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ti_publica:blender_how_to

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ti_publica:blender_how_to [2019/02/07 14:55] cartolati_publica:blender_how_to [2019/04/02 17:10] – [Seleção] cartola
Linha 26: Linha 26:
 NP0 - Numpad 0 NP0 - Numpad 0
  
-**alterna seleção de todos/nenhum objeto**\\ A +**A**\\ 
-**mostrar menu adicional**\\ N +<tab>alterna seleção de todos/nenhum objeto\\ 
-**repetir última ação**\\ Shift + R +**N**\\  
-**repetir histórico**\\ F3 +<tab>mostra menu adicional\\ 
-**desfazer histórico**\\ Ctrl + Alt + Z +**Shift + R**\\ 
-**refazer última ação**\\ F6 (não entendi bem diferença pra repetir última) +<tab>repete última ação\\ 
-**volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela**\\ Shift + C +**F3**\\ 
-**para computadores sem numpad**\\ User preferences > Input options > Emulate numpad > Save user settings +<tab>repete histórico\\ 
-**alinhar câmera à visão atual**\\Ctrl + Alt + NP0 +**Ctrl + Alt + Z**\\  
-**alterna visualização maciço X wireframe**\\ Z +<tab>desfaz histórico\\ 
-**alterna visualização de 4 pontos de vista X 1 ponto de vista**\\ Ctrl + Alt + Q +**F6 (não entendi bem diferença pra repetir última)**\\ 
-**inclui modificador Subdivision Surface**\\ Ctrl + < 1 | 2 | 3 | 4 | 5 > +<tab>refaz última ação\\ 
-**salvar o arquivo atual como arquivo inicial**\\ Ctrl + U+**Shift + C**\\ 
 +<tab>volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela\\ 
 +**User preferences > Input options > Emulate numpad > Save user settings**\\ 
 +<tab>para computadores sem numpad\\ 
 +**trl + Alt + NP0**\\ 
 +<tab>alinha câmera à visão atual\\ 
 +**Z**\\ 
 +<tab>alterna visualização maciço X wireframe\\ 
 +**Ctrl + Alt + Q**\\ 
 +<tab>alterna visualização de 4 pontos de vista X 1 ponto de vista\\ 
 +**Ctrl + < 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >**\\ 
 +<tab>inclui modificador Subdivision Surface\\ 
 +**Ctrl + U**\\ 
 +<tab>salva o arquivo atual como arquivo inicial\\
  
  
 ===== MODO OBJETO ===== ===== MODO OBJETO =====
  
-**adicionar objeto**\\ Shift + A +**Shift + A**\\ 
-**mover objeto**\\ G [ + X | + Y | + Z ] (dica: G = gravity e o uso de X, Y ou Z vai mover apenas ao longo do eixo selecionado) +<tab>adiciona objeto\\ 
-**escalar objeto**\\ S [ + X | + Y | + Z ] +**G [ + X | + Y | + Z ] (dica: G = gravity e o uso de X, Y ou Z vai mover apenas ao longo do eixo selecionado)**\\ 
-**alternar modo de edição/objeto**\\ TAB +<tab>move objeto\\ 
-**unir objetos**\\ Ctrl + J +**S [ + X | + Y | + Z ]**\\ 
-**duplicar objeto**\\ Shift + +<tab>escala objeto (muda seu tamanho)\\ 
-**mover encaixando selecionado, cursor, grid (snap)**\\ Shift + S +**TAB**\\  
 +<tab>alterna modo de edição/objeto\\ 
 +**Ctrl + J**\\ 
 +<tab>une objetos\\ 
 +**Shift + D**\\ 
 +<tab>duplica objeto\\ 
 +**Shift + S**\\ 
 +<tab>move encaixando selecionado, cursor, grid (snap)\\
  
 ===== MODO DE EDIÇÃO ===== ===== MODO DE EDIÇÃO =====
  
-**menu "Specials"**\\ W +**W**\\ 
-**menu "Edge"**\\ Ctrl + +<tab>menu "Specials"\\ 
-**menu "Faces"**\\ Ctrl + +**Ctrl + E**\\ 
-**menu "Vertices"**\\ Ctrl + +<tab>menu "Edge"\\ 
-**dividir face quadrada em 2 de 3 lados**\\ Ctrl + T +**Ctrl + F**\\ 
-**adiciona face entre arestas selecionadas ou arestas entre vértices**\\ F +<tab>menu "Faces"\\ 
-**merge (une, colapsa) elementos (bom pra tirar duplicados sobrepostos)**\\ Alt + M - daí escolhe onde unir +**Ctrl + V**\\ 
-**preenche (fill) entre seleções**\\ Ctrl + F (chama o menu) + Grid fill +<tab>menu "Vertices"\\ 
-**criar borda arredondada (bevel)**\\ Ctrl + B (roda do mouse para aumentar os segmentos, pode fazer em várias arestas ao mesmo tempo) +**Ctrl + T**\\ 
-**bevel em vértice**\\ Shift + Ctrl + B +<tab>divide face quadrada em 2 de 3 lados\\ 
-**cria borda em torno de faces**\\ I +**F**\\ 
-**tesoura (cria faces pra cortar uma peça)**\\ K +<tab>adiciona face entre arestas selecionadas ou arestas entre vértices\\ 
-**Subdividir um anel**\\ Com o mouse sobre o anel desejado -> Ctrl + R -> ajuste + LMB -> ajuste + Enter +**Alt + M - daí escolhe onde unir**\\ 
-**Remove vértices dobrados**\\ Ctrl + V -> Remove Doubles +<tab>merge (une, colapsa) elementos (bom pra tirar duplicados sobrepostos)\\ 
-**menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)**\\ Ctrl + Tab +**Ctrl + F (chama o menu) + Grid fill**\\ 
-**Corte em loop**\\ Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB +<tab>preenche (fillentre seleções\\ 
-adicionalmente SMB para aumentar o número de cortes +**Ctrl + B (roda do mouse para aumentar os segmentos, pode fazer em várias arestas ao mesmo tempo)**\\ 
-**Removendo faces escurecidas**\\ Selecione os vértices + Alinhe as normais com Ctrl + N +<tab>cria borda arredondada (bevel)\\ 
-**Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)**\\ G + G (G duas vezes) +**Shift + Ctrl + B**\\ 
 +<tab>bevel em vértice\\ 
 +**I**\\ 
 +<tab>cria borda em torno de faces\\ 
 +**K**\\ 
 +<tab>tesoura (cria faces pra cortar uma peça)\\ 
 +**Com o mouse sobre o anel desejado -> Ctrl + R -> ajuste + LMB -> ajuste + Enter**\\ 
 +<tab>Subdividir um anel\\ 
 +**Ctrl + V -> Remove Doubles**\\ 
 +<tab>Remove vértices dobrados\\ 
 +**Ctrl + Tab**\\ 
 +<tab>menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)\\ 
 +**Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB**\\ 
 +<tab>Corte em loop\\ 
 +<tab>adicionalmente SMB para aumentar o número de cortes 
 +**Selecione os vértices + Alinhe as normais com Ctrl + N**\\ 
 +<tab>Remove faces escurecidas\\ 
 +**G + G (G duas vezes)**\\ 
 +<tab>Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)\\
  
 ==== Seleção ==== ==== Seleção ====
  
-**selecionar com círculo**\\ C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo) +**C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo)**\\ 
-**selecionar área**\\ B e em seguida mouse esq +<tab>Seleciona com círculo\\ 
-**Inverte**\\ Ctrl + I +**B e em seguida mouse esq**\\ 
-**Seleciona conectados**\\ Após elemento selecionado -> Ctrl + L +<tab>Seleciona área\\ 
-**Seleciona conectados**\\ Aperte L com o mouse flutuando sobre um elemento (Bom pra ver se está tudo ligado pra imprimir) +**Ctrl + I**\\  
-**Seleciona loop**\\ após vértice ou aresta selecionada -> Menu Select / Edge Loop (Alt + Shift + RMB) e tem também o Edge Ring (Alt + Ctrl + RMB) +<tab>Inverte\\ 
-**Seleciona adjacentes e vai aumentando**\\ Ctrl + Numpad "+" +**Após elemento selecionado -> Ctrl + L**\\  
-**Seleciona áreas abertas (non manifold)**\\ Coloque no modo de seleção de vértices ou arestas -> Shift + Ctrl + Alt + M +<tab>Seleciona conectados\\ 
-**Seleciona por semelhança (vários tipos de semelhança dependendo do tipo de seleção)**\\ Shift + G +**Aperte L com o mouse flutuando sobre um elemento (Bom pra ver se está tudo ligado pra imprimir)**\\ 
-**Seleciona o caminho mais curto até o próximo ponto**\\ Ctrl + RMB +<tab>Seleciona conectados\\ 
- +**após vértice ou aresta selecionada -> Menu Select / Edge Loop (Alt + Shift + RMB) e tem também o Edge Ring (Alt + Ctrl + RMB)**\\ 
 +<tab>Seleciona loop\\ 
 +**Ctrl + Numpad "+"**\\ 
 +<tab>Seleciona adjacentes e vai aumentando\\ 
 +**Coloque no modo de seleção de vértices ou arestas -> Shift + Ctrl + Alt + M**\\ 
 +<tab>Seleciona áreas abertas (non manifold)\\ 
 +**Shift + G**\\ 
 +<tab>Seleciona por semelhança (vários tipos de semelhança dependendo do tipo de seleção)\\ 
 +**Ctrl + RMB**\\ 
 +<tab>Seleciona o caminho mais curto até o próximo ponto\\
 ===== MENU ===== ===== MENU =====
  
ti_publica/blender_how_to.txt · Última modificação: 2020/05/22 11:48 por cartola