Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


instalando_o_panini

Essa é uma revisão anterior do documento!


O software “Panini perspective tool” tem uma versão já um pouco antiga, 0.71.104, cujo código fonte está disponível no sourceforge neste link. Ele precisa ser compilado e tem algumas dependências, que, por estarem sendo constantemente atualizadas, acabam dificultando as vezes a compilação do bom e velho Panini.

Ubuntu 12.04

Consegui terminar hoje (12/08/2012) a compilação com sucesso do camarada. Segue a receita de bolo:

  • Instalei o Ubuntu padrão para desktop
  • Instalei antes de tentar o compilar o Panini o aplicativo Hugin pelo próprio central de programas. Digo isso pois não sei até que ponto esta instalação pode já ter instalado alguma dependência do Panini.
  • Em seguida instalei o qt4 via apt-get

apt-get -y install qt4-dev-tools

  • Verifique se com isso o programa “qmake” foi instalado, pois aqui foi, mas na época do 11.04 ele não se instalava e tinha que dar também um:

apt-get -y install qt4-qmake

  • Através da Central de Programas instalei ainda o g++ e o zlib1g-dev
  • Baixe e extraia o código fonte do Panini, entrando em seguida na pasta criada na extração. É preciso fazer isso pela linha de comandos.
  • Crie então os makefiles com o comando:

qmake panini.pro

  • Possivelmente ocorretão algumas mensagens de aviso sobre o subversion se este não estiver instalado. Pode ignorar essas mensagens e seguir com a compilação pois esse erro não atrapala a compilação. As mensagens são deste tipo:

sh: 1: svnversion: not found

 Project MESSAGE: could not run svnversion -- is it installed?
*  Em seguida é preciso editar o Makefile.Release, criado depois do comando acima. Para que a libz seja encontrada edite a linha 18 do arquivo, acrescentando "-lz" no final, deixando-a assim:
LIBS          = $(SUBLIBS)  -L/usr/lib/x86_64-linux-gnu -L/usr/X11R6/lib64 -lQtOpenGL -lQtGui -lQtCore -lGL -lpthread -lz
*  O próximo passo é editar o arquivo src/pvQtView.cpp e alterar as linhas 761 e 762. Acho que a versão mais nova do qt instalado não tem mais a função gluErrorString, que aparece na linha 762. Como as linhas 761 e 762 basicamente definem uma mensagem de erro, não é muito problema deixar de usar essa função, então removi a linha 762 e a 761 ficou assim:
errmsg = "Erro gluErrorString";
*  Depois então foi só compilar assim:
make release

Verifique depois se foi gerado o binário/executável Panini no diretório e se existir é só testar e usar.

instalando_o_panini.1345234517.txt.gz · Última modificação: 2012/08/17 17:15 por cartola