Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


casos_ao_acaso:fragilidade_da_tranca_da_base_de_notebooks_ibm_lenovo

Estava eu hoje (15/12/2009) conversando com uma colega de trabalho quando percebi que a tranca que prende seu notebook à sua base (dockstation) estava aberta. Aqui na empresa que trabalho atualmente muitas pessoas tem notebook e o padrão é deixar a base presa com um “cable lock”, aquele cabo de aço com tranca próprio para notebooks, e usar a trava do próprio notebook para prendê-lo à sua base. Este é o procedimento padrão para assegurar o “não roubo” dos equipamentos. Como sou curioso e brincalhão, fui ironizar a situação, avisando-a que a trava estava aberta e que seu notebook poderia ser roubado. Para isso tirei a chave do meu próprio notebook do bolso e “fingi” que ia trancar o notebook dela. Na verdade acabei inserindo a chave e a fechadura do notebook dela rodou com minha chave. Fechei e abri a fechadura sem muito esforço.

Depois disso testei minha chave (de um modelo X60s) em 17 outros aparelhos até o momento e consegui abrir TODOS eles. Isso torna absolutamente evidente, na minha modesta opinião, a total fragilidade deste segredo. Ainda vou testar abrir com outras chaves não relacionadas ao equipamento, mas aposto que deve ser fácil abrir até com um clips ou uma lixa de unha metálica.

No meio dos testes consegui fechar a tranca de um onde a chave original da usuária não conseguia fechar. Para este caso a IBM ou algum de seus fornecedores (não entrei no detalhe) aparentemente cobrou R$ 1.000,00 (Hum mil reais) para fazer uma nova chave. Já pensou se tivessem pago?

Abs, Cartola.

casos_ao_acaso/fragilidade_da_tranca_da_base_de_notebooks_ibm_lenovo.txt · Última modificação: 2019/04/02 20:02 por cartola