Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ptgui

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ptgui [2013/09/06 09:47] – /* Iniciando um projeto para costurar uma panorâmica */ cartolaptgui [2013/09/06 10:23] (atual) – /* Gerando a panorâmica */ cartola
Linha 12: Linha 12:
 ====== Costurando uma panorâmica ====== ====== Costurando uma panorâmica ======
  
 +
 +
 +===== Carregando as imagens =====
  
 O primeiro passo, independente de usarmos um fluxo básico ou avançado na ferramenta, será sempre carregar as fotos da panorâmica, o que pode ser feito clicando em "1. Load images..." O primeiro passo, independente de usarmos um fluxo básico ou avançado na ferramenta, será sempre carregar as fotos da panorâmica, o que pode ser feito clicando em "1. Load images..."
Linha 37: Linha 40:
 É necessário ajustar o círculo que marca o corte. Essa marcação pode ainda ser feita uma única vez para todas as fotos, o que é feito por padrão, ou individualmente para cada foto. A marcação individual é menos comum. Seria necessária, por exemplo, caso fossem usadas lentes diferentes no panorama ou distâncias focais diferentes em cada tomada. É necessário ajustar o círculo que marca o corte. Essa marcação pode ainda ser feita uma única vez para todas as fotos, o que é feito por padrão, ou individualmente para cada foto. A marcação individual é menos comum. Seria necessária, por exemplo, caso fossem usadas lentes diferentes no panorama ou distâncias focais diferentes em cada tomada.
  
-Se tudo estiver certo podemos então clicar no próximo passo "2. Align images...". Esse passo pode demorar um pouco, dependendo da quantidade e tamanho das imagens carregadas. Ao final do alinhamento, em caso de sucesso, o PTGui abrirá a janela de edição do panorama "Panorama Editor", vista na figura abaixo, com a pré-visualização da montagem final.+ 
 +===== Alinhando a panorâmica ===== 
 + 
 + 
 +Se tudo estiver certo podemos então clicar no próximo passo "2. Align images...". Esse passo pode demorar um pouco, dependendo da quantidade e tamanho das imagens carregadas. Ao final do alinhamento, em caso de sucesso, o PTGui abrirá a janela de edição do panorama "Panorama Editor", vista na figura abaixo, com a pré-visualização da montagem final. Note que o formato padrão usado pelo PTGui, e por todas as outras ferramentas de costura de panoramas, é a projeção equirretangular. Essa projeção é capaz de mostrar toda a esfera visual numa imagem plana. Ela lembra muito a projeção de um mapa do mundo, quando mostrado num plano. As projeções de mapas, porém, sã normalmente projeções "mercator", muito parecidas com a equirretangular. A parte horizontal central ficará "legível" e as partes horizontais superior e inferior ficarão bem distorcidas.
  
 {{arquivo:ptgui-editor_de_panorama.jpg}} {{arquivo:ptgui-editor_de_panorama.jpg}}
 +
 +
 +===== Gerando a panorâmica =====
 +
 +
 +Na pré-visualização podemos analisar como ficará o resultado final. Se estivermos satisfeitos, basta então clicar no botão "3. Create panorama..." para salvar a imagem final equirretangular. Depois disso podemos conferir a imagem mais de perto e ajustar pequenos erros num editor de imagens avançado, se necessário.
 +
 +Após gerar a equirretangular podemos navegar pelo panorama usando um visualizador, como o [[http://sourceforge.net/projects/pvqt/|Panini]] ou o [[http://www.devalvr.com/paginas/productos/index.html|Deval VR]].
 +
 +Outra forma de checar é abrir a imagem em um editor como Photoshop ou GIMP e colocar a imagem em zoom 100% para verificar as junções.
 +
 +
 +====== Resolução de problemas ======
 +
 +
 +  *  Máscaras
 +  *  Reposicionando
 +  *  Nivelando
 +  *  Pontos de Controle Manuais
  
ptgui.1378471664.txt.gz · Última modificação: 2013/09/06 09:47 por cartola