Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


curso_de_free_bsd:videos

Introdução (julho/2009)

A a instalação do FreeBSD pode ser realizada de diversas maneiras. Ao ler este capítulo no Handbook (português ou inglês) o usuário poderá entender cada uma delas. Algumas não são mais muito aplicáveis hoje em dia, como a instalação via disquetes, mas o boot via disquete pode ser o início de uma instalação pela rede ou por uma partição DOS, por exemplo.

O objetivo deste vídeo é mostrar algo prático. Eu elegi um modelo de instalação, que considerei mais adequado para um maior número de necessidades. Ao longo da instalação vou comentando alguns dos motivos. A idéia central é realizar uma instalação rápida, sem itens que demorariam mais e sem configurações avançadas. Muito do que podemos fazer durante uma instalação podemos fazer também após a instalação. Tudo que se encaixa nessa situação, eu recomendo que seja deixado para após a instalação. Isso pode nos trazer uma boa economia de tempo, pois em caso de problemas na instalação e necessidade de repetição do processo, não teremos perdido tanto tempo.

Pré-requisitos

1. Vamos fazer uma instalação via CD. Assumo que o usuário já conseguiu baixar a imagem do CD de instalação e gravar o mesmo. Esses passos estão descritos no Handbook e podem ser acessados também no site do FreeBSD, que é o www.freebsd.org, entrando no link “Get FreeBSD”. Ao entrar nessa página temos várias opções de imagens da última versão disponível. A maioria dos usuários vai instalar em um computador pessoal comum, para o qual eu recomendo a versão i386. Clicamos neste link para baixar a imagem para gravação em CD ou DVD. Somos direcionados ao site FTP com as imagens. A imagem “bootonly” é indicada quando planejamos a instalação através de outra mídia, que não o CD. Para a instalação simples que faremos aqui o ideal é a imagem do CD 1 ou do DVD. Vocês devem, portanto, providenciar o download do arquivo e a gravação da mídia para podermos continuar. Uma boa opção para essa gravação é uma aplicação gratuita chamada InfraRecorder, disponível em uma versão portátil no site portableapps.com, mostrado aqui. Vamos na lista de aplicações, em seguida em utilitários e clicamos no InfraRecorder Portable. Basta baixar por ali, instalar e gravar a imagem ISO.

2. Pra prosseguir é necessário configurar a BIOS do computador para bootar pelo CD. Isso não será mostrado aqui, pois cada computador tem uma BIOS diferente. Certifique-se de que esta etapa está ok.

Instalação (narração do vídeo)

(cartola.org) Oi pessoal, aqui é o Cartola falando. Maiores informações sobre esse vídeo e outros relacionados podem ser encontradas no site cartola.org (3s). Essa é a entrada do site. Usando a pesquisa vocês certamente encontrarão o que querem. A introdução deste vídeo, por exemplo, pode ser encontrada procurando por “vídeo FreeBSD”. Eu recomendo que vocês leiam a introdução antes de seguir com este vídeo.

Iniciando a instalação, ligamos o computador com o CD já no drive. Como eu estou usando uma máquina virtual já estamos vendo o início da entrada do sistema. Eu assumo neste tutorial que o seu computador já tenha sido previamente preparado para iniciar pelo CD. Na imensa maioria dos casos o boot ocorrerá sem problemas e você verá um menu de opções por 10 segundos. Vou parar aqui neste menu com a barra de espaços. Caso seu boot falhe, eu recomendo que experimente as opções de boot com ACPI desligada, ou seja, “ACPI disabled”, que hoje é a opção 2, ou ainda a opção chamada Safe mode, que desabilita algumas coisas que podem gerar problemas, principalmente em computadores muito novos, para os quais o sistema ainda não esteja preparado. A opção Safe mode é hoje a opção 3 no menu de boot do FreeBSD. Vejam que eu estou usando o mouse aqui para tornar o vídeo mais didático e isso só é possível por que estou usando uma máquina virtual. Durante todo o processo de instalação normal o mouse não estará disponível.

Continuando com o boot, como eu parei a contagem regressiva com a barra de espaço, preciso agora dar seguimento escolhendo uma opção. Vou usar a opção padrão 1.

(tempo - 5s)

Ao terminar o processo de boot, nos deparamos com a tela do chamado “sysinstall”. Esse mesmíssimo programa poderá ser executado após a instalação pelo administrador. O administrador de qualquer sistema Unix é chamado de root - erre ó ó tê - e eu vou chamá-lo assim daqui pra frente.

Quando executamos a instalação o sysinstall nos solicita inicialmente que configuremos duas coisas. O país e o teclado. A primeira tela pergunta o país e vem, por padrão, com os Estados Unidos selecionado - em inglês United States, já que a maioria dos usuários do sistema está lá. O Brasil é o 31. Podemos ir até lá com o page up e depois com as setas. Quando estiver selecionado basta apertar o Enter.

Em seguida vem a escolha do teclado. Durante a instalação não vai fazer muita diferença o teclado usado, pois só usaremos teclas que não variam. A escolha, porém, será usada para configurar o teclado que será usado após a instalação. Vou selecionar aqui o teclado brasileiro padrão.

A próxima tela é o menu principal da ferramenta de instalação. Esta é a tela que aparece quando executamos o sysinstall da linha de comandos, num sistema já instalado.

Seguindo nossa diretiva de uma instalação simplificada, vamos optar pela instalação “Express - begin a quick instalation (for experts)”. Embora ela seja direcionada a experts no assunto, com esse guia ninguém deve ter maiores problemas para seguí-la. Com as setas vamos até a opção e com “Enter” selecionamos a opção.

Em muitos casos a próxima tela será uma mensagem em inglês alertando sobre a geometria do disco. Eu pessoalmente nunca tive ou ouvi falar de problemas que isso possa causar. Basicamente o sistema está detectando o disco de maneira diferente da BIOS do computador. Basta teclar “Enter” para dar ok e prosseguir.

A próxima tela nos leva ao editor de partições de disco. No canto superior direito podemos ver o título em inglês “FDISK Partition Editor”. Se mexermos com as setas para baixo e para cima podemos selecionar a partição onde desejamos instalar o sistema. Se o disco não está com nenhuma partição vai aparecer apenas uma partição com a descrição “unused”. Se o disco já tem outras partições temos algumas opções que podemos usar. Para instalar o FreeBSD o que precisamos aqui é criar uma partição para ele, seja num espaço não usado, marcado como unused, seja no lugar de outra partição. Se este for o caso temos que deletar a partição existente com o comando D e criar a do FreeBSD com o comando C. O menu aqui embaixo lista todos os comandos disponíveis:

Com o comando D apagamos uma partição existente para possivelmente criar outra para o FreeBSD.

C cria uma partição e U desfaz tudo. A qualquer momento podemos desfazer tudo, pois as alterações só serão salvas quando dermos um ok final para a instalação.

A opção Z altera a unidade na qual o tamanho das partições é mostrado. Isso pode nos ajudar a identificar a partição que queremos.

Com a opção A rapidamente programamos a instalação em todo o disco. É sem dúvida a opção mais prática e é a que utilizaremos neste exemplo.Teclamos então o A e em seguida o Q.

A próxima tela nos pergunta sobre a instalação de um gerenciador de boot - o Boot Manager. Usaremos a opção padrão, com o boot manager nativo do FreeBSD. Pra isso basta apertar Enter.

Em seguida nos é apresentado mais um editor de partições. Essas partições são próprias do FreeBSD e são sub-partições daquela ou daquelas criadas no outro editor. Na documentação vocês encontrarão várias justificativas para criar partições. Aqui, sendo práticos, escolheremos a opção A, que criará as sub-partições automaticamente. Em seguida damos o comando “Quit” com a tecla Q para sair do editor.

Na próxima tela temos que optar pela distribuição adequada. Claro que a escolha dependerá de sua necessidade. Para um exemplo prático escolheremos X-Kern-Developer, que instalará a base do sistema, o ambiente gráfico, chamado de X-Windows ou simplesmente X, e os códigos fonte apenas do Kernel. Vamos com as setas até a opção e marcamos com a barra de espaços.

Em seguida o sistema nos pergunta se desejamos instalar a coleção de Ports. Como essa opção é demorada e pode ser feita depois eu recomendo que a resposta aqui seja não. Pra isso apertamos a tecla TAB e em seguida Enter. Ele volta para as distribuições. Vamos para o OK com um TAB e damos Enter em seguida.

A última escolha é a mídia de instalação. No nosso caso é a primeira, já selecionada, pois vamos instalar do CD. Basta então apertar Enter.

Antes de efetivar a instalação o sistema pede uma confirmação. Até aqui nada foi feito no disco da máquina e depois que confirmarmos o sistema será instalado, podendo apagar dados do disco. Se estiver fazendo uma instalação compartilhada, para manter mais de um sistema no disco, tome cuidado. Se tiver configurado incorretamente a instalação sobre algum sistema pré-existente não será possível recuperar nada depois que der o Enter com a opção YES selecionada.

Damos então o fatídico Enter e a instalação se iniciará.

curso_de_free_bsd/videos.txt · Última modificação: 2009/09/18 14:51 por cartola