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Luz e Cor

Tirar fotografias é dominar a utilização de uma câmera fotográfica, analisar as cores e controlar a luz refletida pelo tema que, ao atravessar a lente de sua máquina, forma imagens em um material sensível que é o sensor.

Agora não esqueça que toda técnica tem que vir inspirada por poesia e muito suor para se transformar em arte.

Se você pretende se tornar um bom fotógrafo procure exercitar diariamente esse ofício, nem sempre com máquina e acessórios… mas treinando seu olho, que é seu principal instrumento. Observe a luz, as cores, a forma dos objetos, os movimentos, o contrastes dos assuntos, detalhes, expressões.

Sem luz os olhos humanos não podem observar nem cor, nem forma, nem espaço ou movimento; na realidade ela é um pré-requisito para quase todas as atividades humanas e é indispensável para a fotografia, afinal, “foto grafar” vem do grego, e significa escrever com a luz.

Luz e cor são como tijolo e cimento na construção da estrutura da imagem: estão intimamente ligados e não existem um sem o outro na fotografia.

A luz tem influência direta sobre nosso estado emocional, sendo a contra parte visual do calor e, em conjunto com as cores, funcionam como geradoras de sensações e emoções, como prazer, agitação, medo ou relaxamento. O excesso de iluminação por exemplo pode causar irritação em algumas pessoas. A ausência total de luz pode provocar medo ou pânico.

O azul, se for claro, nos lembra o céu, caso seja radiante podemos associar com um dia de verão e talvez o prazer de um bom banho de mar. Se for escuro associamos com a noite, que para alguns pode lembrar descanso e tranquilidade e, para outros, medo. O verde pode lembrar a mata, o frescor do vento nas folhas. O vermelho pode lembrar o calor do fogo. Se for escuro, sangue, que nos lembra dor ou até mesmo a morte. São tantas associações que essa listagem pode ser infinita. Ao se transformar em um bom fotógrafo, você vai descobrir que seu ofício é interpretar o mundo em termos de luz e cor e traduzir para os outros em termos de imagens as emoções provocadas.

Sugestão:

Fonte e Objeto

Para se estudar a luz em termos fotográficos devemos separar fonte e objeto. Vamos começar estudando os tipos de fontes de luz mais comuns.

- luz do sol - tipo de iluminação que varia o com o local (atmosfera), horário, altitude, clima…

- A luz da lua - nas fotos de natureza não deve ser esquecida é na verdade reflexo da luz do sol . Nas fotos urbanas quase sempre está acompanhada de luzes artificiais.

- luz incandescente (tungstênio), fluorescente (luz fria), flash, luz de vela, lanternas, faróis etc…(ou seja, qualquer fonte de luz que não o Sol ou a Lua…)

No dia a dia o que encontramos é uma combinação de vários tipos de iluminação nas cenas a serem fotografadas.

Tecnicamente os objetos fotografados podem ser classificados como :

- luminosos: quando são eles próprios fontes de luz exemplo: os astros sol e lua; sinais luminosos, lâmpadas, velas, faróis, etc…

- Iluminados: quando a luz de uma fonte luminosa cai sobre eles ou seja tudo que existe sobre a terra e que não é luminoso.

Você já se deu conta que vivemos cercados por uma infinidade de objetos sem luz e que na maior parte do tempo contamos com uma única fonte de luz que está a mais ou menos cento e dois milhões de quilômetros de distância?

Como vimos, a luz é a ferramenta principal da fotografia e é por isso que devemos entender que os tipos de luz que existem e controlar a iluminação sobre o assunto sendo fotografado.

O contraste surge da diferença de reflexão de luz em um mesmo assunto:

As áreas com diferenças de iluminação, isto é, partes com muita reflexão de luz – ou muito claras – e partes com pouca reflexão – ou muito escuras resultarão em fotos muito contrastadas. Portanto observe com cuidado, a maneira pela qual o assunto está refletindo a luz. Os objetos polidos e brilhantes produzem reflexos que podem comprometer a qualidade da foto.

Pratique

Você estará treinando seu olho para as sutilezas da iluminação. Caminhe pela cidade observando a iluminação do sol, da rua e dos ambientes.

Estude a luz diariamente, você estará aprimorando sua sensibilidade. Tipos de luz natural de acordo com o horário

05:00 até 07:00: • Antes de o sol nascer: observe a suavidade da iluminação e a quase falta de contraste, um efeito “flou“

07:00 até 08:30 : Horário nobre para fotos !!! • o sol ainda está próximo ao horizonte e isso causa um efeito dramático. As cores adquiram uma tonalidade “quente”. O contraste é grande, Observe as cenas com sol frontal , ou seja, “contra luz”.

08:30 até 10:30 : bom horário! • fotos em geral. A luz solar incide sob um ângulo de 45 graus sobre tudo garantindo uma iluminação ideal.

Horário ideal para fotos em geral

11:30 até 14:00 Pior horário para fotografar com luz natural. Evite! • contraste é muito alto as sombras são mortas e altas luzes ofuscantes.

14:00 até 17:00 : • As condições de iluminação começam a melhorar novamente, a iluminação pode ser melhorada com utilização de rebatedores lateral ou contra luz.

17:00 até pôr do sol : 2a chance : horário nobre

Lusco Fusco • mistura de luz natural com luz artificial urbana: • Existe aqui uma brecha de aproximadamente quinze minutos que para muitos profissionais é o melhor horário para fotografar: é quando o sol ainda não se pôs completamente e as luzes artificiais de uma cidade começam a ser acesas. • Isso produz efeitos especiais traduzidos em cores inusitadas.

Noturnas: • existem vários tipos de iluminação urbana,. Lembre-se de observar a lua que funciona como um grande rebatedor da luz do sol !