ti_publica:blender_how_to
Diferenças
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ti_publica:blender_how_to [2018/11/13 21:34] – /* Como reposicionar cursor e objeto */ cartola | ti_publica:blender_how_to [2019/11/25 17:22] – [Fechando buracos num objeto] cartola | ||
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Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | ======Blender How-To====== | ||
Já tentei aprender a usar o Blender em algumas ocasiões. Como não fico usando com frequência, | Já tentei aprender a usar o Blender em algumas ocasiões. Como não fico usando com frequência, | ||
**Nota**\\ as teclas de comando serão mostradas em maiúsculo, mas só é para usar o **Shift** quando realmente ele for especificado, | **Nota**\\ as teclas de comando serão mostradas em maiúsculo, mas só é para usar o **Shift** quando realmente ele for especificado, | ||
+ | |||
+ | **Nota sobre versões do Blender: | ||
Referências: | Referências: | ||
Linha 18: | Linha 21: | ||
Esse é o nome em inglês para uma guia de referência de alguma coisa. Traz o resumo, em geral de atalhos de teclado, de uso de um programa mais complicado. Já usei esse tipo de coisa pra aprender várias outras ferramentas de software, principalmente essas que tem tantos comandos diferentes, como o Blender. Você pode também procurar por Cheat Sheet no google e vai achar várias prontas, mas preferi fazer a minha, que será sempre um trabalho em andamento. Vou colocando aqui aos poucos os atalhos que me forem úteis. | Esse é o nome em inglês para uma guia de referência de alguma coisa. Traz o resumo, em geral de atalhos de teclado, de uso de um programa mais complicado. Já usei esse tipo de coisa pra aprender várias outras ferramentas de software, principalmente essas que tem tantos comandos diferentes, como o Blender. Você pode também procurar por Cheat Sheet no google e vai achar várias prontas, mas preferi fazer a minha, que será sempre um trabalho em andamento. Vou colocando aqui aos poucos os atalhos que me forem úteis. | ||
- | **Notas | ||
- | **\\O que estiver entre colchetes [ ] é opcional. | ||
- | A barra vertical representa " | ||
- | LMB - Left Mouse Button = botão esquerdo do mouse. | ||
- | RMB - Right Mouse Button = botão direito do mouse. | ||
- | SMB - Scroll Mouse Button = rodinha do mouse. | ||
- | NP0 - Numpad 0 | ||
- | **alterna seleção de todos/ | + | **Notas**\\ |
- | **mostrar menu adicional**\\ N | + | O que estiver entre colchetes [ ] é opcional.\\ |
- | **repetir última ação**\\ Shift + R | + | A barra vertical (|) representa " |
- | **repetir histórico**\\ F3 | + | LMB - Left Mouse Button = botão esquerdo do mouse.\\ |
- | **desfazer histórico**\\ Ctrl + Alt + Z | + | RMB - Right Mouse Button = botão direito do mouse.\\ |
- | **refazer última ação**\\ F6 (não entendi bem diferença pra repetir última) | + | SMB - Scroll Mouse Button = rodinha do mouse.\\ |
- | **volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela**\\ Shift + C | + | NP0 - Numpad 0\\ |
- | **para computadores sem numpad**\\ User preferences > Input options > Emulate numpad > Save user settings | + | |
- | **alinhar | + | **A**\\ |
- | **alterna visualização maciço X wireframe**\\ Z | + | <tab>alterna seleção de todos/ |
- | **alterna visualização de 4 pontos de vista X 1 ponto de vista**\\ Ctrl + Alt + Q | + | <tab>**No 2.8:** seleciona todos. Para nenhum: **Alt+A**\\ |
- | **inclui modificador Subdivision Surface**\\ | + | **N**\\ |
+ | < | ||
+ | **Shift + R**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **F3**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Ctrl + Alt + Z**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **F6 (não entendi bem diferença pra repetir última)**\\ | ||
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+ | **Shift + C**\\ | ||
+ | <tab>volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela\\ | ||
+ | **Shift + S**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **User preferences > Input options > Emulate numpad > Save user settings**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **trl + Alt + NP0**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Z**\\ | ||
+ | <tab>alterna visualização maciço X wireframe\\ | ||
+ | **Ctrl + Alt + Q**\\ | ||
+ | <tab>alterna visualização de 4 pontos de vista X 1 ponto de vista\\ | ||
+ | **Ctrl + < 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Ctrl + U**\\ | ||
+ | < | ||
+ | < | ||
===== MODO OBJETO ===== | ===== MODO OBJETO ===== | ||
- | **adicionar objeto**\\ Shift + A | + | **Shift + A**\\ |
- | **mover | + | < |
- | **escalar | + | **G [ + X | + Y | + Z ] (dica: G = gravity e o uso de X, Y ou Z vai mover apenas ao longo do eixo selecionado)**\\ |
- | **alternar | + | < |
- | **unir objetos**\\ | + | **S [ + X | + Y | + Z ]**\\ |
- | **duplicar objeto**\\ Shift + D | + | < |
- | **mover encaixando selecionado, | + | **TAB**\\ |
+ | < | ||
+ | **Ctrl + J**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Shift + D**\\ | ||
+ | < | ||
===== MODO DE EDIÇÃO ===== | ===== MODO DE EDIÇÃO ===== | ||
- | **menu " | + | **W**\\ |
- | **menu " | + | <tab>menu " |
- | **menu " | + | **Ctrl + E**\\ |
- | **menu " | + | <tab>menu " |
- | **dividir | + | **Ctrl + F**\\ |
- | **adiciona face entre arestas selecionadas ou arestas entre vértices**\\ F | + | <tab>menu " |
- | **merge (une, colapsa) elementos (bom pra tirar duplicados sobrepostos)**\\ Alt + M - daí escolhe onde unir | + | **Ctrl + V**\\ |
- | **preenche (fill) entre seleções**\\ | + | <tab>menu " |
- | **criar borda arredondada | + | **Ctrl + T**\\ |
- | **bevel | + | < |
- | **cria borda em torno de faces**\\ I | + | **F**\\ |
- | **tesoura (cria faces pra cortar uma peça)**\\ K | + | <tab>adiciona face entre arestas selecionadas ou arestas entre vértices\\ |
- | **Subdividir um anel**\\ | + | **Alt + M - daí escolhe onde unir**\\ |
- | **Remove vértices dobrados**\\ Ctrl + V -> Remove Doubles | + | <tab>merge (une, colapsa) elementos (bom pra tirar duplicados sobrepostos)\\ |
- | **menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)**\\ Ctrl + Tab | + | **Ctrl + F (chama o menu) + Grid fill**\\ |
- | **Corte em loop**\\ | + | < |
- | adicionalmente SMB para aumentar o número de cortes | + | **Ctrl + B (roda do mouse para aumentar os segmentos, pode fazer em várias arestas ao mesmo tempo)**\\ |
- | **Removendo faces escurecidas**\\ | + | < |
- | **Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)**\\ G + G (G duas vezes) | + | **Shift + Ctrl + B**\\ |
+ | < | ||
+ | **I**\\ | ||
+ | <tab>cria borda em torno de faces\\ | ||
+ | **K**\\ | ||
+ | <tab>tesoura (cria faces pra cortar uma peça)\\ | ||
+ | **Com o mouse sobre o anel desejado -> Ctrl + R -> ajuste + LMB -> ajuste + Enter**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Ctrl + V -> Remove Doubles**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Ctrl + Tab**\\ | ||
+ | <tab>menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)\\ | ||
+ | **Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB**\\ | ||
+ | < | ||
+ | <tab>adicionalmente SMB para aumentar o número de cortes | ||
+ | **Selecione os vértices + Alinhe as normais com Ctrl + N**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **G + G (G duas vezes)**\\ | ||
+ | <tab>Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)\\ | ||
==== Seleção ==== | ==== Seleção ==== | ||
- | **selecionar com círculo**\\ | + | **C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo)**\\ |
- | **selecionar área**\\ B e em seguida mouse esq | + | < |
- | **Inverte**\\ Ctrl + I | + | **B e em seguida mouse esq**\\ |
- | **Seleciona conectados**\\ Após elemento selecionado -> Ctrl + L | + | < |
- | **Seleciona conectados**\\ Aperte L com o mouse flutuando sobre um elemento (Bom pra ver se está tudo ligado pra imprimir) | + | **Ctrl + I**\\ |
- | **Seleciona | + | < |
- | **Seleciona | + | **Após elemento selecionado -> Ctrl + L**\\ |
- | **Seleciona | + | <tab>Seleciona conectados\\ |
- | **Seleciona por semelhança (vários tipos de semelhança dependendo do tipo de seleção)**\\ | + | **Aperte L com o mouse flutuando sobre um elemento (Bom pra ver se está tudo ligado pra imprimir)**\\ |
- | **Seleciona o caminho mais curto até o próximo ponto**\\ Ctrl + RMB | + | <tab>Seleciona |
- | + | **após vértice ou aresta selecionada -> Menu Select / Edge Loop (Alt + Shift + RMB) e tem também o Edge Ring (Alt + Ctrl + RMB)**\\ | |
+ | <tab>Seleciona | ||
+ | **Ctrl + Numpad " | ||
+ | <tab>Seleciona | ||
+ | **Coloque no modo de seleção de vértices ou arestas -> Shift + Ctrl + Alt + M**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Shift + G**\\ | ||
+ | <tab>Seleciona por semelhança (vários tipos de semelhança dependendo do tipo de seleção)\\ | ||
+ | **Ctrl + RMB**\\ | ||
+ | <tab>Seleciona o caminho mais curto até o próximo ponto\\ | ||
===== MENU ===== | ===== MENU ===== | ||
Linha 95: | Linha 146: | ||
======= Procedimentos ======= | ======= Procedimentos ======= | ||
+ | ====== Impressão 3D ====== | ||
+ | Dicas e truques para modelagem de objetos para impressão 3D. | ||
- | ===== Como colocar medidas precisas num objeto | + | * Câmera e luz não são relevantes pois o objetivo não é renderizar |
+ | * Objeto tem que ser uma casca única: | ||
+ | * Não pode haver geometrias internas no objeto | ||
+ | * Não pode haver furos no objeto | ||
+ | * Colocar e consultar medidas no blender não é padrão | ||
+ | ===== Fechando buracos num objeto ===== | ||
+ | |||
+ | Primeiro, para encontrar um buraco não óbvio você pode usar o **Shift + Ctrl + Alt + M**, que vai selecionar os lugares que precisam ser fechados (só funciona no modo de seleção de vértices ou arestas, no modo de edição). | ||
+ | |||
+ | Opção 1: | ||
+ | * Use **F** para fechar os buracos. Não confirmei na prática, mas me parece que esse método pode criar faces não planas. | ||
+ | |||
+ | Opção 2: | ||
+ | * Selecione vértices de 3 em 3 e use o **F** para criar faces triangulares, | ||
+ | |||
+ | Opção 3: | ||
+ | * Primeiro selecione apenas um dos possíveis buracos encontrados ou não funcionará | ||
+ | * Use **Ctrl+F** e selecione "Grid Fill" para criar várias faces fechando os buraccos, um a um | ||
+ | |||
+ | **Por fim** teste se não há mais buracos com o **Shift + Ctrl + Alt + M**, usando em seguida um **G** e movendo o mouse, pra garantir que não há nada muito pequeno ou escondido selecionado. | ||
+ | ===== Apresentando medidas com Measureit ===== | ||
+ | |||
+ | * Vá no menu File / User Preferences | ||
+ | * Na aba add-ons ative o add-on Measureit | ||
+ | * Salve as preferências | ||
+ | * Na aba Display aparecerá a ferremanta Measureit Tools | ||
+ | * Vá no modo de edição e selecione um trecho (uma borda, um plano) | ||
+ | * Marque " | ||
+ | |||
+ | ===== Como colocar medidas precisas num objeto ===== | ||
Blender 2.78 | Blender 2.78 | ||
Linha 127: | Linha 209: | ||
Para definir as medidas no modo de edição só [[https:// | Para definir as medidas no modo de edição só [[https:// | ||
+ | ===== Como criar atalhos personalizados de teclado ===== | ||
+ | |||
+ | Vamos exemplificar com o atalho para acessar o add-on para editar medidas, mostrado no item anterior (Mesh Tools / Set Dimensions). Essa função funciona no modo de edição. Antes de definir o atalho eu fui no modo de edição e testei o atalho **Ctrl + K**, verificando que ele não faz nada, então vou usá-lo, evitando conflito. Além disso verifiquei no menu Mesh / Transform que a função "set dimensions" | ||
+ | |||
+ | |||
+ | * Nesse menu, clique com o botão direito do mouse e será possível adicionar um atalho. Nem toda função, porém, permite isso. | ||
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+ | Ao passar o mouse sobre a função no menu, vemos que o seu nome é " | ||
+ | |||
+ | * Vá no menu File / User Preferences / Input e abra o "3D View" e depois o "3D View (Global)" | ||
+ | * Role os itens para cima, acessando mais abaixo o botão "+ Add New" | ||
+ | * No item " | ||
+ | * Abra o item para poder definir as opções que se abrirão abaixo | ||
+ | * No lugar do " | ||
+ | * Salve as preferências em "Save User Settings" | ||
+ | |||
+ | **Nota:** se salvar o atalho no lugar errado (por exemplo, no caso foi salvo em 3D View) ele não aparecerá e não funcionará. Veja se está cadastrando no lugar certo. Pode tentar a forma fácil, com o mouse direito para adicionar num menu que permita, e assim descobrir onde o que te interessa fica. | ||
===== Subtrair um objeto de outro ===== | ===== Subtrair um objeto de outro ===== | ||
Linha 201: | Linha 300: | ||
Outra maneira é usando realmente uma imagem de fundo. Pessoalmente achei o Empty mais flexível. | Outra maneira é usando realmente uma imagem de fundo. Pessoalmente achei o Empty mais flexível. | ||
+ | |||
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+ | ===== Objeto Circular Baseado num Perfil ===== | ||
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+ | Isso pode ser entendido também como uma revolução circular de uma curva ou perfil. | ||
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+ | * Adicione um caminho **Shift + A** + Curve + Path (será o eixo da rotação do perfil) | ||
+ | * Adicione um círculo (será o caminho circular, pderia ter outra forma) e afaste do centro | ||
+ | * Selecione o caminho inicial reto | ||
+ | * No menu à direita, nas opções de curvas (ícone de curvas) clique em "Bevel Object" | ||
+ | * Adicione mais um caminho ou curva de Bezier e afaste do centro | ||
+ | * No menu da curva, na opção "Taper Object" | ||
+ | * Faça os ajustes necessários na segunda curva para obter o formato desejado | ||
Linha 207: | Linha 319: | ||
{{ arquivo: | {{ arquivo: | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ======= A Fazer ======= | ||
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ti_publica/blender_how_to.txt · Última modificação: 2020/05/22 11:48 por cartola