Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


precisamos_aprovar_o_walner

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
precisamos_aprovar_o_walner [2009/03/02 15:26] – cabeçalho e autor cartolaprecisamos_aprovar_o_walner [2009/04/02 03:49] (atual) cap1989
Linha 2: Linha 2:
  
  
-**por Gilbert Uzeda Stivanello (Turma 11)** 
  
-Preâmbulo: O Walner deixou o CAP no segundo ano do segundo grau, seguindo para o Curso Impacto no terceiro ano. Acontece que ele havia feito a matrícula no CAP, tendo o seu nome sido incluído na lista de alunos. Como eu não poderia perder a oportunidade, surrupiei a caderneta nova dele. +====== Preâmbulo: ====== 
-  + 
-Objetivo da missão: Aprovar o Walner no terceiro ano, como "aluno-fantasma"+ 
-  + O Walner deixou o CAP no segundo ano do segundo grau, seguindo para o Curso Impacto no terceiro ano. Acontece que ele havia feito a matrícula no CAP, tendo o seu nome sido incluído na lista de alunos. Como eu não poderia perder a oportunidade, surrupiei a caderneta nova dele. 
-Metodologia: + 
-  + 
-1) Freqüências: Sempre um aluno do grupo, no momento da chamada, se posicionava no fundo da sala. Os demais faziam uma espécie de barreira visual e quando o professor chamava "- Walner" (o que sempre acontecia já no fim da chamada), algum de nós levantava o braço encoberto pelos demais e dizia com uma voz de "Sassá Mutema": "- ieu !". Funcionava. O Walner passou meses sem uma só falta. + 
- +====== Objetivo da missão: ====== 
 + 
 + 
 +Aprovar o Walner no terceiro ano, como "aluno-fantasma"
 + 
 + 
 + 
 +====== Metodologia: ====== 
 + 
 + 
 + 
 +1) Freqüências: Sempre um aluno do grupo, no momento da chamada, se posicionava no fundo da sala. Os demais faziam uma espécie de barreira visual e quando o professor chamava "- Walner" (o que sempre acontecia já no fim da chamada), tal aluno levantava o braço encoberto pelos demais e dizia com uma voz de "Sassá Mutema": "- ieu !". Funcionava. O Walner passou meses sem uma só falta. 
 2) Caderneta: Eu sempre me dava ao trabalho de colocá-la na entrada e recolhê-la ao fim do dia. Ela estava recheada de presenças. 2) Caderneta: Eu sempre me dava ao trabalho de colocá-la na entrada e recolhê-la ao fim do dia. Ela estava recheada de presenças.
- +
 3) Provas: Eu reservava os vinte a trinta minutos finais das minhas provas para fazer a do Walner. Isso me impunha a necessidade de recolher sempre duas provas e esconder a dele enquanto fazia a minha. Só podia entregá-las quando a maioria da turma o fazia, para juntar logo ambas no meio do bolo. Contei com o auxílio de alguns colegas nessa empreitada. 3) Provas: Eu reservava os vinte a trinta minutos finais das minhas provas para fazer a do Walner. Isso me impunha a necessidade de recolher sempre duas provas e esconder a dele enquanto fazia a minha. Só podia entregá-las quando a maioria da turma o fazia, para juntar logo ambas no meio do bolo. Contei com o auxílio de alguns colegas nessa empreitada.
-  + 
-4) Destaque: Prova de Literatura. Minha pior matéria. Uma questão indagava acerca do estilo literário de determinado texto, perguntando quais os dados que o evidenciavam. Fiz minha prova e tirei, salvo engano, 8,0. No tempo que restou fiz a prova do Walner. Expliquei que o texto era Barroco e que os dados que indicavam o estilo do texto eram os dados de seis e o de vinte faces, porque eles eram o mínimo e o máximo, e poderiam trazer, após lançados, o par ou o ímpar, a sorte ou o azar, a vitória ou a derrota. Mencionei até um trecho da ópera "mala fortuna" e outras pérolas para encher lingüiça com besteirol. Disse que minha prova também era barroca, pois eu via nela a antítese, que poderia me levar do zero ao dez, a contradição e a afirmação em convívio harmônico e litigioso. Despachei todo o cabedal de besteiras pertinente. + 
-  + 
-5) Nota da prova: A professora Vânia (que havíamos declarado como mãe da Christianne) escreveu: LINDO ! MARAVILHOSO ! SUBLIME ! Poderia apenas haver aprofundado um pouco mais seu BELÍSSIMO eixo metafórico! Nota 9,0; +====== Destaque: ====== 
-  + 
-6) Conclusão: o Walner tirou nota mais alta do que a minha em literatura, o que provava que eu era mesmo absolutamente incapacitado para a matéria e que nosso amigo era um gênio da literatura. A prova ficou pendurada no mural por um bom tempo até alguém a ter confiscado. Se tal prova ainda estiver na posse de algum colega, sugiro que a leve no encontro! + 
-  +   
-7) Fim da maratona da aprovação do Walner: + 
- +Prova de Literatura. Minha pior matéria. Uma questão indagava acerca do estilo literário de determinado texto, perguntando quais os dados que o evidenciavam. Fiz minha prova e tirei, salvo engano, 8,0. No tempo que restou fiz a prova do Walner. Expliquei que o texto era Barroco e que os dados que indicavam o estilo do texto eram ao mesmo tempo os antagônicos dados de seis e o de vinte faces, porque eles eram o mínimo e o máximo, e poderiam trazer, após lançados, o par ou o ímpar, a sorte ou o azar, a vitória ou a derrota. Mencionei até um trecho em latim da ópera "fortuna imperatrix mundi(//O fortuna velut luna statu variabilis. Semper crescis aut decrescis; vita detestabilis...//e outras pérolas para encher lingüiça com besteirol. Disse que minha prova também era barroca, pois eu via nela a antítese, que poderia me levar do zero ao dez, a contradição e a afirmação em convívio harmônico e litigioso. Despachei todo o cabedal de besteiras pertinente. 
 + 
 +Nota da prova: A professora Vânia (que havíamos declarado como mãe da Christianne) escreveu: LINDO ! MARAVILHOSO ! SUBLIME ! Poderia apenas haver aprofundado um pouco mais seu BELÍSSIMO eixo metafórico! Nota 9,0; 
 + 
 +Conclusão: o Walner tirou nota mais alta do que a minha em literatura, o que provava que eu era mesmo absolutamente incapacitado para a matéria e que nosso amigo era um gênio da literatura. A prova ficou pendurada no mural por um bom tempo até alguém a ter surrupiado. Se tal prova ainda estiver na posse de algum colega, sugiro que a leve no encontro! 
 + 
 + 
 + 
 +====== Fim da maratona pela aprovação do Walner: ====== 
 + 
 + 
 Aula de S.O.E. A professora já estava desconfiando das aglomerações na chamada e percebeu a ausência do Walner, pois ela o conhecia de anos anteriores. Precisamos mudar a estratégia. Quando o Walner foi chamado, fiz uma cara de apreensão e disse: "- Professora, eu não gostaria de ter que tocar nesse assunto... O Walner está no colégio mas não tem condições de assistir sua aula. Ele bebeu e está embriagado no pátio." Aula de S.O.E. A professora já estava desconfiando das aglomerações na chamada e percebeu a ausência do Walner, pois ela o conhecia de anos anteriores. Precisamos mudar a estratégia. Quando o Walner foi chamado, fiz uma cara de apreensão e disse: "- Professora, eu não gostaria de ter que tocar nesse assunto... O Walner está no colégio mas não tem condições de assistir sua aula. Ele bebeu e está embriagado no pátio."
- +
 Ohhhh disse a professora. "- Você está falando sério?" Ohhhh disse a professora. "- Você está falando sério?"
- +
 Não sei como eu conseguia fazer isso sem rir, mas respondi: "- Professora, o problema é mais grave do que isso: o Walner está agindo assim porque tem problemas em casa. O pai dele bebe e bate na mãe dele todo dia. Certo dia ele resolveu intervir na briga e o pai o expulsou de casa. Ele às vezes dormia na casa de alguns colegas, mas agora está dormindo nos arredores do colégio, na rua mesmo!". Não sei como eu conseguia fazer isso sem rir, mas respondi: "- Professora, o problema é mais grave do que isso: o Walner está agindo assim porque tem problemas em casa. O pai dele bebe e bate na mãe dele todo dia. Certo dia ele resolveu intervir na briga e o pai o expulsou de casa. Ele às vezes dormia na casa de alguns colegas, mas agora está dormindo nos arredores do colégio, na rua mesmo!".
- +
 A professora ficou muito impressionada e apreensiva com o fato. A professora ficou muito impressionada e apreensiva com o fato.
- +
 O tempo passou e enquanto isso seguíamos respondendo presenças pelo Walner (já havíamos superado o meio do ano). Alguns professores que desconfiavam da existência do Walner eram provocados. Afirmamos para o Lencastre: "- Professor, o Walner disse que não virá mais na sua aula, pois ela é muito fraquinha. Ele disse que só fará a prova e que passará com um pé nas costas, pois ele se garante!". O Lencastre ficou roxo de raiva, mas teve que engolir essa do Walner. O tempo passou e enquanto isso seguíamos respondendo presenças pelo Walner (já havíamos superado o meio do ano). Alguns professores que desconfiavam da existência do Walner eram provocados. Afirmamos para o Lencastre: "- Professor, o Walner disse que não virá mais na sua aula, pois ela é muito fraquinha. Ele disse que só fará a prova e que passará com um pé nas costas, pois ele se garante!". O Lencastre ficou roxo de raiva, mas teve que engolir essa do Walner.
- +
 Certo dia a mãe do Walner recebe em casa uma ligação de uma preocupada professora de S.O.E. : Certo dia a mãe do Walner recebe em casa uma ligação de uma preocupada professora de S.O.E. :
- +
 P: "- Queria conversar com a senhora sobre o problema do seu filho..." P: "- Queria conversar com a senhora sobre o problema do seu filho..."
 M: "- Problema? Que problema?" M: "- Problema? Que problema?"
 P: "- Eu compreendo que seja difícil para a senhora tocar nesse assunto, mas é importante para o bem do seu filho!" P: "- Eu compreendo que seja difícil para a senhora tocar nesse assunto, mas é importante para o bem do seu filho!"
 M: "- Que problema é esse?" M: "- Que problema é esse?"
-P: "- Compreendo sua resistência, mas precisarei insistir. A senhora sabe que seu filho deixou de freqüentar as aulas?" 
-M: " - Sério? Não sabia disso!" 
-P: "- Vamos tocar logo na causa disso tudo?" 
-M: "- Como assim?" 
 P: "- Eu entendo seu embaraço, mas estou aqui para ajudar!" P: "- Eu entendo seu embaraço, mas estou aqui para ajudar!"
 M: " ?????" M: " ?????"
-P: "- Eu sei que seu marido vem tendo problemas com o álcool..."+P: "- Eu sei que seu marido vem apresentando problemas com o álcool..."
 M: "- Meu marido? De forma alguma ! A senhora fala sério?" M: "- Meu marido? De forma alguma ! A senhora fala sério?"
-P: "- Bom, a primeira reação de uma mulher vítima de violência doméstica é negar para proteger a família, mas a senhora tem que encarar essa situação de frente, pelo bem do seu filho! É preciso ter coragem! Estou aqui para ajudá-la !" +P: "- Bom, a primeira reação de uma mulher vítima de violência doméstica é negar para proteger a família, mas a senhora tem que encarar essa situação de frente, pelo bem do seu filho! É preciso ter coragem! Estou aqui para ajudá-la !"  
-M: "- O que? Isso é trote? De onde a senhora fala? A senhora é professora de que?"+ 
 +M: "- Como assim?"  
 + 
 +P: "- Compreendo sua resistência, mas precisarei insistir. A senhora sabe que seu filho deixou de freqüentar as aulas?" 
 +M: " - Sério? Não sabia disso!" 
 +P: "- Vamos tocar logo na causa disso tudo?
 +M: "- O que? Isso é trote? A senhora é professora de que?"
 P: "- Professora de S.O.E. do CAP!" P: "- Professora de S.O.E. do CAP!"
 M: "- Mas meu filho não estuda mais no CAP desde o ano passado! Ele está cursando o Impacto!" M: "- Mas meu filho não estuda mais no CAP desde o ano passado! Ele está cursando o Impacto!"
 P: "- Ahnnnnn? Como assim? Sério?" grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr P: "- Ahnnnnn? Como assim? Sério?" grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
- +
 Não sei a razão, mas depois daquele dia as aulas de S.O.E. se tornaram um pouco embaraçosas para mim, rsrsrsrs... Não sei a razão, mas depois daquele dia as aulas de S.O.E. se tornaram um pouco embaraçosas para mim, rsrsrsrs...
-  
  
-| [[estorias_do_cap|Índice de Estórias]] | [[cap-1989|Página CAP-1989]] |+ 
 +   
 + 
 + 
 +====== Comentários: ====== 
 + 
 + 
 +   
 + 
 + 
 +== 1) Walner (a vítima): == 
 + 
 + 
 +Cara, incrível a capacidade de me manter vivo no colégio. 
 +Só uma coisa: a conversa com a minha mãe não foi por telefone, ela foi convocada para uma reunião...  
 + 
 +Abraços, 
 +Walner Malta 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 +== 2) Renata Paiva (a incrédula, rsrs): == 
 + 
 + 
 +   
 + 
 +Gente, esta foi s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l.. É tudo verdade?!?!? Não pode ser...  
 + 
 + Beijos a todos, Renata Paiva 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 +== 3) Carla (testemunha): == 
 + 
 + 
 +   
 + 
 +Pior que foi, Renata... Cada palavra é a mais pura verdade... 
 +Como acompanhei de perto, confesso, foram dias muuuuito divertidos! 
 +Bjs  
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 +== 4) Fabiana (testemunha): == 
 + 
 + 
 +   
 + 
 +É, Renata. A 11 era uma turma beeeeeem criativa!!!! 
 +Bjs, Fabi 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 +== 5) Renata Paiva (se rendendo às evidências): ==
  
  
 +É gente, depois do "aval" da Fabiana e da Carta, não dá prá negar... Mas eu
 +rolei de rir com esta história!
 +bjs, Renata
  
  
precisamos_aprovar_o_walner.1236018391.txt.gz · Última modificação: 2009/03/02 15:26 por cartola