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equipamento [2012/10/03 15:00] franciscoequipamento [2012/10/03 18:37] – /* Diafragma */ cartola
Linha 42: Linha 42:
  
 {{ arquivo:obturador.jpg }} {{ arquivo:obturador.jpg }}
- +
  
  
Linha 97: Linha 97:
    
 {{arquivo:diafragma_imagem1.jpg}}  {{arquivo:diafragma_imagem1.jpg}} 
-As abertura são indicadas pelos números “**//f//** ” +As abertura são indicadas pelos números “**//f//** ”
  
  
Linha 177: Linha 177:
    
  
-{{ arquivo:sensores.jpg }} +{{ arquivo:sensores.jpg }}
  
  
Linha 190: Linha 190:
 Lembre-se: isso tudo é em relação à qualidade técnica das imagens (nitidez, ruído, fidelidade de cores). Qualquer câmera com controles manuais já pode fazer imagens espetaculares, depende de quem a está controlando. Lembre-se: isso tudo é em relação à qualidade técnica das imagens (nitidez, ruído, fidelidade de cores). Qualquer câmera com controles manuais já pode fazer imagens espetaculares, depende de quem a está controlando.
    
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 +======= Memórias =======
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 +Com alta capacidade de regravação, o cartão de memória nada mais é do que um dispositivo de armazenamento de dados baseado na tecnologia flash. Parecidos com a memória RAM (Random Access Memory) usada nos computadores, eles têm como diferencial o fato de possuírem propriedades que fazem com que os dados não sejam perdidos quando não há mais fornecimento de energia (por exemplo, quando a bateria acaba ou o dispositivo é desligado). 
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 +Também conhecidos como memory card, atualmente, existem muitos tipos diferentes de cartão de memória, assim como várias utilizações para os mesmos, sendo as mais comuns em câmeras digitais, celulares e videogames. 
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 +Conheça a seguir os tipos mais comuns:
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 +===== Cartão de memória SD =====
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 +Os cartões de memória SD ou Secure Digital Card são uma evolução da tecnologia MultiMediaCard (ou MMC) e podem ser encontrados com diversas velocidades de gravação e espaço de armazenamento. 
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 +Sendo os mais comuns, esses modelos são os mais apropriados para câmeras digitais point-and-shoot, mas é bom saber que algumas câmeras digitais necessitam de cartões de alta-velocidade para poder gravar vídeo ou para tirar várias fotos em seqüência sem a perda de dados. 
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 +{{ arquivo:sd.jpg }} 
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 +===== Cartão de memória mini SD =====
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 +Os mini SD, são nada mais que uma extensão do padrão Secure Digital (SD). Bem menores que o cartão SD original, foram desenvolvidos quando apareceu a necessidade de competição com outros cartões de memória maiores. Mais comuns em celulares, esses tipos de cartões de memória também são utilizados em câmeras digitais, no entanto podem necessitar um adaptador para efetuar o descarregamento das imagens.
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 +{{ arquivo:minisd.jpg }} 
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 +===== Cartão de memória SDHC =====
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 +Com a mesma tecnologia dos cartões Secure Digital (SD), os cartões de memória do tipo SDHC estão numa nova categoria de desempenho de cartões de memória projetados para atender às demandas das câmeras de vídeo e câmeras fotográficas digitais de alta qualidade e outros dispositivos de gravação de imagens de alta resolução. 
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 +Indicados para as câmeras DSLR e fotógrafos com mais experiência, esses dispositivos também podem ser encontrados com diferentes capacidades de armazenamento. 
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 +Lembre se que sempre é bom ser prevenido e contar com mais de um cartão de memória, para evitar o aborrecimento de ter que apagar fotos no meio de uma viagem, por exemplo, se o cartão que você esteja utilizando fique completo e você não tenha como efetuar o descarregamento do mesmo.
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 +{{ arquivo:sdhc.jpg }} 
  
  
Linha 195: Linha 238:
  
  
-**//Flash//**ou **//flache//**é um instrumento utilizado em fotografia que dispara luz em simultâneo com a abertura do obturador. Usado em situações de pouca luz ou mesmo com bastante luz, ao sol por exemplo, para preenchimento de sombras muito fortes evitando o contraste exagerado, o chamado**//fill flash.//**+**//Flash//** ou **//flache//**é um instrumento utilizado em fotografia que dispara luz em simultâneo com a abertura do obturador. Usado em situações de pouca luz ou mesmo com bastante luz, ao sol por exemplo, para preenchimento de sombras muito fortes evitando o contraste exagerado, o chamado**//fill flash.//**
    
  
Linha 201: Linha 244:
  
  
-===== Número do Guia =====+===== Número Guia =====
  
  
-A capacidade de um flash é medida pelo chamado número guia, ou em inglês guide number, resultado do produto entre a distância entre a objetiva e o assunto fotografado, e a abertura necessária para correta exposição com o flash operando em sua potência plena.+A capacidade de um flash é medida pelo chamado número guia, ou em inglês guide number, resultado do produto entre a distância entre a objetiva e o assunto fotografado, e a abertura necessária para correta exposição com o flash operando em sua potência plena. 
  
-Por exemplo, se um flash em sua potência total permite fotografar um objeto a 10m com abertura 4.0, teremos: número guia = 4.0 × 10 = 40+Por exemplo, se um flash em sua potência total permite fotografar um objeto a 10m com abertura 4.0, teremos: número guia = 4.0 × 10 = 40 
  
-Similarmente, o número guia pode ser calculado em pés, ao invés de metros.+Similarmente, o número guia pode ser calculado em pés, ao invés de metros. 
  
 Ao se aplicarem filtros ou modificadores de luz (ex.: gels, sombrinhas, colméias, softboxes) o número guia da iluminação será diferente do apresentado pelo flash original (sem modificações). Ao se aplicarem filtros ou modificadores de luz (ex.: gels, sombrinhas, colméias, softboxes) o número guia da iluminação será diferente do apresentado pelo flash original (sem modificações).
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 +===== Flash Embutido =====
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 +O flash já vem embutido no corpo da câmera, geralmente acima à esquerda da lente. Em câmeras mais sofisticadas pode estar dentro do corpo da câmera, e abrir-se-á quando necessário ou exigido.
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 +Há um outro inconveniente na utilização do flash em retratos (aliás, de qualquer fonte de iluminação de alta potência): o brilho direto no motivo, causando sobra. 
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 +{{ arquivo:flashdireto.jpg?500x0 }}
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 +===== Flash Externo =====
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 +O grande inconveniente do flash embutido é que ao emitir a luz diretamente nos olhos do sujeito (no registro de retratos) provoca o efeito "Red Eye", fazendo com que os olhos das pessoas saiam vermelhos. Este efeito é diminuído por um efeito especial, o "Red Eye Reduction", mas mesmo assim podem acontecer desvios. 
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 +O problema não acontece com um flash externo, já que pode ser posicionado em um ângulo apropriado. Mas para utilizar um flash externo sua câmera tem de ter uma conexão apropriada, além de, obviamente, um flash adequando, um custo a mais no seu equipamento.
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 +{{ arquivo:flashrebatido.jpg?500x0 }}
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 +======= Tripés =======
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 +A melhor forma de manter a câmera estável é usar um tripé. Assim ela com certeza não irá chacoalhar enquanto expõe o sensor. A diferença entre o profissional e o amador é que o profissional não se importa em carregar um pouco mais de peso levando o tripé para todo lugar que vai. 
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 +Compre um tripé de qualidade e alto. Ele deve ser de um material resistente e deve ter uma cabeça com regulagem fina. A melhor forma de escolher um bom tripé é ir em lojas especializadas em equipamentos fotográficos e testar. Pesquisando um pouco você também já descobre as melhores marcas.
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 +  * **//Segure firme//**
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 +Caso não tenha um tripé ou o momento não permita usá-lo segure sua câmera de forma firme. Mão direita na empunhadura e mão esquerda na lente. Quando possível apóie a câmera em uma parede ou se segure em algum local bem firme e seguro. 
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 +  * **//Use um disparador remoto ou o timer//**
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 +Ao apertar o disparador você pode induzir o tremor na exposição porque “empurra” a câmera para baixo. Para um resultado ainda melhor utilize o timer ou um disparador remoto (assim você não irá balançar a câmera só de apertar um botão contra ela).
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 +===== 07 razões para você ter um tripé. =====
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 +  - **//Fotos noturnas e pôr-do-sol//** - Sim, tripés são necessários para fotos noturnas e para o pôr-do-sol por um motivo básico. Geralmente usamos velocidades de obturador muito baixas, o que pode ocasionar uma foto com tremidos. Claro que hoje em dia as câmeras DSLR mais modernas podem alcançar uma elevada velocidade ISO e ainda manter uma imagem aceitável, mas a velha regra ainda vale. Quanto menor o ISO melhor vai ser a qualidade da imagem. No caso das longas exposições ainda é possível realizar o disparo através do temporizador para diminuir a possibilidade de tremer a imagem; 
 +  - **//Flexibilidade//**– um tripé não serve apenas para segurar uma câmera fotográfica. Você também pode fazer filmagens com seu tripé ou simplesmente usá-lo como suporte para um flash, rebatedor ou lâmpada, trazendo mais qualidade a sua fotografia; 
 +  - **//Fotografia macro//** – trabalhar com fotografia macro exige muita iluminação, mas quando isso não é possível (ou até quando é) temos que trabalhar com baixas velocidades e tentar manter a o diafragma fechado por conta da profundidade de campo. Para complicar mais a situação, o objeto a ser fotografado está muito perto da lente. Um tripé se torna uma mão na roda para ter estabilidade e produzir imagens sem problemas de foco ou falta de nitidez por conta de movimentos; 
 +  - **//Fotografia de Esportes//**– em esportes é necessário captar o movimento e geralmente com lentes com grandes distâncias focais. O tripé oferece a possibilidade de mover a câmera em movimento de panorâmica seguindo o objeto a ser fotografado e mantendo a estabilidade da câmera; 
 +  - **//Fotografia de Natureza//** – aqui se torna básico. Fotografar natureza sem tripé é como fazer algodão doce sem açúcar. Além de evitar imagens tremidas, ao fotografa natureza, existe a possibilidade de esperar por horas para uma boa foto de um animal em seu habitat natural. Nessa situação, um apoio para a câmera é muito bem vindo; 
 +  - **//Usando uma Teleobjetiva//**– bem, embora essa parte possa englobar todas as outras citadas até aqui, o uso de teleobjetivas com grandes distâncias focais tende a tornar o trabalho do fotógrafo complicado por conta de que qualquer movimento, por mínimo que seja, possa atrapalhar a foto. Eu já tinha ouvido de alguns fotógrafos que para poder segurar a câmera com uma teleobjetiva sem tripé é necessário usar a velocidade do obturador equivalente ao dobro da distância focal. Se está fotografando com uma 300mm, então a velocidade do obturador tem que estar em 1/600. O Photography Blog trabalha com a regra da compatibilidade entre os dois. Se for uma objetiva de 500mm, então a velocidade do obturador deve ficar em 1/500. Esse seria o mínimo para poder segurar a câmera com firmeza. Abaixo disso é necessário o uso do tripé. O equipamento fornece estabilidade e conforto para o uso desse tipo de lente; 
 +  - **//Usando a criatividade//** – o simples fato de a câmera estar presa em seu tripé permite que você ande pela cena a ser fotografada usando a criatividade para definir o melhor enquadramento. Fora isso, alguns tripés permitem que você capte ângulos inusitados colocando a câmera a apenas alguns centímetros do chão ou acima de sua cabeça;
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 +Lembrem-se que existem diversos tipos de tripés e monopés a venda no Brasil. Infelizmente os mais baratos não são os melhore e mais resistentes. Acima de tudo, um tripé tem que fornecer estabilidade para sua câmera. Deve ser resistente, robusto e trazer diversas opções de ângulos ou suporte para diferentes cabeças, aumentando assim as possibilidades de uso.
  
  
Linha 220: Linha 321:
  
  
-===== Câmera simples=====+===== Câmera simples =====
  
  
Linha 300: Linha 401:
  
  
- +
  
  
Linha 346: Linha 447:
   * Ao limpar a lente, primeiro retire o pó com borrifadas de ar, para depois com um pano limpo e seco, tipo flanela para retirar as manchas de gordura evitando assim arranhões.    * Ao limpar a lente, primeiro retire o pó com borrifadas de ar, para depois com um pano limpo e seco, tipo flanela para retirar as manchas de gordura evitando assim arranhões. 
   * Leia com atenção todas as instruções que acompanham seu equipamento, elas ensinam a você a operá-lo corretamente e conservá-lo por longo tempo.   * Leia com atenção todas as instruções que acompanham seu equipamento, elas ensinam a você a operá-lo corretamente e conservá-lo por longo tempo.
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equipamento.txt · Última modificação: 2013/05/29 09:41 por francisco