: 
 +  - Afrouxe um pouco o suporte, pois será necessário posicioná-lo após inserir o sensor 
 +  - Insira os cabos do sensor pela brecha entre o suporte e a cabeça 
 +  - Fixe o sensor com os parafusos de cabeça para baixo, ou não conseguirá alcançar novamente os parafusos para apertar o suporte 
 +  - A arruela fica do lado da porca 
 +  - Verifique que a ponta do sensor esteja para dentro (ela é retrátil) 
 +  - Posicione o suporte de modo que o sensor retraído fique a uma altura de 1 a 3mm da mesa, com o eixo Z na posição em que o bico extrusor a toque (se não o fez, leve o eixo Z para o Home) 
 +    * Uma moeda de um real tem quase 2mm de altura e pode ajudar 
 +  - Conecte os cabos por trás da cabeça. Use o terra (GND) como referência. Veja acima as pinagens. 
 + 
 +==== Ajustando o sensor: ==== 
 + 
 +[[https://www.youtube.com/playlist?list=PLODCkot3GrihPvwR0Cj3Mh5rQ_ie4jVmC|Essa playlist de vídeos]] mostra os ajustes necessários, principalmente se o led do sensor estiver piscando, indicando alarme. 
 + 
 +==== Ajuste final: Z Offset ==== 
 + 
 +Por fim é necessário ajustar o offset do eixo Z. Essa medida é acertada na impressora, no menu Motion. Isso é que vai indicar pra impressora onde está a mesa de fato após ela ir pro Home Z. 
 + 
 +  * Primeiro a gente manda pro Home Z. Ao final do processo ela vai deixar o Z em 10mm, aí a gente abaixa pro 0mm pra ver a altura que falta pra tocar na mesa. Essa altura é o Z offset. 
 +  * Se conseguir medir isso ok, mas pode ir ajustando aos poucos, tentando evitar ir muito pra não bater o bico na mesa. 
 +  * Não tem como ter um valor padrão, pois essa medida depende de onde o sensor foi fixado. 
 +  * Ao levar o Eixo Z pro 0mm teste com uma folha de papel comum. Ela deve conseguir ser movida, porém com resistência do bico apertando ela. Ajuste até que em 0mm a folha fique assim. 
 + 
 +==== Referências para a A20M: ==== 
 + 
 +  * [[https://www.geeetech.com/download.html?download_id=33|Links para firmware Marlin pra Geeetech no fórum]] - [[http://www.geeetech.com/forum/viewtopic.php?f=20&t=70221|link nesse tópico]]
   * 3D BL Touch:   * 3D BL Touch:
     * [[https://www.geeetech.com/wiki/index.php/3DTouch_Auto_Leveling_Sensor|Pinagem do 3D BL Touch]]     * [[https://www.geeetech.com/wiki/index.php/3DTouch_Auto_Leveling_Sensor|Pinagem do 3D BL Touch]]
-    * [[https://www.geeetech.com/forum/viewtopic.php?p=105180&sid=5a30a53b68a44600fcf68ab8e90abce4Como encaixar na impressora]]+    * [[https://www.geeetech.com/forum/viewtopic.php?p=105180&sid=5a30a53b68a44600fcf68ab8e90abce4|Como encaixar na impressora]]
  
 ====== Delta FLSUN Kossel Mini ====== ====== Delta FLSUN Kossel Mini ======
Linha 89: Linha 131:
   * Impressão via Wi-Fi   * Impressão via Wi-Fi
   * Controle, impressão e acompanhamento via Telegram (app de mensagens com robô)   * Controle, impressão e acompanhamento via Telegram (app de mensagens com robô)
 +  * Controle, impressão e acompanhamento via [[https://play.google.com/store/apps/details?id=com.kabacon.octoremote|Aplicativo próprio]]
   * Visão remota via câmera   * Visão remota via câmera
 +
 +====== Firmware Marlin ======
 +
 +  * [[https://marlinfw.org/|Site oficial]]
 +  * [[https://marlinfw.org/docs/gcode/M206.html|Como programar offset X, Y, Z, etc]] - pode não funcionar em qualquer impressora, precisei na Geeetech A20M e não funcionou. No site também diz que não funciona na Delta. Outra maneira de acertar a centralização da peça na mesa é o ajuste do tamanho da mesa no fatiador, no meu caso no Cura.
 +
ti_publica/impressao_3d.1584899042.txt.gz · Última modificação: 2020/03/22 14:44 por cartola