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equipamento [2012/10/03 15:00] – francisco | equipamento [2012/10/04 09:57] – cartola | ||
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- | ======= | + | ======= |
- | **// | + | Com alta capacidade de regravação, |
+ | Também conhecidos como memory card, atualmente, existem muitos tipos diferentes de cartão de memória, assim como várias utilizações para os mesmos, sendo as mais comuns em câmeras digitais, celulares e videogames. | ||
- | {{ arquivo:flash.jpg }} | + | Conheça a seguir os tipos mais comuns: |
+ | |||
- | ======= Como usar sua câmera ======= | + | ===== Cartão de memória SD ===== |
- | Com qualquer câmera você pode conseguir ótimas fotos, desde que conheça suas limitações | + | Os cartões de memória SD ou Secure Digital Card são uma evolução da tecnologia MultiMediaCard (ou MMC) e podem ser encontrados com diversas velocidades de gravação e espaço de armazenamento. |
+ | Sendo os mais comuns, esses modelos são os mais apropriados para câmeras digitais point-and-shoot, | ||
- | ===== Câmera simples: ===== | + | {{ arquivo:sd.jpg }} |
- | É controlada por duas aberturas: sol (abertura pequena) e nublado (abertura grande). Para tirar boas fotos você deve: | + | ===== Cartão de memória mini SD ===== |
+ | |||
+ | |||
+ | Os mini SD, são nada mais que uma extensão do padrão Secure Digital | ||
- | * **Segurar a câmera com firmeza** – A câmera simples tem baixa velocidade do obturador (1/30 a1/50 de segundo).Pôr isso é necessário segurá-la com firmeza Procure um ponto de apoio seja no rosto ou no corpo . | + | {{ arquivo: |
- | * **Manter a distância correta** – A lente da câmera simples é pré-ajustada para perfeita focalização a partir | + | ===== Cartão |
- | * **Enquadrar o assunto com perfeição** – Procure através do visor, fazer o enquadramento | + | Com a mesma tecnologia dos cartões Secure Digital (SD), os cartões de memória |
+ | |||
+ | Indicados para as câmeras DSLR e fotógrafos com mais experiência, esses dispositivos também podem ser encontrados com diferentes capacidades | ||
+ | |||
+ | Lembre se que sempre é bom ser prevenido | ||
- | | + | |
+ | {{ arquivo: | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ======= Flash ======= | ||
+ | |||
+ | |||
+ | **//Flash//** ou **// | ||
- | * **Usar flash dentro de casa** – As câmeras simples não produzem fotos com a luz ambiente. Por isso, use o flash quando fotografar dentro de casa. Fotos contra o sol e na sombra devem ser evitadas de tirar com câmeras simples. | ||
+ | {{ arquivo: | ||
- | ===== Câmeras manuais ou ajustáveis ===== | ||
+ | ===== Número Guia ===== | ||
- | Dispõem de regulagens independentes para abertura do diafragma, velocidade do obturador e focalização do assunto. Têm ainda recursos para fotos nas mais difíceis condições de iluminação. Para isso, são necessários completo conhecimento da câmera e seus componentes, | ||
- | As câmeras manuais controlam a luz que deve sensibilizar o sensor, pela abertura do diafragma e pela velocidade do obturador . | ||
- | Vamos ver agora como regular sua câmera com controle manual para as diversas condições de luz e assuntos . | ||
+ | A capacidade de um flash é medida pelo chamado número guia, ou em inglês guide number, resultado do produto entre a distância entre a objetiva e o assunto fotografado, | ||
- | ===== Abertura do diafragma ===== | + | Por exemplo, se um flash em sua potência total permite fotografar um objeto a 10m com abertura 4.0, teremos: número guia = 4.0 × 10 = 40 |
+ | Similarmente, | ||
- | Para usar corretamente o diafragma , oriente-se pelos números “**// | + | Ao se aplicarem filtros ou modificadores |
- | Os números “f” controlam a quantidade | + | |
- | | + | |
- | Da mesma forma, quando você muda abertura a abertura de um número “f” menor, para outro imediatamente superior, reduz pela metade a entrada de luz. Pôr exemplo: pela abertura f / 2.0 entra a metade de luz que entraria pôr f / 1.4; pela abertura f / 11 entra a metade luz que entraria pôr f / 8. | + | |
- | ===== Velocidade do obturador | + | ===== Flash Embutido |
- | O obturador controla o tempo pelo qual a luz deve entrar | + | O flash já vem embutido |
- | Essas velocidades são indicadas pelos números: **//1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000, 1/4000, 1/8000//**. Quando | + | |
- | É a combinação abertura | + | |
- | | + | Há um outro inconveniente na utilização do flash em retratos (aliás, de qualquer fonte de iluminação de alta potência): o brilho direto no motivo, causando sobra. |
- | Se você regular | + | |
- | Assim, se você regular | + | {{ arquivo: |
- | Dessa maneira, os números | + | |
- | Para usar baixas velocidades, | + | |
+ | ===== Flash Externo ===== | ||
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+ | |||
+ | O grande inconveniente do flash embutido é que ao emitir a luz diretamente nos olhos do sujeito (no registro de retratos) provoca o efeito "Red Eye", fazendo com que os olhos das pessoas saiam vermelhos. Este efeito é diminuído por um efeito especial, o "Red Eye Reduction" | ||
+ | |||
+ | O problema não acontece com um flash externo, já que pode ser posicionado em um ângulo apropriado. Mas para utilizar um flash externo sua câmera tem de ter uma conexão apropriada, além de, obviamente, um flash adequando, um custo a mais no seu equipamento. | ||
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+ | {{ arquivo: | ||
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+ | ======= Tripés ======= | ||
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+ | A melhor forma de manter a câmera estável é usar um tripé. Assim ela com certeza não irá chacoalhar enquanto expõe o sensor. A diferença entre o profissional e o amador é que o profissional não se importa em carregar um pouco mais de peso levando o tripé para todo lugar que vai. | ||
+ | |||
+ | Compre um tripé de qualidade e alto. Ele deve ser de um material resistente e deve ter uma cabeça com regulagem fina. A melhor forma de escolher um bom tripé é ir em lojas especializadas em equipamentos fotográficos e testar. Pesquisando um pouco você também já descobre as melhores marcas. | ||
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+ | * **//Segure firme//** | ||
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+ | Caso não tenha um tripé ou o momento não permita usá-lo segure sua câmera de forma firme. Mão direita na empunhadura e mão esquerda na lente. Quando | ||
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+ | * **//Use um disparador remoto ou o timer//** | ||
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+ | Ao apertar o disparador você pode induzir o tremor na exposição porque “empurra” | ||
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+ | ===== 07 razões | ||
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+ | - **//Fotos noturnas e pôr-do-sol//** - Sim, tripés são necessários para fotos noturnas e para o pôr-do-sol por um motivo básico. Geralmente usamos velocidades de obturador | ||
+ | - **//Flexibilidade//**– um tripé não serve apenas para segurar uma câmera fotográfica. Você também pode fazer filmagens com seu tripé ou simplesmente usá-lo como suporte para um flash, rebatedor ou lâmpada, trazendo mais qualidade | ||
+ | - **//Fotografia macro//** – trabalhar com fotografia macro exige muita iluminação, | ||
+ | - **//Fotografia de Esportes//**– em esportes é necessário captar o movimento e geralmente com lentes com grandes distâncias focais. O tripé oferece | ||
+ | - **//Fotografia de Natureza//** – aqui se torna básico. Fotografar natureza sem tripé é como fazer algodão doce sem açúcar. Além de evitar imagens tremidas, ao fotografa natureza, existe a possibilidade de esperar | ||
+ | - **//Usando uma Teleobjetiva//**– bem, embora essa parte possa englobar todas as outras citadas até aqui, o uso de teleobjetivas com grandes distâncias focais tende a tornar o trabalho do fotógrafo complicado por conta de que qualquer | ||
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+ | Lembrem-se que existem diversos tipos de tripés e monopés | ||
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+ | ======= Como usar sua câmera ======= | ||
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+ | Com qualquer câmera você pode conseguir ótimas fotos, desde que conheça suas limitações . | ||
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+ | ===== Câmera simples ===== | ||
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+ | É controlada por duas aberturas: sol (abertura pequena) e nublado (abertura grande). Para tirar boas fotos você deve: | ||
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+ | * **Segurar a câmera com firmeza** – A câmera simples tem baixa velocidade do obturador (1/30 a1/50 de segundo).Pôr isso é necessário segurá-la com firmeza Procure um ponto de apoio seja no rosto ou no corpo . | ||
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+ | * **Manter a distância correta** – A lente da câmera simples é pré-ajustada para perfeita focalização a partir de 1,20m. Assim, mantenha essa distância mínima do assunto a ser fotografado, | ||
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+ | * **Enquadrar o assunto com perfeição** – Procure através do visor, fazer o enquadramento do assunto a ser fotografado. Se estiver fotografando uma pessoa, coloque-a em destaque no quadro, mantendo margem de segurança acima e abaixo, para evitar cortes de partes do corpo. | ||
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+ | * **Observar as condições de luz **– Não se esqueça de observar as condições de luz antes de cada exposição e ajustar a câmera para sol ou nublado. O período compreendido entre duas após o nascer do sol e duas horas antes do pôr-do-sol é o mais indicado para tirar boas fotos. | ||
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+ | * **Usar flash dentro de casa** – As câmeras simples não produzem fotos com a luz ambiente. Por isso, use o flash quando fotografar dentro de casa. Fotos contra o sol e na sombra devem ser evitadas de tirar com câmeras simples. | ||
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+ | ===== Câmeras manuais ou ajustáveis ===== | ||
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+ | Dispõem de regulagens independentes para abertura do diafragma, velocidade do obturador e focalização do assunto. Têm ainda recursos para fotos nas mais difíceis condições de iluminação. Para isso, são necessários completo conhecimento da câmera e seus componentes, | ||
+ | As câmeras manuais controlam a luz que deve sensibilizar o sensor, pela abertura do diafragma e pela velocidade do obturador . | ||
+ | Vamos ver agora como regular sua câmera com controle manual para as diversas condições de luz e assuntos . | ||
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+ | ===== Abertura do diafragma ===== | ||
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+ | Para usar corretamente o diafragma , oriente-se pelos números “**// | ||
+ | Os números “f” controlam a quantidade de luz que deve penetrar na câmera e são calculados, de tal maneira que, ao mudar de um número “f” maior para imediatamente inferior, você dobra a entrada de luz que passa pela abertura anterior. | ||
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+ | Da mesma forma, quando você muda abertura a abertura de um número “f” menor, para outro imediatamente superior, reduz pela metade a entrada de luz. Pôr exemplo: pela abertura f / 2.0 entra a metade de luz que entraria pôr f / 1.4; pela abertura f / 11 entra a metade luz que entraria pôr f / 8. | ||
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+ | ===== Velocidade do obturador ===== | ||
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+ | O obturador controla o tempo pelo qual a luz deve entrar no sensor da câmera. | ||
+ | Essas velocidades são indicadas pelos números: **//1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000, 1/4000, 1/8000//**. Quando você regula a velocidade no número **//1//**, permite a entrada de luz durante um segundo. Os demais números representam frações de segundo e são calculadas, de maneira a reduzir o tempo de entrada de luz pela metade, todas vezes que vez que você mudar de um número para outro imediatamente superior . | ||
+ | É a combinação abertura do diafragma / velocidade do obturador que torna possível obter-se fotos nas mais diversas condições de iluminação. | ||
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+ | Se você regular a velocidade em **//1//**, a luz entrará por um segundo; quando mudar para **//2//** reduzirá o tempo para meio segundo . | ||
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+ | Dessa maneira, os números **//125, 250, 500, 1000, 2000 etc.//** representam as altas velocidades, | ||
+ | Para usar baixas velocidades, | ||
Linha 333: | Linha 447: | ||
* Ao limpar a lente, primeiro retire o pó com borrifadas de ar, para depois com um pano limpo e seco, tipo flanela para retirar as manchas de gordura evitando assim arranhões. | * Ao limpar a lente, primeiro retire o pó com borrifadas de ar, para depois com um pano limpo e seco, tipo flanela para retirar as manchas de gordura evitando assim arranhões. | ||
* Leia com atenção todas as instruções que acompanham seu equipamento, | * Leia com atenção todas as instruções que acompanham seu equipamento, | ||
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equipamento.txt · Última modificação: 2013/05/29 09:41 por francisco