Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ti_publica:gamificacao

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

ti_publica:gamificacao [2020/05/08 17:22] (atual)
cartola criada
Linha 1: Linha 1:
 +====== Gamificação ======
 +
 +Desde que descobri que gamificar uma coisa torna essa coisa muito mais interessante eu sempre pensei em como gamificar uma palestra ou um curso, já que ministro essas coisas de vez em quando.
 +
 +Uma palestra simplesmente expositiva é meio chata, a não ser que o público esteja de antemão muito interessado, o que nem sempre é o caso. As técnicas de gamificação são aplicadas por empresas e pessoas há muitos anos pra deixar processos mais atraentes.
 +
 +[[https://www.youtube.com/watch?v=qnCoD-i-9AU|Pra entender o que é gamificação assista esse vídeo]].
 +
 +Eu nunca estudei de fato a gamificação, mas depois que assisti o vídeo acima me deu vontade de tentar ensaiar um modelo de palestra/curso gamificado.
 +
 +===== Introdução =====
 +
 +Pontos chave que todo jogo tem([[https://www.youtube.com/watch?v=qnCoD-i-9AU&t=93|no vídeo a partir de 1:33]]):
 +  * Objetivo
 +  * Regras
 +  * Feedback constante
 +  * Participação voluntária
 +
 +Os participantes tem que saber as regras e optar por segui-las sem quebrá-las (não pode jogar futebol com a mão).
 +
 +Os jogos tem "Flow", de acordo com a teoria do psicólogo Húngaro-Americano [[https://positivepsychology.com/mihaly-csikszentmihalyi-father-of-flow/|Mihaly Csikszentmihalyi]].
 +
 +===== Ideias para Palestra =====
 +
 +Pegar do vídeo quando ele começa a falar o que fez na aula que ministrava.
  
ti_publica/gamificacao.txt · Última modificação: 2020/05/08 17:22 por cartola