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equipamento [2012/10/03 14:46] franciscoequipamento [2012/10/03 18:37] – /* Diafragma */ cartola
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 +| Este material está em constante evolução. Caso não encontre o que procura aqui ou tenha outras dúvidas ou críticas entre em contato pelo email: franciscoelima@gmail.com |
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 ======= Câmera Fotográfica ======= ======= Câmera Fotográfica =======
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 {{ arquivo:obturador.jpg }} {{ arquivo:obturador.jpg }}
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 {{arquivo:diafragma_imagem1.jpg}}  {{arquivo:diafragma_imagem1.jpg}} 
-As abertura são indicadas pelos números “**//f//** ” +As abertura são indicadas pelos números “**//f//** ”
  
  
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 O sensor fica na sua câmera digital no mesmo lugar onde ficava o filme na câmera analógica. Quando você tirava uma foto o filme rodava e ia para a próxima pose. O sensor não “roda”, ele manda a foto para o processador da câmera que manda para o cartão de memória, assim sua câmera fica pronta para a próxima “pose”. O sensor fica na sua câmera digital no mesmo lugar onde ficava o filme na câmera analógica. Quando você tirava uma foto o filme rodava e ia para a próxima pose. O sensor não “roda”, ele manda a foto para o processador da câmera que manda para o cartão de memória, assim sua câmera fica pronta para a próxima “pose”.
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 {{ arquivo:sensor_cam.png }}É o sensor que vai definir a qualidade da sua imagem final. Entenda melhor os tipos e tamanhos de sensores e compre uma câmera que supra suas necessidades. {{ arquivo:sensor_cam.png }}É o sensor que vai definir a qualidade da sua imagem final. Entenda melhor os tipos e tamanhos de sensores e compre uma câmera que supra suas necessidades.
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-Existem basicamente dois tipos de sensor – **//CMOS//**e **//CCD//**. A diferença entre **//CCD//**e **//CMOS//**está nos materiais e tecnologia adotados.+Existem basicamente dois tipos de sensor – **//CMOS//**e **//CCD//**. A diferença entre **//CCD//**e **//CMOS//**está nos materiais e tecnologia adotados. 
  
-O sensor do tipo **//CCD (Charge Coupled Device)//**tem uma boa aceitação no mercado por ser mais sensível em situações de pouca luz e por criar imagens mais nítidas (menos ruído, mais nitidez e boa recriação de cores). Por outro lado os sensores do tipo **//CCD//**gastam muito mais bateria do que os sensores **//CMOS//**e tendem a ter resultados um pouco piores em situações de muita luz.+O sensor do tipo **//CCD (Charge Coupled Device)//**tem uma boa aceitação no mercado por ser mais sensível em situações de pouca luz e por criar imagens mais nítidas (menos ruído, mais nitidez e boa recriação de cores). Por outro lado os sensores do tipo **//CCD//**gastam muito mais bateria do que os sensores **//CMOS//**e tendem a ter resultados um pouco piores em situações de muita luz. 
  
 O sensor do tipo **//CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor)//**tem a vantagem de consumir muito menos bateria e de ser muito mais barato (o que significa que câmeras que usam **//CMOS tendem a custar menos)//**. Porém a nitidez final, principalmente em situações de pouca luz, não tem uma qualidade superior ao **//CCD//**– trazendo principalmente mais ruído. O sensor do tipo **//CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor)//**tem a vantagem de consumir muito menos bateria e de ser muito mais barato (o que significa que câmeras que usam **//CMOS tendem a custar menos)//**. Porém a nitidez final, principalmente em situações de pouca luz, não tem uma qualidade superior ao **//CCD//**– trazendo principalmente mais ruído.
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-{{ arquivo:sensores.jpg }} +{{ arquivo:sensores.jpg }}
  
  
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-Tudo depende do seu objetivo! Se você procura melhor desempenho de bateria e menor custo vá nas câmeras com CMOS. Se dá prioridade à qualidade e nitidez vá nos CCD. Se suas fotos só vão ficar no computador, em álbuns online ou serão impressas em até 10x15cm um pequeno sensor de uma compacta é o suficiente. Para fotos que tenham uma qualidade de impressão superior aposte nas semi-profissionais para cima.+Tudo depende do seu objetivo! Se você procura melhor desempenho de bateria e menor custo vá nas câmeras com CMOS. Se dá prioridade à qualidade e nitidez vá nos CCD. Se suas fotos só vão ficar no computador, em álbuns online ou serão impressas em até 10x15cm um pequeno sensor de uma compacta é o suficiente. Para fotos que tenham uma qualidade de impressão superior aposte nas semi-profissionais para cima. 
  
 Se seu objetivo é a fotografia de altíssima qualidade, impressões maiores e você está disposto a pagar muito bem por isso (pois além da câmera você precisa de lentes de qualidade) aposte nas Full Frame – que são hoje as câmeras com resultados mais satisfatórios em relação à qualidade de uma imagem. Se seu objetivo é a fotografia de altíssima qualidade, impressões maiores e você está disposto a pagar muito bem por isso (pois além da câmera você precisa de lentes de qualidade) aposte nas Full Frame – que são hoje as câmeras com resultados mais satisfatórios em relação à qualidade de uma imagem.
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 Lembre-se: isso tudo é em relação à qualidade técnica das imagens (nitidez, ruído, fidelidade de cores). Qualquer câmera com controles manuais já pode fazer imagens espetaculares, depende de quem a está controlando. Lembre-se: isso tudo é em relação à qualidade técnica das imagens (nitidez, ruído, fidelidade de cores). Qualquer câmera com controles manuais já pode fazer imagens espetaculares, depende de quem a está controlando.
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 +======= Memórias =======
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 +Com alta capacidade de regravação, o cartão de memória nada mais é do que um dispositivo de armazenamento de dados baseado na tecnologia flash. Parecidos com a memória RAM (Random Access Memory) usada nos computadores, eles têm como diferencial o fato de possuírem propriedades que fazem com que os dados não sejam perdidos quando não há mais fornecimento de energia (por exemplo, quando a bateria acaba ou o dispositivo é desligado). 
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 +Também conhecidos como memory card, atualmente, existem muitos tipos diferentes de cartão de memória, assim como várias utilizações para os mesmos, sendo as mais comuns em câmeras digitais, celulares e videogames. 
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 +Conheça a seguir os tipos mais comuns:
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 +===== Cartão de memória SD =====
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 +Os cartões de memória SD ou Secure Digital Card são uma evolução da tecnologia MultiMediaCard (ou MMC) e podem ser encontrados com diversas velocidades de gravação e espaço de armazenamento. 
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 +Sendo os mais comuns, esses modelos são os mais apropriados para câmeras digitais point-and-shoot, mas é bom saber que algumas câmeras digitais necessitam de cartões de alta-velocidade para poder gravar vídeo ou para tirar várias fotos em seqüência sem a perda de dados. 
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 +{{ arquivo:sd.jpg }} 
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 +===== Cartão de memória mini SD =====
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 +Os mini SD, são nada mais que uma extensão do padrão Secure Digital (SD). Bem menores que o cartão SD original, foram desenvolvidos quando apareceu a necessidade de competição com outros cartões de memória maiores. Mais comuns em celulares, esses tipos de cartões de memória também são utilizados em câmeras digitais, no entanto podem necessitar um adaptador para efetuar o descarregamento das imagens.
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 +{{ arquivo:minisd.jpg }} 
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 +===== Cartão de memória SDHC =====
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 +Com a mesma tecnologia dos cartões Secure Digital (SD), os cartões de memória do tipo SDHC estão numa nova categoria de desempenho de cartões de memória projetados para atender às demandas das câmeras de vídeo e câmeras fotográficas digitais de alta qualidade e outros dispositivos de gravação de imagens de alta resolução. 
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 +Indicados para as câmeras DSLR e fotógrafos com mais experiência, esses dispositivos também podem ser encontrados com diferentes capacidades de armazenamento. 
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 +Lembre se que sempre é bom ser prevenido e contar com mais de um cartão de memória, para evitar o aborrecimento de ter que apagar fotos no meio de uma viagem, por exemplo, se o cartão que você esteja utilizando fique completo e você não tenha como efetuar o descarregamento do mesmo.
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 +{{ arquivo:sdhc.jpg }} 
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 +======= Flash =======
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 +**//Flash//** ou **//flache//**é um instrumento utilizado em fotografia que dispara luz em simultâneo com a abertura do obturador. Usado em situações de pouca luz ou mesmo com bastante luz, ao sol por exemplo, para preenchimento de sombras muito fortes evitando o contraste exagerado, o chamado**//fill flash.//**
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 +{{ arquivo:flash.jpg }} 
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 +===== Número Guia =====
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 +A capacidade de um flash é medida pelo chamado número guia, ou em inglês guide number, resultado do produto entre a distância entre a objetiva e o assunto fotografado, e a abertura necessária para correta exposição com o flash operando em sua potência plena. 
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 +Por exemplo, se um flash em sua potência total permite fotografar um objeto a 10m com abertura 4.0, teremos: número guia = 4.0 × 10 = 40 
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 +Similarmente, o número guia pode ser calculado em pés, ao invés de metros. 
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 +Ao se aplicarem filtros ou modificadores de luz (ex.: gels, sombrinhas, colméias, softboxes) o número guia da iluminação será diferente do apresentado pelo flash original (sem modificações).
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 +===== Flash Embutido =====
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 +O flash já vem embutido no corpo da câmera, geralmente acima à esquerda da lente. Em câmeras mais sofisticadas pode estar dentro do corpo da câmera, e abrir-se-á quando necessário ou exigido.
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 +Há um outro inconveniente na utilização do flash em retratos (aliás, de qualquer fonte de iluminação de alta potência): o brilho direto no motivo, causando sobra. 
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 +{{ arquivo:flashdireto.jpg?500x0 }}
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 +===== Flash Externo =====
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 +O grande inconveniente do flash embutido é que ao emitir a luz diretamente nos olhos do sujeito (no registro de retratos) provoca o efeito "Red Eye", fazendo com que os olhos das pessoas saiam vermelhos. Este efeito é diminuído por um efeito especial, o "Red Eye Reduction", mas mesmo assim podem acontecer desvios. 
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 +O problema não acontece com um flash externo, já que pode ser posicionado em um ângulo apropriado. Mas para utilizar um flash externo sua câmera tem de ter uma conexão apropriada, além de, obviamente, um flash adequando, um custo a mais no seu equipamento.
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 +{{ arquivo:flashrebatido.jpg?500x0 }}
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 +======= Tripés =======
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 +A melhor forma de manter a câmera estável é usar um tripé. Assim ela com certeza não irá chacoalhar enquanto expõe o sensor. A diferença entre o profissional e o amador é que o profissional não se importa em carregar um pouco mais de peso levando o tripé para todo lugar que vai. 
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 +Compre um tripé de qualidade e alto. Ele deve ser de um material resistente e deve ter uma cabeça com regulagem fina. A melhor forma de escolher um bom tripé é ir em lojas especializadas em equipamentos fotográficos e testar. Pesquisando um pouco você também já descobre as melhores marcas.
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 +  * **//Segure firme//**
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 +Caso não tenha um tripé ou o momento não permita usá-lo segure sua câmera de forma firme. Mão direita na empunhadura e mão esquerda na lente. Quando possível apóie a câmera em uma parede ou se segure em algum local bem firme e seguro. 
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 +  * **//Use um disparador remoto ou o timer//**
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 +Ao apertar o disparador você pode induzir o tremor na exposição porque “empurra” a câmera para baixo. Para um resultado ainda melhor utilize o timer ou um disparador remoto (assim você não irá balançar a câmera só de apertar um botão contra ela).
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 +===== 07 razões para você ter um tripé. =====
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 +  - **//Fotos noturnas e pôr-do-sol//** - Sim, tripés são necessários para fotos noturnas e para o pôr-do-sol por um motivo básico. Geralmente usamos velocidades de obturador muito baixas, o que pode ocasionar uma foto com tremidos. Claro que hoje em dia as câmeras DSLR mais modernas podem alcançar uma elevada velocidade ISO e ainda manter uma imagem aceitável, mas a velha regra ainda vale. Quanto menor o ISO melhor vai ser a qualidade da imagem. No caso das longas exposições ainda é possível realizar o disparo através do temporizador para diminuir a possibilidade de tremer a imagem; 
 +  - **//Flexibilidade//**– um tripé não serve apenas para segurar uma câmera fotográfica. Você também pode fazer filmagens com seu tripé ou simplesmente usá-lo como suporte para um flash, rebatedor ou lâmpada, trazendo mais qualidade a sua fotografia; 
 +  - **//Fotografia macro//** – trabalhar com fotografia macro exige muita iluminação, mas quando isso não é possível (ou até quando é) temos que trabalhar com baixas velocidades e tentar manter a o diafragma fechado por conta da profundidade de campo. Para complicar mais a situação, o objeto a ser fotografado está muito perto da lente. Um tripé se torna uma mão na roda para ter estabilidade e produzir imagens sem problemas de foco ou falta de nitidez por conta de movimentos; 
 +  - **//Fotografia de Esportes//**– em esportes é necessário captar o movimento e geralmente com lentes com grandes distâncias focais. O tripé oferece a possibilidade de mover a câmera em movimento de panorâmica seguindo o objeto a ser fotografado e mantendo a estabilidade da câmera; 
 +  - **//Fotografia de Natureza//** – aqui se torna básico. Fotografar natureza sem tripé é como fazer algodão doce sem açúcar. Além de evitar imagens tremidas, ao fotografa natureza, existe a possibilidade de esperar por horas para uma boa foto de um animal em seu habitat natural. Nessa situação, um apoio para a câmera é muito bem vindo; 
 +  - **//Usando uma Teleobjetiva//**– bem, embora essa parte possa englobar todas as outras citadas até aqui, o uso de teleobjetivas com grandes distâncias focais tende a tornar o trabalho do fotógrafo complicado por conta de que qualquer movimento, por mínimo que seja, possa atrapalhar a foto. Eu já tinha ouvido de alguns fotógrafos que para poder segurar a câmera com uma teleobjetiva sem tripé é necessário usar a velocidade do obturador equivalente ao dobro da distância focal. Se está fotografando com uma 300mm, então a velocidade do obturador tem que estar em 1/600. O Photography Blog trabalha com a regra da compatibilidade entre os dois. Se for uma objetiva de 500mm, então a velocidade do obturador deve ficar em 1/500. Esse seria o mínimo para poder segurar a câmera com firmeza. Abaixo disso é necessário o uso do tripé. O equipamento fornece estabilidade e conforto para o uso desse tipo de lente; 
 +  - **//Usando a criatividade//** – o simples fato de a câmera estar presa em seu tripé permite que você ande pela cena a ser fotografada usando a criatividade para definir o melhor enquadramento. Fora isso, alguns tripés permitem que você capte ângulos inusitados colocando a câmera a apenas alguns centímetros do chão ou acima de sua cabeça;
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 +Lembrem-se que existem diversos tipos de tripés e monopés a venda no Brasil. Infelizmente os mais baratos não são os melhore e mais resistentes. Acima de tudo, um tripé tem que fornecer estabilidade para sua câmera. Deve ser resistente, robusto e trazer diversas opções de ângulos ou suporte para diferentes cabeças, aumentando assim as possibilidades de uso.
  
  
Linha 195: Linha 321:
  
  
-===== Câmera simples=====+===== Câmera simples =====
  
  
Linha 219: Linha 345:
 Dispõem de regulagens independentes para abertura do diafragma, velocidade do obturador e focalização do assunto. Têm ainda recursos para fotos nas mais difíceis condições de iluminação. Para isso, são necessários completo conhecimento da câmera e seus componentes, bem como de sua regulagem correta. Dispõem de regulagens independentes para abertura do diafragma, velocidade do obturador e focalização do assunto. Têm ainda recursos para fotos nas mais difíceis condições de iluminação. Para isso, são necessários completo conhecimento da câmera e seus componentes, bem como de sua regulagem correta.
  As câmeras manuais controlam a luz que deve sensibilizar o sensor, pela abertura do diafragma e pela velocidade do obturador .  As câmeras manuais controlam a luz que deve sensibilizar o sensor, pela abertura do diafragma e pela velocidade do obturador .
- Vamos ver agora como regular sua câmera com controle manual para as diversas condições de luz e assuntos .+ Vamos ver agora como regular sua câmera com controle manual para as diversas condições de luz e assuntos . 
  
  
Linha 228: Linha 354:
  Os números “f” controlam a quantidade de luz que deve penetrar na câmera e são calculados, de tal maneira que, ao mudar de um número “f” maior para imediatamente inferior, você dobra a entrada de luz que passa pela abertura anterior.  Os números “f” controlam a quantidade de luz que deve penetrar na câmera e são calculados, de tal maneira que, ao mudar de um número “f” maior para imediatamente inferior, você dobra a entrada de luz que passa pela abertura anterior.
  Assim, pela abertura f / 16 entra o dobro de luz que entraria pôr f / 22; por f / 5.6 penetra o dobro de luz que penetraria por f / 8, e assim sucessivamente.   Assim, pela abertura f / 16 entra o dobro de luz que entraria pôr f / 22; por f / 5.6 penetra o dobro de luz que penetraria por f / 8, e assim sucessivamente. 
- Da mesma forma, quando você muda abertura a abertura de um número “f” menor, para outro imediatamente superior, reduz pela metade a entrada de luz. Pôr exemplo: pela abertura f / 2.0 entra a metade de luz que entraria pôr f / 1.4; pela abertura f / 11 entra a metade luz que entraria pôr f / 8.+ Da mesma forma, quando você muda abertura a abertura de um número “f” menor, para outro imediatamente superior, reduz pela metade a entrada de luz. Pôr exemplo: pela abertura f / 2.0 entra a metade de luz que entraria pôr f / 1.4; pela abertura f / 11 entra a metade luz que entraria pôr f / 8. 
  
  
Linha 242: Linha 368:
  Dessa maneira, os números **//125, 250, 500, 1000, 2000 etc.//** representam as altas velocidades, que devem ser usadas para assunto em movimento, ou seja, para congelar o movimento do assunto.   Dessa maneira, os números **//125, 250, 500, 1000, 2000 etc.//** representam as altas velocidades, que devem ser usadas para assunto em movimento, ou seja, para congelar o movimento do assunto. 
  Para usar baixas velocidades, **//30, 15, 8, 4//** ou menos, deve-se colocar a câmera em tripé ou em outro suporte firme para evitar que as fotos saiam tremidas ou borradas.  Para usar baixas velocidades, **//30, 15, 8, 4//** ou menos, deve-se colocar a câmera em tripé ou em outro suporte firme para evitar que as fotos saiam tremidas ou borradas.
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Linha 275: Linha 401:
  
  
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Linha 321: Linha 447:
   * Ao limpar a lente, primeiro retire o pó com borrifadas de ar, para depois com um pano limpo e seco, tipo flanela para retirar as manchas de gordura evitando assim arranhões.    * Ao limpar a lente, primeiro retire o pó com borrifadas de ar, para depois com um pano limpo e seco, tipo flanela para retirar as manchas de gordura evitando assim arranhões. 
   * Leia com atenção todas as instruções que acompanham seu equipamento, elas ensinam a você a operá-lo corretamente e conservá-lo por longo tempo.   * Leia com atenção todas as instruções que acompanham seu equipamento, elas ensinam a você a operá-lo corretamente e conservá-lo por longo tempo.
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equipamento.txt · Última modificação: 2013/05/29 09:41 por francisco