Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ti_publica:blender_how_to

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisãoAmbos lados da revisão seguinte
ti_publica:blender_how_to [2019/11/25 16:16] cartolati_publica:blender_how_to [2019/11/25 17:53] – [MODO DE EDIÇÃO] cartola
Linha 45: Linha 45:
 **Shift + C**\\ **Shift + C**\\
 <tab>volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela\\ <tab>volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela\\
 +**Shift + S**\\
 +<tab>move encaixando selecionado, cursor, grid (snap)\\
 **User preferences > Input options > Emulate numpad > Save user settings**\\ **User preferences > Input options > Emulate numpad > Save user settings**\\
 <tab>para computadores sem numpad\\ <tab>para computadores sem numpad\\
Linha 74: Linha 76:
 **Shift + D**\\ **Shift + D**\\
 <tab>duplica objeto\\ <tab>duplica objeto\\
-**Shift + S**\\ 
-<tab>move encaixando selecionado, cursor, grid (snap)\\ 
  
 ===== MODO DE EDIÇÃO ===== ===== MODO DE EDIÇÃO =====
Linha 116: Linha 116:
 **G + G (G duas vezes)**\\ **G + G (G duas vezes)**\\
 <tab>Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)\\ <tab>Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)\\
 +**Ctrl + N**\\
 +<tab>Alinha as normais, acertando faces invertidas\\
 +**Alt + S**\\
 +<tab>Altera tamanho ao longo da normal das faces (bom para engrossar partes finas, por exemplo)
  
 ==== Seleção ==== ==== Seleção ====
Linha 156: Linha 160:
   * Colocar e consultar medidas no blender não é padrão   * Colocar e consultar medidas no blender não é padrão
  
 +===== Fechando buracos num objeto =====
 +
 +Primeiro, para encontrar um buraco não óbvio você pode usar o **Shift + Ctrl + Alt + M**, que vai selecionar os lugares que precisam ser fechados (só funciona no modo de seleção de vértices ou arestas, no modo de edição).
 +
 +Opção 1:
 +  * Use **F** para fechar os buracos. Não confirmei na prática, mas me parece que esse método pode criar faces não planas.
 +
 +Opção 2:
 +  * Selecione vértices de 3 em 3 e use o **F** para criar faces triangulares, que serão necessariamente planas.
 +
 +Opção 3:
 +  * Primeiro selecione apenas um dos possíveis buracos encontrados ou não funcionará
 +  * Use **Ctrl+F** e selecione "Grid Fill" para criar várias faces fechando os buraccos, um a um
 +
 +**Por fim** teste se não há mais buracos com o **Shift + Ctrl + Alt + M**, usando em seguida um **G** e movendo o mouse, pra garantir que não há nada muito pequeno ou escondido selecionado.
 ===== Apresentando medidas com Measureit ===== ===== Apresentando medidas com Measureit =====
  
Linha 196: Linha 215:
 ===== Como criar atalhos personalizados de teclado ===== ===== Como criar atalhos personalizados de teclado =====
  
-Vamos exemplificar com o atalho para acessar o add-on para editar medidas, mostrado no item anterior. Vamos colocar esse atalho de teclado ativo no modo de edição. Antes de definir o atalho eu fui no modo de edição e testei o atalho **Ctrl + K**, verificando que ele não faz nada, então vou usá-lo. Além disso verifiquei no menu Mesh / Transform que a função "set dimensions" está lá. Ao passar o mouse sobre ela vemos que o nome da função é "view3d.set_dimensions_mt", nome que será necessário para definir o atalho. Outro lugar onde esse nome aparece é no código fonte em Python do add-on, no valor da variável bl_idname (é, não é mole não!).+Vamos exemplificar com o atalho para acessar o add-on para editar medidas, mostrado no item anterior (Mesh Tools / Set Dimensions)Essa função funciona no modo de edição. Antes de definir o atalho eu fui no modo de edição e testei o atalho **Ctrl + K**, verificando que ele não faz nada, então vou usá-lo, evitando conflito. Além disso verifiquei no menu Mesh / Transform que a função "set dimensions" está lá.
  
-  * Vá no menu File / User Preferences / Input e abra o Graph Editor e depois o Graph Editor (Global)+ 
 +  * Nesse menu, clique com o botão direito do mouse e será possível adicionar um atalho. Nem toda função, porém, permite isso. 
 + 
 +Ao passar o mouse sobre a função no menu, vemos que o seu nome é "view3d.set_dimensions_mt". Esse nome será necessário para definir o atalho. Outro lugar onde esse nome aparece é no código fonte em Python do add-on, no valor da variável bl_idname (é, não é mole não!). Para definir o atalho então: 
 + 
 +  * Vá no menu File / User Preferences / Input e abra o "3D View" e depois o "3D View (Global)"
   * Role os itens para cima, acessando mais abaixo o botão "+ Add New"   * Role os itens para cima, acessando mais abaixo o botão "+ Add New"
   * No item "none" criado, vá mais à direita e clique no atalho atribuído para alterá-lo para "Ctrl+K"   * No item "none" criado, vá mais à direita e clique no atalho atribuído para alterá-lo para "Ctrl+K"
Linha 204: Linha 228:
   * No lugar do "none" coloque o ID da função "view3d.set_dimensions_mt"   * No lugar do "none" coloque o ID da função "view3d.set_dimensions_mt"
   * Salve as preferências em "Save User Settings"   * Salve as preferências em "Save User Settings"
 +
 +**Nota:** se salvar o atalho no lugar errado (por exemplo, no caso foi salvo em 3D View) ele não aparecerá e não funcionará. Veja se está cadastrando no lugar certo. Pode tentar a forma fácil, com o mouse direito para adicionar num menu que permita, e assim descobrir onde o que te interessa fica.
  
 ===== Subtrair um objeto de outro ===== ===== Subtrair um objeto de outro =====
ti_publica/blender_how_to.txt · Última modificação: 2020/05/22 11:48 por cartola