Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


kdenlive:pre_projeto

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
kdenlive:pre_projeto [2012/11/23 15:01] – /* 3. Pré-projeto */ cartolakdenlive:pre_projeto [2019/04/06 08:30] (atual) – Acertando breadcrumb local e youtube embedded cartola
Linha 1: Linha 1:
-~~NOTOC~~ + [[:fotografia|Fotografia e Vídeo]]  ||| 
-| [[fotografia|Fotografia e Vídeo]] | [[kdenlive|Kdenlive]] |+| [[kdenlive:instalacao|anterior: Instalação]]<tab> |  [[:kdenlive|Kdenlive]]  |  <tab>[[kdenlive:primeiros_passos|próximo: Primeiros passos]]|
  
  
Linha 15: Linha 15:
 Dependendo do seu grau de exigência algumas dessas dicas, aplicáveis antes do início da utilização do Kdenlive, podem fazer muita diferença no resultado final. Mesmo em casos de baixa exigência sugiro uma lida rápida, pois algumas sugestões são muito simples e podem melhorar sem esforço o resultado final, seja qual for o propósito de seu vídeo. Dependendo do seu grau de exigência algumas dessas dicas, aplicáveis antes do início da utilização do Kdenlive, podem fazer muita diferença no resultado final. Mesmo em casos de baixa exigência sugiro uma lida rápida, pois algumas sugestões são muito simples e podem melhorar sem esforço o resultado final, seja qual for o propósito de seu vídeo.
  
-[[http://player.vimeo.com/video/34678075?title=0&|Aqui um vídeo muito interessante]], mostrando como são compostas algumas cenas de cinema. Um trabalho profissional como este exige muito planejamento, uso de várias técnicas e ferramentas distintas e muito trabalho.+[[http://player.vimeo.com/video/34678075?title=0&|Aqui um vídeo muito interessante]], mostrando como são compostas algumas cenas de cinema. Um trabalho profissional como este exige muito planejamento, uso de várias técnicas e ferramentas distintas e muito trabalho. A edição do vídeo final é apenas uma das muitas tarefas necessárias. 
 + 
 +Sob certo ponto de vista podemos separar o planejamento em duas partes: 
 + 
 +  -  Planejamento técnico 
 +  -  Roteiro 
 + 
 +O planejamento técnico vai definir a resolução final do vídeo e, consequentemente, a resolução que devemos buscar para as partes que comporão o vídeo final, vai definir o equipamento a ser usado, qualidade necessária de cada parte, como será gravado o áudio e outras coisas. Isso pode ou não estar associado a limitações financeiras ou do que temos disponível. Se vamos usar um material já pronto e que foi [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_resolu%C3%A7%C3%B5es_de_v%C3%ADdeo|filmado em 720p]], por exemplo, não adianta queremos uma [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_resolu%C3%A7%C3%B5es_de_v%C3%ADdeo|resolução final de 1080p]], pois não vamos atingi-la. 
 +Se o orçamento é limitado e você vai usar o que tiver disponível, talvez seja importante testar o que você tem. Verifique se a qualidade de vídeo que consegue gerar é satisfatória. Faça o mesmo com o áudio. É possível e relativamente fácil remover ruído contínuo de fundo de um áudio, o que nos permite qualidade razoável mesmo com equipamento amador, mas é importante testar. 
 +Assim como na fotografia, no vídeo a luz desempenha um papel fundamental na qualidade de imagem. Em geral quanto mais amador o equipamento, pior qualidade de vídeo ele fornecerá com pouca luz. Isso pode te ajudar a planejar a iluminação necessária. Dependendo da situação você pode até mudar o local da filmagem, se possível. Uma entrevista num jardim, por exemplo, na luz do dia, pode dispensar equipamentos caros de iluminação interna. 
 + 
 +O roteiro é a fase mais importante para que seu vídeo final conte adequadamente o que você quer contar. Você pode fazer um roteiro da maneira que preferir, mas faça um. Use uma planilha, itens em tópicos num arquivo texto, uma história escrita, ferramentas específicas ou um papel de pão. Qualquer coisa é melhor que nada. 
 + 
 + 
 +====== 3.0. Roteiro ====== 
 + 
 +Dependendo do seu projeto, de sua complexidade e tamanho, o **roteiro** pode se tornar a parte mais importante para que você atinja com sucesso seu objetivo final. Também pode ser feito através da [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Decupagem|Decupagem]], mas não há uma receita única, ele pode ser feito de inúmeras maneiras diferentes, podendo, nos casos mais simples, estar simplesmente na sua cabeça. A decupagem, como dito no link passado, vem de uma palavra em francês que significa o ato de cortar. Fazer um roteiro nada mais é do que definir as partes do seu projeto e de que forma elas vão se conectar. 
 + 
 +Imagine toda uma equipe trabalhando para fazer um vídeo. O roteiro é o que todos tem que conhecer. Ele vai disseminar e unificar o que tem que ser sabido sobre o vídeo para que o trabalho de todos caminhe na direção do que tem que ser produzido, do resultado que tem que ser alcançado no final. Não obstante, o que tento reforçar aqui é que ele é importante mesmo que estejamos trabalhando sozinhos. 
 + 
 +Normalmente a gente percebe melhor a necessidade de um planejamento depois que passa por uma experiência. Antes disso tendemos a acreditar que mesmo em casos mais simples não é preciso planejar muito. Por exemplo, digamos que eu queira fazer um vídeo para apresentar o processo de instalação do Kdenlive num pendrive a partir de uma imagem pré instalada. Provavelmente eu conseguiria fazer isso sem qualquer planejamento, mas é certo que se planejasse teria boas chances de melhorar aspectos como: 
 +  *  Contextualizar melhor o ouvinte fazendo uma apresentação inicial de quem sou e do objetivo do vídeo 
 +  *  Evitar tempo de espera na gravação da tela: 
 +    *  já deixando abertas as janelas que serão utilizadas 
 +    *  já deixando baixados arquivos que serão usados, como o programa que grava a imagem e a própria imagem do pendrive 
 +    *  já deixando acessados os possíveis sites que vou mostrar na internet 
 +  *  Evitar erros listando os passos que serão realizados 
 +  *  Não deixar de comentar pontos importantes 
 +  *  Ter uma boa conclusão do vídeo 
 + 
 +Não é difícil encontrar alguns vídeo tutoriais que falam de algo que nos interessa muito, mas são tão mal realizados que desmotivam a gente a assistir. As vezes a pessoa repete demais um mesmo ponto desnecessariamente, algo que poderia ser mostrado em 1 minuto é mostrado em 10, erros acontecem na gravação ao vivo, a pessoa gagueja muito ou mostra vícios de linguagem como "é", "né", "ó só", etc. Isso tudo poderia ser evitado com um mínimo de planejamento. 
 + 
 +Uma simples lista de tópicos com as etapas já ajuda muito na fluidez de uma gravação. Por exemplo, vejam o roteiro que fiz para gravar um vídeo de apresentação da fase de planejamento do curso de Kdenlive: 
 +  *  Claquete: introdução 
 +  *  Objetivo? ==> planejamento 
 +  *  Plano Técnico X Roteiro 
 +  *  Técnico: 
 +    *  equipamento - áudio, vídeo, trilho, timelapse 
 +    *  luz - locação, equipamento 
 +    *  locação - história 
 +    *  áudio junto X separado - vamos ver! 
 +  *  Roteiro / decupagem 
 +    *  Entrevista, filme, tutorial, apresentação, institucional 
 +  *  Leiam o material 
 +  *  Tirem dúvidas 
 +  *  Respondam questionário 
 +  *  Façam seu roteiro 
 + 
 +Na fase de edição posterior uma tabela com a decupagem do(s) vídeo(s) ajuda muito a agilizar o trabalho, que pode levar horas, mesmo que já saibamos o que fazer. As vezes é interessante, principalmente ao passar a edição para outra pessoa, dar dicas mais precisas do corte, como o início ou fim de falas ou coisas que acontecem no vídeo. 
 +  *  Vídeo 1: 
 +    *  10 a 19s - quando termino de falar do timelapse 
 +    *  26 a 35s - fade para preto depois que o copo é colocado na mesa 
 +  *  Vídeo 2: 
 +    *  13 a 45s + 55 a 78s 
 + 
 +**Algumas reflexões sobre casos específicos:** 
 + 
 +**Filmagem de uma história 
 +**\\Num caso como esse o roteiro naturalmente conterá a história que o vídeo deve contar. Isso pode ser feito num texto, em quadrinhos (croquis), animações, esquemáticos, infográficos ou em softwares específicos. Não há uma regra do que é certo ou errado, o importante é que você chegue ao nível de detalhe que considera adequado para que o vídeo final contenha o que você deseja. Se há mais gente envolvida, o nível de detalhe precisa ser maior. Se é uma equipe pequena ou mesmo só você, talvez não precise detalhar muito. Numa história é importante evitar a perda da continuidade, a coerência dos fatos. Eu recomendaria que a história fosse escrita antes, como num livro, e depois passada para a linguagem teatral, usando ou não desenhos, croquis e quadrinhos. Quanto mais as imagens representarem a história e os fatos contados no texto, mais importante é a representação prévia em desenhos, evitando perder detalhes importantes ou má representação deles. 
 + 
 +**Entrevistas 
 +**\\Entrevistas em geral trazem menos previsibilidade, a não ser quando são totalmente ensaiadas com o entrevistado. Em geral você vai planejar mais as perguntas e menos ou nada as respostas, propiciando, talvez, algum diálogo durante a entrevista. Isso tende a criar muito material que pode não ser todo utilizado depois. A decupagem, nesse caso, pode ter uma fase posterior de seleção dos trechos que serão utilizados. Isso significa assistir e anotar o início e fim de todos os trechos que você vai querer no vídeo final. Recomendo que se faça uma tabela pra passar depois pra fase de edição com tudo já definido - esse será o roteiro final. 
 + 
 +**Vídeos institucionais 
 +**\\Assim como nas entrevistas e outros casos, como depoimentos, documentários e outros, esse trabalho tende a produzir mais vídeo do que o que será usado no vídeo final e é importante uma fase de definição dos trechos a serem usados posterior a filmagem. Mais uma vez recomendo o uso de uma tabela de tempos definindo os trechos a serem usados e sua sequência. Isso inclusive permite que o trabalho seja dividido. Uma pessoa define os trechos e outra pessoa edita o vídeo final. 
 + 
 +**Tutoriais 
 +**\\Em tutoriais eu acho muito importante a definição dos passos que serão realizados. Fazendo isso você diminui a necessidade de ensaiar muitas vezes. No melhor caso você define os passos e a filmagem fica boa de primeira, mas isso é raro. A não ser que o processo seja muito simples e/ou que você seja muito fluente nele, o normal é a gente filmar algumas vezes até achar que ficou bom. Na maioria das vezes o material pode seguir direto pra pós edição, pois o roteiro que definiu os passos já indica o que deve conter o vídeo final. 
 + 
 +**Vídeos pessoais 
 +**\\Vídeos pessoais na maioria das vezes não tem planejamento algum. São meramente pós editado na tentativa de tornar mais agradável e atraente as lembranças de algum momento. Apesar disso, muitas ideias criativas já foram vistas por aí. Algumas muito interessantes são, por exemplo, a filmagem com um "pau de selfie" circulando a pessoa que filma e mudando de cena mantendo a mesma velocidade. Outra é a colocação e retirada da mão sobre a lente da câmera pra trocar de cena. Quem vê o vídeo vê a "mágica" da troca de cena. Fora esses pequenos planejamentos, o mais importante mesmo é a pós edição. O editor deve fazer um exercício de desprendimento para tentar desprezar material repetitivo e usar muita criatividade para deixar o vídeo atraente pra mais pessoas. Sons de fundo relacionados, troca de cenas mais rápidas, transições criativas, legendas e outros elementos costumam ser usados.
  
  
 ====== 3.1. Resolução Final ====== ====== 3.1. Resolução Final ======
  
-Um projeto de editoração de vídeo pode contar com vários elementos, como: diversos vídeos originais, imagens, áudios, animações 3D, etc. Uma primeira coisa a se decidir é o formato do vídeo de saída desejado. É bom até pensar nisso no início de seu projeto, antes de possíveis gravações ou renderizações de vídeo que servirão de todos esses elementos que servirão de insumo para o vídeo final, de modo que tenham qualidade suficiente para não prejudicar o produto final.+O que é a resolução de um vídeo? A resolução indica o tamanho, em [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel|pixels]] (pontos), de um vídeo. Normalmente a resolução é fornecida pelas medidas de largura e altura em pixels do vídeo, por exemplo, 1920x1080 pixels (leia-se "mil novecentos e vinte por mil e oitenta pixels") ou com um código conhecido, como 1080p. Essas duas resoluções exemplificadas são a mesma resolução representada de formas diferentes. Essa mesma resolução é ainda chamada de Full HD. Veja [[http://www.infowester.com/resolucoes.php|neste link]] um material bem completo sobre resoluções. 
 + 
 +Um projeto de editoração de vídeo pode contar com vários elementos, como: diversos vídeos originais, imagens, áudios, animações 3D, etc. Uma primeira coisa a se decidir é o formato do vídeo de saída desejado. É bom pensar nisso no início de seu projeto, antes de possíveis gravações, criações de imagens, animações ou renderizações de vídeo que servirão de insumo para o vídeo final, de modo que tenham qualidade suficiente para não prejudicar o produto final
 +Se precisarmos aumentar o tamanho de um vídeo, aumentando sua resolução pra além daquela na qual ele foi filmado, haverá perda de qualidade e [[https://www.google.com.br/search?q=pixelization&biw=1920&bih=1013&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CDgQsARqFQoTCNTc3Imi98gCFYGRkAodSk4FxA#tbm=isch&q=pixelize|pixelização]] da imagem.
  
  
Linha 61: Linha 134:
   *  Algumas cenas podem ficar legais, parecendo cenas filmadas "em campo" com o movimento da câmera, mas a maior parte das filmagens em ambientes internos ficará melhor com a câmera apoiada   *  Algumas cenas podem ficar legais, parecendo cenas filmadas "em campo" com o movimento da câmera, mas a maior parte das filmagens em ambientes internos ficará melhor com a câmera apoiada
   *  Apoie o celular, a câmera, o que for no que for, em livros, na mesa, num tripé   *  Apoie o celular, a câmera, o que for no que for, em livros, na mesa, num tripé
 +  *  Um apoio bastante útil em diversas situações é um saco de areia. Com ele você apoia e deixa a câmera imóvel e com a areia é bem fácil posicionar a câmera na direção desejada. Pode usar ele em cima de outro apoio pra dar a altura desejada.
 +  *  É possível estabilizar o vídeo depois, no editor, mas nada como um vídeo já estabilizado na filmagem
  
  
Linha 77: Linha 152:
   *  O kdenlive vai permitir uma boa sincronia entre as mudanças de cena   *  O kdenlive vai permitir uma boa sincronia entre as mudanças de cena
   *  Se houver um narrador e preferir que ele mude pra onde está olhando, planeje quando isso vai acontecer e dê um intervalo na fala enquanto se vira, **nunca fale se virando!**   *  Se houver um narrador e preferir que ele mude pra onde está olhando, planeje quando isso vai acontecer e dê um intervalo na fala enquanto se vira, **nunca fale se virando!**
 +  *  O deslocamento linear da câmera também é um efeito que cria imagens muito interessantes. Isso pode ser feito com trilhos, skate, patins e outros artifícios
  
  
Linha 106: Linha 182:
  
 Um problema que pode surgir ao gravar o áudio separadamente é a dificuldade em sincronizá-lo depois com o vídeo. Se vocês conhecem a [[http://lazer.hsw.uol.com.br/claquete.htm|claquete]] mas não sabem direito pra que ela serve (sim, ela tem um propósito prático!), ela é útil justamente para sincronizar o áudio e vídeo. No vídeo podemos ver o momento em que o camarada bate a claquete e esse mesmo momento gerou um pico no áudio gravado, facilitando o sincronismo. Você pode usar este princípio no seu vídeo de forma mais simples, batendo uma palma ou fazendo qualquer estalo com algo na frente da câmera por exemplo. Um problema que pode surgir ao gravar o áudio separadamente é a dificuldade em sincronizá-lo depois com o vídeo. Se vocês conhecem a [[http://lazer.hsw.uol.com.br/claquete.htm|claquete]] mas não sabem direito pra que ela serve (sim, ela tem um propósito prático!), ela é útil justamente para sincronizar o áudio e vídeo. No vídeo podemos ver o momento em que o camarada bate a claquete e esse mesmo momento gerou um pico no áudio gravado, facilitando o sincronismo. Você pode usar este princípio no seu vídeo de forma mais simples, batendo uma palma ou fazendo qualquer estalo com algo na frente da câmera por exemplo.
 +
 +**Sincronia Automática**
 +
 +O Kdenlive pode facilitar a sua vida na hora de sincronizar um áudio gravado separadamente. Se você tiver como gravar o áudio junto com o vídeo e também com um dispositivo separado, pode usar o áudio do vídeo como parâmetro para sincronizar o separado.
 +
 +  *  Faça todo o tratamento de áudio separado, exceto cortes que o tornem diferente do áudio da câmera
 +Ao invés de cortes, pode silenciar alguns trechos pois isso tende a não atrapalhar a sincronia automática
 +  *  Inclua os clipes de vídeo+áudio e o de áudio na linha de tempo
 +  *  Com o botão direito do mouse clique sobre o vídeo+áudio e selecione "Definir referência de áudio"
 +Isso vai fazer com que o áudio do vídeo seja usado como parâmetro para a sincronia
 +  *  Com o botão direito do mouse clique sobre o áudio e selecione "Alinhar áudio à referência"
 +  *  O áudio deve ter liberdade para se movimentar para os lados de modo a se posicionar corretamente, sem isso dará erro
 +  *  Percebi que funciona melhor se der uma cortada no áudio, deixando-o menor que a referência, depois é só esticar arrastando as bordas
  
  
Linha 124: Linha 213:
  
 **Com o próprio Kdenlive** **Com o próprio Kdenlive**
-Pra fazer isso no Kdenlive você terá muito mais trabalho, na minha modesta opinião. Você tem que:+Pra fazer isso no Kdenlive você tem que:
  
   *  Abrir o kdenlive   *  Abrir o kdenlive
-  *  No menu "Projeto" clicar em "Adicionar Clipe"+  *  No menu "Projeto" clicar em "Adicionar Clipe" (ou na área de clipes com o botão direito)
   *  Na janela que se abre escolha em seu computador o arquivo de vídeo do qual deseja extrair o áudio   *  Na janela que se abre escolha em seu computador o arquivo de vídeo do qual deseja extrair o áudio
-  *  Dê OK e o vídeo deve aparecer na lista de clipes, a esquerda +  *  Dê OK e o vídeo deve aparecer na lista de clipes 
-  *  Dê OK em qualquer mensagem que por ventura apareça indicando que o formato do clipe não tem um perfil de projeto adequado correspondente +  *  Se aparecer uma mensagem indicando que o formato do clipe não tem um perfil de projeto adequado correspondente, apenas dê OK 
-  *  Clique no clipe e arraste-o para uma das trilhas de vídeo da linha de tempolá embaixo +  *  Clique no clipe com o botão direito do mouse e, no menu que aparece, escolha "Extrair áudio" / "Wav 48000Hz
-  *  Clique lá em cima no botão "Renderizar" +  *  Vai aparecer uma pequena janela. Se você der OK ele vai salvar áudio no formato WAV com o mesmo nome do arquivo do vídeo.
-  *  Na janela que se abrena seleção "Destino" escolha "somente áudio" +
-  *  Defina local e nome do arquivo de saída, que será no formato wav (pelo menos aqui só tive esta opção) +
-  *  Escolha a frequência de amostragem do arquivo, onde sugiro 44100 se você não tiver preferência +
-  *  Clique no botão "Renderizar arquivo" lá embaixo e aguarde a conclusão do processo +
- +
-O arquivo escolhido deve então estar no local que você escolheu. Verifique e toque ele para ver se ficou tudo ok.+
  
  
 ===== 3.3.3. Remoção de Ruído ===== ===== 3.3.3. Remoção de Ruído =====
  
 +
 +Independente do método usado para reduzir o ruído, é importante melhorar a relação Sinal X Ruído. O que significa isso? Devemos aumentar o máximo possível a diferença entre o volume do ruído e o volume do áudio que interessa, nosso sinal de áudio. O ruído pode ser causado por diversos fatores, alguns dos quais não são influenciados pelo volume de gravação. Pra evitar que nosso áudio fique com o volume parecido com esses tipos de ruído devemos ajustar melhor o volume de gravação. A onda sonora deve ter um bom volume sem "estourar" na linha limite. Outra forma de melhorar a relação é tentar aproximar a captação do áudio da fonte sonora. Isso não aumentará o ruído ambiente ou causado por interferência no microfone, mas aumentará o volume do nosso sinal, melhorando assim a relação a nosso favor.
  
  
 ==== 3.3.3.1. Com o Kdenlive ==== ==== 3.3.3.1. Com o Kdenlive ====
  
-Não encontrei ainda um filtro ou efeito de áudio no Kdenlive para a redução de ruído, embora tenha encontrado pela internet uma informação de que tal efeito estaria em "Add Effect > Enhancement > Denoiser". Se um dia encontrar atualizo aqui.+efeito para remoção de ruído no Kdenlive está em "Add Effect > Enhancement > Denoiser".
  
  
Linha 154: Linha 239:
 Uma das vantagens do Audacity na remoção de ruídos é que ele oferece uma maneira simples de você lhe dizer o que você considera ruído. Este breve tutorial mostra como utilizá-lo para este fim. Uma das vantagens do Audacity na remoção de ruídos é que ele oferece uma maneira simples de você lhe dizer o que você considera ruído. Este breve tutorial mostra como utilizá-lo para este fim.
  
-{{ arquivo:audacity-removendo_ruido.jpg }}+{{ youtube>Tw84_uIlEec |Removendo ruído de áudio com Audacity}}
  
  
Linha 161: Linha 246:
 Gravar as coisas que você faz na tela de um computador pode ser útil, notadamente em tutoriais de softwares, como o do tratamento de áudio mostrado ali em cima. Se você acha que não vai precisar, apenas lembre-se de que isso é possível e pule este item. Gravar as coisas que você faz na tela de um computador pode ser útil, notadamente em tutoriais de softwares, como o do tratamento de áudio mostrado ali em cima. Se você acha que não vai precisar, apenas lembre-se de que isso é possível e pule este item.
  
-Como a proposta aqui é usar o Kdenlive, isso implica em usar um sistema *nix e a ferramenta sugerida para gravar da tela será o ffmpeg. Não obstante, se você quiser gravar no Windows uma boa opção, também gratuita, é o [[http://camstudio.org/|Camstudio]], mas continue preferindo gravar o áudio e vídeo separadamente. O Audacity está disponível para windows também, como visto no vídeo de redução de ruído.+Como a proposta aqui é usar o Kdenlive, isso implica em usar um sistema *nix e a ferramenta sugerida para gravar da tela será o ffmpeg. Não obstante, se você quiser gravar no Windows uma boa opção, também gratuita, é o [[http://camstudio.org/|Camstudio]], mas você pode ainda preferir gravar o áudio e vídeo separadamente. O Audacity está disponível para windows também, como visto no vídeo de redução de ruído.
  
 Primeiro sugiro definir a resolução de tela que será gravada. Se quiser se despreocupar com isso e gravar a tela toda pode seguir em frente, mas se a sua tela tiver resolução muito diferente que seu vídeo final você pode ter problemas de legibilidade do que for gravado. Tente no mínimo se preocupar em compatibilizar a proporção da gravação da tela (wide, quadrada, 4x4, etc) com o vídeo final. Primeiro sugiro definir a resolução de tela que será gravada. Se quiser se despreocupar com isso e gravar a tela toda pode seguir em frente, mas se a sua tela tiver resolução muito diferente que seu vídeo final você pode ter problemas de legibilidade do que for gravado. Tente no mínimo se preocupar em compatibilizar a proporção da gravação da tela (wide, quadrada, 4x4, etc) com o vídeo final.
kdenlive/pre_projeto.1353690092.txt.gz · Última modificação: 2012/11/23 15:01 por cartola