Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


kdenlive:pre_projeto

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
kdenlive:pre_projeto [2015/11/02 11:40] – /* 3.0. Roteiro / Decupagem */ cartolakdenlive:pre_projeto [2019/04/06 08:30] (atual) – Acertando breadcrumb local e youtube embedded cartola
Linha 1: Linha 1:
-~~NOTOC~~ + [[:fotografia|Fotografia e Vídeo]]  ||| 
-| [[fotografia|Fotografia e Vídeo]] | [[kdenlive|Kdenlive]] |+| [[kdenlive:instalacao|anterior: Instalação]]<tab> |  [[:kdenlive|Kdenlive]]  |  <tab>[[kdenlive:primeiros_passos|próximo: Primeiros passos]]|
  
  
Linha 15: Linha 15:
 Dependendo do seu grau de exigência algumas dessas dicas, aplicáveis antes do início da utilização do Kdenlive, podem fazer muita diferença no resultado final. Mesmo em casos de baixa exigência sugiro uma lida rápida, pois algumas sugestões são muito simples e podem melhorar sem esforço o resultado final, seja qual for o propósito de seu vídeo. Dependendo do seu grau de exigência algumas dessas dicas, aplicáveis antes do início da utilização do Kdenlive, podem fazer muita diferença no resultado final. Mesmo em casos de baixa exigência sugiro uma lida rápida, pois algumas sugestões são muito simples e podem melhorar sem esforço o resultado final, seja qual for o propósito de seu vídeo.
  
-[[http://player.vimeo.com/video/34678075?title=0&|Aqui um vídeo muito interessante]], mostrando como são compostas algumas cenas de cinema. Um trabalho profissional como este exige muito planejamento, uso de várias técnicas e ferramentas distintas e muito trabalho.+[[http://player.vimeo.com/video/34678075?title=0&|Aqui um vídeo muito interessante]], mostrando como são compostas algumas cenas de cinema. Um trabalho profissional como este exige muito planejamento, uso de várias técnicas e ferramentas distintas e muito trabalho. A edição do vídeo final é apenas uma das muitas tarefas necessárias.
  
 +Sob certo ponto de vista podemos separar o planejamento em duas partes:
  
-====== 3.0. Roteiro / Decupagem ======+  -  Planejamento técnico 
 +  -  Roteiro
  
-Dependendo do seu projeto, de sua complexidade e tamanho, o **roteiro** pode se tornar a parte mais importante para que você atinja com sucesso seu objetivo final. Também chamado de [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Decupagem|Decupagem]], seu roteiro pode ser feito de inúmeras maneiras diferentes, podendo, nos casos mais simples, estar simplesmente na sua cabeça.+O planejamento técnico vai definir a resolução final do vídeo e, consequentemente, a resolução que devemos buscar para as partes que comporão o vídeo final, vai definir o equipamento a ser usado, qualidade necessária de cada parte, como será gravado o áudio e outras coisas. Isso pode ou não estar associado a limitações financeiras ou do que temos disponível. Se vamos usar um material já pronto e que foi [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_resolu%C3%A7%C3%B5es_de_v%C3%ADdeo|filmado em 720p]], por exemplo, não adianta queremos uma [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_resolu%C3%A7%C3%B5es_de_v%C3%ADdeo|resolução final de 1080p]], pois não vamos atingi-la. 
 +Se o orçamento é limitado e você vai usar o que tiver disponível, talvez seja importante testar o que você tem. Verifique se a qualidade de vídeo que consegue gerar é satisfatória. Faça o mesmo com o áudio. É possível e relativamente fácil remover ruído contínuo de fundo de um áudio, o que nos permite qualidade razoável mesmo com equipamento amador, mas é importante testar. 
 +Assim como na fotografia, no vídeo a luz desempenha um papel fundamental na qualidade de imagem. Em geral quanto mais amador o equipamento, pior qualidade de vídeo ele fornecerá com pouca luz. Isso pode te ajudar a planejar a iluminação necessária. Dependendo da situação você pode até mudar o local da filmagem, se possível. Uma entrevista num jardim, por exemplo, na luz do dia, pode dispensar equipamentos caros de iluminação interna. 
 + 
 +O roteiro é a fase mais importante para que seu vídeo final conte adequadamente o que você quer contar. Você pode fazer um roteiro da maneira que preferir, mas faça um. Use uma planilha, itens em tópicos num arquivo texto, uma história escrita, ferramentas específicas ou um papel de pão. Qualquer coisa é melhor que nada. 
 + 
 + 
 +====== 3.0. Roteiro ====== 
 + 
 +Dependendo do seu projeto, de sua complexidade e tamanho, o **roteiro** pode se tornar a parte mais importante para que você atinja com sucesso seu objetivo final. Também pode ser feito através da [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Decupagem|Decupagem]], mas não há uma receita única, ele pode ser feito de inúmeras maneiras diferentes, podendo, nos casos mais simples, estar simplesmente na sua cabeça. A decupagem, como dito no link passado, vem de uma palavra em francês que significa o ato de cortar. Fazer um roteiro nada mais é do que definir as partes do seu projeto e de que forma elas vão se conectar. 
 + 
 +Imagine toda uma equipe trabalhando para fazer um vídeo. O roteiro é o que todos tem que conhecer. Ele vai disseminar e unificar o que tem que ser sabido sobre o vídeo para que o trabalho de todos caminhe na direção do que tem que ser produzido, do resultado que tem que ser alcançado no final. Não obstante, o que tento reforçar aqui é que ele é importante mesmo que estejamos trabalhando sozinhos.
  
 Normalmente a gente percebe melhor a necessidade de um planejamento depois que passa por uma experiência. Antes disso tendemos a acreditar que mesmo em casos mais simples não é preciso planejar muito. Por exemplo, digamos que eu queira fazer um vídeo para apresentar o processo de instalação do Kdenlive num pendrive a partir de uma imagem pré instalada. Provavelmente eu conseguiria fazer isso sem qualquer planejamento, mas é certo que se planejasse teria boas chances de melhorar aspectos como: Normalmente a gente percebe melhor a necessidade de um planejamento depois que passa por uma experiência. Antes disso tendemos a acreditar que mesmo em casos mais simples não é preciso planejar muito. Por exemplo, digamos que eu queira fazer um vídeo para apresentar o processo de instalação do Kdenlive num pendrive a partir de uma imagem pré instalada. Provavelmente eu conseguiria fazer isso sem qualquer planejamento, mas é certo que se planejasse teria boas chances de melhorar aspectos como:
-  *  Fazer uma apresentação inicial de quem sou e do objetivo do vídeo +  *  Contextualizar melhor o ouvinte fazendo uma apresentação inicial de quem sou e do objetivo do vídeo 
-  *  Já deixar abertas as janelas que serão utilizadas, evitando tempo de espera na gravação da tela +  *  Evitar tempo de espera na gravação da tela: 
-  *  Já deixar baixados arquivos que serão usados, como o programa que grava a imagem e a própria imagem do pendrive +     já deixando abertas as janelas que serão utilizadas 
-  *  Já deixar acessados os possíveis sites que vou mostrar na internet +    *  já deixando baixados arquivos que serão usados, como o programa que grava a imagem e a própria imagem do pendrive 
-  *  Listar os passos que serão realizados para não errar ou deixar de comentar pontos importantes +    *  já deixando acessados os possíveis sites que vou mostrar na internet 
-  *  Imprimir os passos numa folha para usar como referência durante o vídeo +  *  Evitar erros listando os passos que serão realizados 
-  *  Definir a conclusão do vídeo+  *  Não deixar de comentar pontos importantes 
 +  *  Ter uma boa conclusão do vídeo 
 + 
 +Não é difícil encontrar alguns vídeo tutoriais que falam de algo que nos interessa muito, mas são tão mal realizados que desmotivam a gente a assistir. As vezes a pessoa repete demais um mesmo ponto desnecessariamente, algo que poderia ser mostrado em 1 minuto é mostrado em 10, erros acontecem na gravação ao vivo, a pessoa gagueja muito ou mostra vícios de linguagem como "é", "né", "ó só", etc. Isso tudo poderia ser evitado com um mínimo de planejamento. 
 + 
 +Uma simples lista de tópicos com as etapas já ajuda muito na fluidez de uma gravação. Por exemplo, vejam roteiro que fiz para gravar um vídeo de apresentação da fase de planejamento do curso de Kdenlive: 
 +  *  Claquete: introdução 
 +  *  Objetivo? ==> planejamento 
 +  *  Plano Técnico X Roteiro 
 +  *  Técnico: 
 +    *  equipamento - áudio, vídeo, trilho, timelapse 
 +    *  luz - locação, equipamento 
 +    *  locação - história 
 +    *  áudio junto X separado - vamos ver! 
 +  *  Roteiro / decupagem 
 +    *  Entrevista, filme, tutorial, apresentação, institucional 
 +  *  Leiam o material 
 +  *  Tirem dúvidas 
 +  *  Respondam questionário 
 +  *  Façam seu roteiro
  
-Não é difícil encontrar alguns vídeo tutoriais que falam de algo que nos interessa muito, mas são tão mal concebidos que desmotivam a gente a assistir. As vezes a pessoa repete demais um mesmo ponto desnecessariamente. Algo que poderia ser mostrado em 1 minuto é mostrado em 10erros acontecem na gravação ao vivo, a pessoa gagueja muito ou mostra vícios de linguagem como "é""né""ó só", etc. Isso tudo poderia ser evitado com um mínimo de planejamento.+Na fase de edição posterior uma tabela com a decupagem do(s) vídeo(s) ajuda muito a agilizar o trabalho, que pode levar horas, mesmo que já saibamos o que fazer. As vezes é interessanteprincipalmente ao passar edição para outra pessoa, dar dicas mais precisas do cortecomo o início ou fim de falas ou coisas que acontecem no vídeo. 
 +  *  Vídeo 1: 
 +    *  10 a 19s - quando termino de falar do timelapse 
 +    *  26 a 35s - fade para preto depois que o copo é colocado na mesa 
 +  *  Vídeo 2: 
 +    *  13 a 45s + 55 a 78s
  
 **Algumas reflexões sobre casos específicos:** **Algumas reflexões sobre casos específicos:**
Linha 52: Linha 89:
  
 ====== 3.1. Resolução Final ====== ====== 3.1. Resolução Final ======
 +
 +O que é a resolução de um vídeo? A resolução indica o tamanho, em [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel|pixels]] (pontos), de um vídeo. Normalmente a resolução é fornecida pelas medidas de largura e altura em pixels do vídeo, por exemplo, 1920x1080 pixels (leia-se "mil novecentos e vinte por mil e oitenta pixels") ou com um código conhecido, como 1080p. Essas duas resoluções exemplificadas são a mesma resolução representada de formas diferentes. Essa mesma resolução é ainda chamada de Full HD. Veja [[http://www.infowester.com/resolucoes.php|neste link]] um material bem completo sobre resoluções.
  
 Um projeto de editoração de vídeo pode contar com vários elementos, como: diversos vídeos originais, imagens, áudios, animações 3D, etc. Uma primeira coisa a se decidir é o formato do vídeo de saída desejado. É bom pensar nisso no início de seu projeto, antes de possíveis gravações, criações de imagens, animações ou renderizações de vídeo que servirão de insumo para o vídeo final, de modo que tenham qualidade suficiente para não prejudicar o produto final. Um projeto de editoração de vídeo pode contar com vários elementos, como: diversos vídeos originais, imagens, áudios, animações 3D, etc. Uma primeira coisa a se decidir é o formato do vídeo de saída desejado. É bom pensar nisso no início de seu projeto, antes de possíveis gravações, criações de imagens, animações ou renderizações de vídeo que servirão de insumo para o vídeo final, de modo que tenham qualidade suficiente para não prejudicar o produto final.
 +Se precisarmos aumentar o tamanho de um vídeo, aumentando sua resolução pra além daquela na qual ele foi filmado, haverá perda de qualidade e [[https://www.google.com.br/search?q=pixelization&biw=1920&bih=1013&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CDgQsARqFQoTCNTc3Imi98gCFYGRkAodSk4FxA#tbm=isch&q=pixelize|pixelização]] da imagem.
  
  
Linha 95: Linha 135:
   *  Apoie o celular, a câmera, o que for no que for, em livros, na mesa, num tripé   *  Apoie o celular, a câmera, o que for no que for, em livros, na mesa, num tripé
   *  Um apoio bastante útil em diversas situações é um saco de areia. Com ele você apoia e deixa a câmera imóvel e com a areia é bem fácil posicionar a câmera na direção desejada. Pode usar ele em cima de outro apoio pra dar a altura desejada.   *  Um apoio bastante útil em diversas situações é um saco de areia. Com ele você apoia e deixa a câmera imóvel e com a areia é bem fácil posicionar a câmera na direção desejada. Pode usar ele em cima de outro apoio pra dar a altura desejada.
 +  *  É possível estabilizar o vídeo depois, no editor, mas nada como um vídeo já estabilizado na filmagem
  
  
Linha 111: Linha 152:
   *  O kdenlive vai permitir uma boa sincronia entre as mudanças de cena   *  O kdenlive vai permitir uma boa sincronia entre as mudanças de cena
   *  Se houver um narrador e preferir que ele mude pra onde está olhando, planeje quando isso vai acontecer e dê um intervalo na fala enquanto se vira, **nunca fale se virando!**   *  Se houver um narrador e preferir que ele mude pra onde está olhando, planeje quando isso vai acontecer e dê um intervalo na fala enquanto se vira, **nunca fale se virando!**
 +  *  O deslocamento linear da câmera também é um efeito que cria imagens muito interessantes. Isso pode ser feito com trilhos, skate, patins e outros artifícios
  
  
Linha 171: Linha 213:
  
 **Com o próprio Kdenlive** **Com o próprio Kdenlive**
-Pra fazer isso no Kdenlive você terá muito mais trabalho, na minha modesta opinião. Você tem que:+Pra fazer isso no Kdenlive você tem que:
  
   *  Abrir o kdenlive   *  Abrir o kdenlive
-  *  No menu "Projeto" clicar em "Adicionar Clipe"+  *  No menu "Projeto" clicar em "Adicionar Clipe" (ou na área de clipes com o botão direito)
   *  Na janela que se abre escolha em seu computador o arquivo de vídeo do qual deseja extrair o áudio   *  Na janela que se abre escolha em seu computador o arquivo de vídeo do qual deseja extrair o áudio
-  *  Dê OK e o vídeo deve aparecer na lista de clipes, a esquerda+  *  Dê OK e o vídeo deve aparecer na lista de clipes
   *  Se aparecer uma mensagem indicando que o formato do clipe não tem um perfil de projeto adequado correspondente, apenas dê OK   *  Se aparecer uma mensagem indicando que o formato do clipe não tem um perfil de projeto adequado correspondente, apenas dê OK
   *  Clique no clipe com o botão direito do mouse e, no menu que aparece, escolha "Extrair áudio" / "Wav 48000Hz"   *  Clique no clipe com o botão direito do mouse e, no menu que aparece, escolha "Extrair áudio" / "Wav 48000Hz"
Linha 184: Linha 226:
 ===== 3.3.3. Remoção de Ruído ===== ===== 3.3.3. Remoção de Ruído =====
  
 +
 +Independente do método usado para reduzir o ruído, é importante melhorar a relação Sinal X Ruído. O que significa isso? Devemos aumentar o máximo possível a diferença entre o volume do ruído e o volume do áudio que interessa, nosso sinal de áudio. O ruído pode ser causado por diversos fatores, alguns dos quais não são influenciados pelo volume de gravação. Pra evitar que nosso áudio fique com o volume parecido com esses tipos de ruído devemos ajustar melhor o volume de gravação. A onda sonora deve ter um bom volume sem "estourar" na linha limite. Outra forma de melhorar a relação é tentar aproximar a captação do áudio da fonte sonora. Isso não aumentará o ruído ambiente ou causado por interferência no microfone, mas aumentará o volume do nosso sinal, melhorando assim a relação a nosso favor.
  
  
Linha 195: Linha 239:
 Uma das vantagens do Audacity na remoção de ruídos é que ele oferece uma maneira simples de você lhe dizer o que você considera ruído. Este breve tutorial mostra como utilizá-lo para este fim. Uma das vantagens do Audacity na remoção de ruídos é que ele oferece uma maneira simples de você lhe dizer o que você considera ruído. Este breve tutorial mostra como utilizá-lo para este fim.
  
-{{ arquivo:audacity-removendo_ruido.jpg }}+{{ youtube>Tw84_uIlEec |Removendo ruído de áudio com Audacity}}
  
  
kdenlive/pre_projeto.1446471655.txt.gz · Última modificação: 2015/11/02 11:40 por cartola