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luz_e_cor

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luz_e_cor [2012/10/03 16:50] franciscoluz_e_cor [2013/05/24 19:40] (atual) – /* Luz e Cor */ cartola
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-Tirar fotografias é dominar a utilização de uma câmera fotográfica, analisar as cores e controlar a luz refletida pelo tema que, ao atravessar a lente de sua máquina forma imagens em um material sensível que é sensor +| Este material está em constante evolução. Caso não encontre que procura aqui ou tenha outras dúvidas ou críticas entre em contato pelo email: franciscoelima@gmail.com |
  
-Agora não esqueça que toda técnica tem que vir inspirada por poesia e muito suor para se transformar em arte. 
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-Se você pretende se tornar um bom fotógrafo procure exercitar diariamente esse ofício .  
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-Nem sempre com máquina acessórios...mas treinando seu olho, que é seu principal instrumento. +======= Luz Cor =======
  
-Observe a luz, as cores, à forma dos objetos, os movimentos, o contrastes dos assuntos, detalhes, expressões.  
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-Sem luz os olhos humanos não podem observar nem cornem forma, nem espaço ou movimento; na realidade ela é um pré-requisito para quase todas as atividades humanas é indispensável para fotografia. Afinal“foto grafar" vem do gregoe significa escrever com a luz+Tirar fotografias é dominar a utilização de uma câmera fotográficaanalisar as cores controlar luz refletida pelo tema queao atravessar a lente de sua máquinaforma imagens em um material sensível que é o sensor.
  
-Luz cor são como tijolo e cimento na construção da estrutura da imagem: estão intimamente ligados, e não existem um sem o outro na fotografia+Agora não esqueça que toda técnica tem que vir inspirada por poesia muito suor para se transformar em arte.
  
-A luz tem influência direta sobre nosso estado emocionalsendo contra parte visual do calore em conjunto com as cores, funcionam como geradoras sensações e emoçõescomo prazeragitaçãomedo ou relaxamento+Se você pretende se tornar um bom fotógrafo procure exercitar diariamente esse ofícionem sempre com máquina e acessórios... mas treinando seu olho, que é seu principal instrumento. Observe luz, as cores, a forma dos objetos, os movimentoso contrastes dos assuntosdetalhesexpressões.
  
-O excesso de iluminação por exemplo pode causar irritação em algumas pessoas. A ausência total de luz pode provocar medo ou pânico+Sem luz os olhos humanos não podem observar nem cor, nem forma, nem espaço ou movimento; na realidade ela é um pré-requisito para quase todas as atividades humanas e é indispensável para a fotografia, afinal, "foto grafar" vem do grego, e significa escrever com a luz.
  
-O azul se for claro nos lembra o céu , caso seja radiante podemos associar com um dia de verão talvez o prazer de um bom banho de mar. Se for escuro associamos com a noite, que para alguns pode lembrar descanso tranqüilidade para outros, medo. O verde pode lembrar a mata, o frescor do vento nas folhas .O vermelho, pode lembrar calor do fogo; se for escuro, sangue, que nos lembra dor ou até mesmo a morte.+Luz cor são como tijolo cimento na construção da estrutura da imagem: estão intimamente ligados não existem um sem outro na fotografia
  
-São tantas associações que essa listagem pode ser infinita.  +A luz tem influência direta sobre nosso estado emocional, sendo a contra parte visual do calor e, em conjunto com as cores, funcionam como geradoras de sensações emoções, como prazer, agitação, medo ou relaxamento. O excesso de iluminação por exemplo pode causar irritação em algumas pessoas. A ausência total de luz pode provocar medo ou pânico
-Ao se transformar em um bom fotógrafovocê vai descobrir que seu ofício é interpretar o mundo em termos de luz cor e traduzir para os outros em termos de imagens as emoções provocadas+
  
-**//Sugestão ://** +O azul, se for claro, nos lembra o céu, caso seja radiante podemos associar com um dia de verão e talvez o prazer de um bom banho de mar. Se for escuro associamos com a noite, que para alguns pode lembrar descanso e tranquilidade e, para outros, medo. O verde pode lembrar a mata, o frescor do vento nas folhas. O vermelho pode lembrar o calor do fogo. Se for escuro, sangue, que nos lembra dor ou até mesmo a morte. São tantas associações que essa listagem pode ser infinita. Ao se transformar em um bom fotógrafo, você vai descobrir que seu ofício é interpretar o mundo em termos de luz e cor e traduzir para os outros em termos de imagens as emoções provocadas.  
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 +**//Sugestão://** 
  
   * Passe a observar no seu dia-a-dia a luz e as cores de tudo que circunda você e perceba a influência deles sobre seu estado emocional e o das outras pessoas.    * Passe a observar no seu dia-a-dia a luz e as cores de tudo que circunda você e perceba a influência deles sobre seu estado emocional e o das outras pessoas. 
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 - luz incandescente (tungstênio), fluorescente (luz fria), flash, luz de vela, lanternas, faróis etc...(ou seja, qualquer fonte de luz que não o Sol ou a Lua...)  - luz incandescente (tungstênio), fluorescente (luz fria), flash, luz de vela, lanternas, faróis etc...(ou seja, qualquer fonte de luz que não o Sol ou a Lua...) 
  
-No dia a dia o que encontramos é uma combinação de vários tipos de iluminação nas cenas a serem fotografadas.  +No dia a dia o que encontramos é uma combinação de vários tipos de iluminação nas cenas a serem fotografadas.
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 Você já se deu conta que vivemos cercados por uma infinidade de objetos sem luz e que na maior parte do tempo contamos com uma única fonte de luz que está a mais ou menos cento e dois milhões de quilômetros de distância?  Você já se deu conta que vivemos cercados por uma infinidade de objetos sem luz e que na maior parte do tempo contamos com uma única fonte de luz que está a mais ou menos cento e dois milhões de quilômetros de distância? 
  
-Como vimos, a luz é a ferramenta principal da fotografia e é por isso que devemos entender que os tipos de luz que existem e controlar a iluminação sobre o assunto sendo fotografado+Como vimos, a luz é a ferramenta principal da fotografia e é por isso que devemos entender que os tipos de luz que existem e controlar a iluminação sobre o assunto sendo fotografado. 
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-Veremos mais adiante a importância em distinguir os diferentes tipos de iluminação, uma vez que os fabricantes de filmes fotográficos criaram um tipo de filme para cada tipo de iluminação+
  
 O contraste surge da diferença de reflexão de luz em um mesmo assunto:  O contraste surge da diferença de reflexão de luz em um mesmo assunto: 
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 As áreas com diferenças de iluminação, isto é, partes com muita reflexão de luz – ou muito claras – e partes com pouca reflexão – ou muito escuras resultarão em fotos muito contrastadas. Portanto observe com cuidado, a maneira pela qual o assunto está refletindo a luz. Os objetos polidos e brilhantes produzem reflexos que podem comprometer a qualidade da foto.  As áreas com diferenças de iluminação, isto é, partes com muita reflexão de luz – ou muito claras – e partes com pouca reflexão – ou muito escuras resultarão em fotos muito contrastadas. Portanto observe com cuidado, a maneira pela qual o assunto está refletindo a luz. Os objetos polidos e brilhantes produzem reflexos que podem comprometer a qualidade da foto. 
  
-Pratique  +**//Pratique//**  
-• Antes de colocar filme na máquina e sair fotografando treine seu olho para os vários tipos de iluminação, armando objetos sobre uma mesa e trabalhando com fontes simples de luz.  + 
-• Uma ou duas lanternas num quarto escuro pode ser um bom começo.. +  * Antes de colocar a memória na máquina e sair fotografando treine seu olho para os vários tipos de iluminação, armando objetos sobre uma mesa e trabalhando com fontes simples de luz.  
-• Você pode usar espelhos e pedaços de isopor branco como rebatedores. +  Uma ou duas lanternas num quarto escuro pode ser um bom começo..  
-• Em princípio só observe.  +  Você pode usar espelhos e pedaços de isopor branco como rebatedores.  
-• Estude cuidadosamente os vários efeitos produzidos pela reflexão da luz ;  +  Em princípio só observe.  
-• mude a posição do assunto e das fontes de luz até conseguir efeitos diferenciados. +  Estude cuidadosamente os vários efeitos produzidos pela reflexão da luz ;  
 +  * Mude a posição do assunto e das fontes de luz até conseguir efeitos diferenciados.
  
 Você estará treinando seu olho para as sutilezas da iluminação. Você estará treinando seu olho para as sutilezas da iluminação.
 Caminhe pela cidade observando a iluminação do sol, da rua e dos ambientes.  Caminhe pela cidade observando a iluminação do sol, da rua e dos ambientes. 
  
- +**//Estude a luz diariamente, você estará aprimorando sua sensibilidade.//** 
-Estude a luz diariamente, você estará aprimorando sua sensibilidade.  +
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 Tipos de luz natural de acordo com o horário  Tipos de luz natural de acordo com o horário 
  
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 08:30 até 10:30 : 08:30 até 10:30 :
 bom horário! bom horário!
-• fotos em geral. A luz solar incide sob um ângulo de 45 graus sobre tudo garantindo uma iluminação ideal. Os filmes coloridos são fabricados visando um maior rendimento nessas condições de luminosidade.+• fotos em geral. A luz solar incide sob um ângulo de 45 graus sobre tudo garantindo uma iluminação ideal.  
 Horário ideal para fotos em geral  Horário ideal para fotos em geral 
  
 11:30 até 14:00 11:30 até 14:00
-Pior horário para fotografar com luz natural. Evite! +Pior horário para fotografar com luz natural. Evite! • contraste é muito alto as sombras são mortas e altas luzes ofuscantes. 
-• contraste é muito alto as sombras são mortas e altas luzes ofuscantes.  +
-Os filmes de uma maneira geral não suportam essa latitude+
  
-14:00 até 17:00 : +14:00 até 17:00 : • As condições de iluminação começam a melhorar novamente, a iluminação pode ser melhorada com utilização de rebatedores lateral ou contra luz. 
-• As condições de iluminação começam a melhorar novamente, a iluminação pode ser melhorada com utilização de rebatedores lateral ou contra luz. +
  
-17:00 até pôr do sol : +17:00 até pôr do sol : 2a chance : horário nobre 
-2a chance : horário nobre +
-• luz rasante dramatiza as cenas, define volumes ideais para fotos de natureza e arquitetura urbana. Tom quente. Horário nobre. +
  
-Lusco Fusco  +  * luz rasante dramatiza as cenas, define volumes ideais para fotos de natureza arquitetura urbanaTom quenteHorário nobre.
-• mistura de luz natural com luz artificial urbana: +
-• Existe aqui uma brecha de aproximadamente quinze minutos que para muitos profissionais é o melhor horário para fotografar: é quando o sol ainda não se pôs completamente as luzes artificiais de uma cidade começam a ser acesas +
-• Isso produz efeitos especiais traduzidos em cores inusitadas +
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-Noturnas: +
-• existem vários tipos de iluminação urbana, cada uma delas tem um efeito sobre os filmes coloridosLembre-se de observar a lua que funciona como um grande rebatedor da luz do sol !+
  
 +Lusco Fusco • mistura de luz natural com luz artificial urbana: • Existe aqui uma brecha de aproximadamente quinze minutos que para muitos profissionais é o melhor horário para fotografar: é quando o sol ainda não se pôs completamente e as luzes artificiais de uma cidade começam a ser acesas. 
 +• Isso produz efeitos especiais traduzidos em cores inusitadas. 
  
 +Noturnas: • existem vários tipos de iluminação urbana,. Lembre-se de observar a lua que funciona como um grande rebatedor da luz do sol !
  
luz_e_cor.1349293813.txt.gz · Última modificação: 2012/10/03 16:50 por francisco