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ti_publica:blender_how_to

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ti_publica:blender_how_to [2019/11/25 16:37] cartolati_publica:blender_how_to [2019/11/26 09:43] cartola
Linha 107: Linha 107:
 **Ctrl + V -> Remove Doubles**\\ **Ctrl + V -> Remove Doubles**\\
 <tab>Remove vértices dobrados\\ <tab>Remove vértices dobrados\\
-**Ctrl + Tab**\\ 
-<tab>menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)\\ 
 **Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB**\\ **Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB**\\
 <tab>Corte em loop\\ <tab>Corte em loop\\
Linha 116: Linha 114:
 **G + G (G duas vezes)**\\ **G + G (G duas vezes)**\\
 <tab>Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)\\ <tab>Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)\\
 +**Ctrl + N**\\
 +<tab>Alinha as normais, acertando faces invertidas\\
 +**Alt + S**\\
 +<tab>Altera tamanho ao longo da normal das faces (bom para engrossar partes finas, por exemplo)
  
 ==== Seleção ==== ==== Seleção ====
  
 +**Ctrl + Tab**\\
 +<tab>menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)\\
 **C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo)**\\ **C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo)**\\
 <tab>Seleciona com círculo\\ <tab>Seleciona com círculo\\
Linha 156: Linha 160:
   * Colocar e consultar medidas no blender não é padrão   * Colocar e consultar medidas no blender não é padrão
  
 +===== Fechando buracos num objeto =====
 +
 +Primeiro, para encontrar um buraco não óbvio você pode usar o **Shift + Ctrl + Alt + M**, que vai selecionar os lugares que precisam ser fechados (só funciona no modo de seleção de vértices ou arestas, no modo de edição).
 +
 +Opção 1:
 +  * Use **F** para fechar os buracos. Não confirmei na prática, mas me parece que esse método pode criar faces não planas.
 +
 +Opção 2:
 +  * Selecione vértices de 3 em 3 e use o **F** para criar faces triangulares, que serão necessariamente planas.
 +
 +Opção 3:
 +  * Primeiro selecione apenas um dos possíveis buracos encontrados ou não funcionará
 +  * Use **Ctrl+F** e selecione "Grid Fill" para criar várias faces fechando os buraccos, um a um
 +
 +**Por fim** teste se não há mais buracos com o **Shift + Ctrl + Alt + M**, usando em seguida um **G** e movendo o mouse, pra garantir que não há nada muito pequeno ou escondido selecionado.
 ===== Apresentando medidas com Measureit ===== ===== Apresentando medidas com Measureit =====
  
ti_publica/blender_how_to.txt · Última modificação: 2020/05/22 11:48 por cartola