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kdenlive:pre_projeto

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kdenlive:pre_projeto [2015/11/04 15:14] – /* 3.1. Resolução Final */ cartolakdenlive:pre_projeto [2019/04/06 08:30] (atual) – Acertando breadcrumb local e youtube embedded cartola
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-~~NOTOC~~ + [[:fotografia|Fotografia e Vídeo]]  ||| 
-| [[fotografia|Fotografia e Vídeo]] | [[kdenlive|Kdenlive]] |+| [[kdenlive:instalacao|anterior: Instalação]]<tab> |  [[:kdenlive|Kdenlive]]  |  <tab>[[kdenlive:primeiros_passos|próximo: Primeiros passos]]|
  
  
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 ====== 3.1. Resolução Final ====== ====== 3.1. Resolução Final ======
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 +O que é a resolução de um vídeo? A resolução indica o tamanho, em [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel|pixels]] (pontos), de um vídeo. Normalmente a resolução é fornecida pelas medidas de largura e altura em pixels do vídeo, por exemplo, 1920x1080 pixels (leia-se "mil novecentos e vinte por mil e oitenta pixels") ou com um código conhecido, como 1080p. Essas duas resoluções exemplificadas são a mesma resolução representada de formas diferentes. Essa mesma resolução é ainda chamada de Full HD. Veja [[http://www.infowester.com/resolucoes.php|neste link]] um material bem completo sobre resoluções.
  
 Um projeto de editoração de vídeo pode contar com vários elementos, como: diversos vídeos originais, imagens, áudios, animações 3D, etc. Uma primeira coisa a se decidir é o formato do vídeo de saída desejado. É bom pensar nisso no início de seu projeto, antes de possíveis gravações, criações de imagens, animações ou renderizações de vídeo que servirão de insumo para o vídeo final, de modo que tenham qualidade suficiente para não prejudicar o produto final. Um projeto de editoração de vídeo pode contar com vários elementos, como: diversos vídeos originais, imagens, áudios, animações 3D, etc. Uma primeira coisa a se decidir é o formato do vídeo de saída desejado. É bom pensar nisso no início de seu projeto, antes de possíveis gravações, criações de imagens, animações ou renderizações de vídeo que servirão de insumo para o vídeo final, de modo que tenham qualidade suficiente para não prejudicar o produto final.
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   *  Apoie o celular, a câmera, o que for no que for, em livros, na mesa, num tripé   *  Apoie o celular, a câmera, o que for no que for, em livros, na mesa, num tripé
   *  Um apoio bastante útil em diversas situações é um saco de areia. Com ele você apoia e deixa a câmera imóvel e com a areia é bem fácil posicionar a câmera na direção desejada. Pode usar ele em cima de outro apoio pra dar a altura desejada.   *  Um apoio bastante útil em diversas situações é um saco de areia. Com ele você apoia e deixa a câmera imóvel e com a areia é bem fácil posicionar a câmera na direção desejada. Pode usar ele em cima de outro apoio pra dar a altura desejada.
 +  *  É possível estabilizar o vídeo depois, no editor, mas nada como um vídeo já estabilizado na filmagem
  
  
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   *  O kdenlive vai permitir uma boa sincronia entre as mudanças de cena   *  O kdenlive vai permitir uma boa sincronia entre as mudanças de cena
   *  Se houver um narrador e preferir que ele mude pra onde está olhando, planeje quando isso vai acontecer e dê um intervalo na fala enquanto se vira, **nunca fale se virando!**   *  Se houver um narrador e preferir que ele mude pra onde está olhando, planeje quando isso vai acontecer e dê um intervalo na fala enquanto se vira, **nunca fale se virando!**
 +  *  O deslocamento linear da câmera também é um efeito que cria imagens muito interessantes. Isso pode ser feito com trilhos, skate, patins e outros artifícios
  
  
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 **Com o próprio Kdenlive** **Com o próprio Kdenlive**
-Pra fazer isso no Kdenlive você terá muito mais trabalho, na minha modesta opinião. Você tem que:+Pra fazer isso no Kdenlive você tem que:
  
   *  Abrir o kdenlive   *  Abrir o kdenlive
-  *  No menu "Projeto" clicar em "Adicionar Clipe"+  *  No menu "Projeto" clicar em "Adicionar Clipe" (ou na área de clipes com o botão direito)
   *  Na janela que se abre escolha em seu computador o arquivo de vídeo do qual deseja extrair o áudio   *  Na janela que se abre escolha em seu computador o arquivo de vídeo do qual deseja extrair o áudio
-  *  Dê OK e o vídeo deve aparecer na lista de clipes, a esquerda+  *  Dê OK e o vídeo deve aparecer na lista de clipes
   *  Se aparecer uma mensagem indicando que o formato do clipe não tem um perfil de projeto adequado correspondente, apenas dê OK   *  Se aparecer uma mensagem indicando que o formato do clipe não tem um perfil de projeto adequado correspondente, apenas dê OK
   *  Clique no clipe com o botão direito do mouse e, no menu que aparece, escolha "Extrair áudio" / "Wav 48000Hz"   *  Clique no clipe com o botão direito do mouse e, no menu que aparece, escolha "Extrair áudio" / "Wav 48000Hz"
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 ===== 3.3.3. Remoção de Ruído ===== ===== 3.3.3. Remoção de Ruído =====
  
 +
 +Independente do método usado para reduzir o ruído, é importante melhorar a relação Sinal X Ruído. O que significa isso? Devemos aumentar o máximo possível a diferença entre o volume do ruído e o volume do áudio que interessa, nosso sinal de áudio. O ruído pode ser causado por diversos fatores, alguns dos quais não são influenciados pelo volume de gravação. Pra evitar que nosso áudio fique com o volume parecido com esses tipos de ruído devemos ajustar melhor o volume de gravação. A onda sonora deve ter um bom volume sem "estourar" na linha limite. Outra forma de melhorar a relação é tentar aproximar a captação do áudio da fonte sonora. Isso não aumentará o ruído ambiente ou causado por interferência no microfone, mas aumentará o volume do nosso sinal, melhorando assim a relação a nosso favor.
  
  
Linha 233: Linha 239:
 Uma das vantagens do Audacity na remoção de ruídos é que ele oferece uma maneira simples de você lhe dizer o que você considera ruído. Este breve tutorial mostra como utilizá-lo para este fim. Uma das vantagens do Audacity na remoção de ruídos é que ele oferece uma maneira simples de você lhe dizer o que você considera ruído. Este breve tutorial mostra como utilizá-lo para este fim.
  
-{{ arquivo:audacity-removendo_ruido.jpg }}+{{ youtube>Tw84_uIlEec |Removendo ruído de áudio com Audacity}}
  
  
kdenlive/pre_projeto.1446657261.txt.gz · Última modificação: 2015/11/04 15:14 por cartola