Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


kdenlive:introducao

1. Introdução

Este material se propõe a cobrir alguns pontos que permitam a produção de vídeos com a ferramenta Kdenlive. A proposta não é dar dicas profissionais e sim servir como uma introdução para iniciantes, chegando a alguns pontos mais avançados.

No momento da edição deste texto o Kdenlive não tinha versão disponível para sistemas Windows, apenas para sistemas *nix, ou seja, distribuições linux, BSDs e quem sabe outros. Eu particularmente utilizo no FreeBSD e no Ubuntu.

A edição de um vídeo se resume ao processo de alteração de um vídeo específico. Ao usar o termo editoração a ideia é englobar todo o processo de produção, preparação (que pode ser a edição de um vídeo) e coleta de insumos originais, planejamento, projeto visual e outras etapas da produção de um vídeo final composto na verdade de muitas partes e cujo objetivo é transformar ideias e informações dispersas em informação acessível e útil para um grupo de pessoas. Em função disso esse tutorial abrange várias etapas da produção de um vídeo e pode ser estendido a partir de sua colaboração.

kdenlive/introducao.txt · Última modificação: 2019/04/05 23:54 por cartola