Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


boas_praticas_de_programacao_shell_script

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisãoAmbos lados da revisão seguinte
boas_praticas_de_programacao_shell_script [2018/08/17 09:55] – Criou página com 'Esse é um guia pessoal de referência. Anoto aqui dicas que considero úteis, de modo que possa acessá-las de qualquer lugar, aproveitando para compartilhar com quem possa t...' cartolaboas_praticas_de_programacao_shell_script [2018/08/17 14:13] cartola
Linha 1: Linha 1:
-Esse é um guia pessoal de referência. Anoto aqui dicas que considero úteis, de modo que possa acessá-las de qualquer lugar, aproveitando para compartilhar com quem possa ter interesse.+Esse é um guia pessoal de referência. Na maioria dos casos a dica se baseia no **Shell Bash**, mas muitas são genéricas. Anoto aqui dicas que considero úteis, de modo que possa acessá-las de qualquer lugar, aproveitando para compartilhar com quem possa ter interesse.
  
 Ao longo de alguns anos programando a gente vai adquirindo alguns hábitos e aprendendo algumas boas dicas quando trocamos experiências com colegas ou aprendemos mais novidades estudando. Ao longo de alguns anos programando a gente vai adquirindo alguns hábitos e aprendendo algumas boas dicas quando trocamos experiências com colegas ou aprendemos mais novidades estudando.
Linha 50: Linha 50:
  
   *  Controle de versão   *  Controle de versão
 +
 +
 +======= Dicas da linguagem =======
 +
 +
 +
 +===== Arquivos temporários ou em memória =====
 +
 +No Bash podemos usar a sintaxe:
 +<code>comando1 <( comando0 )</code>
 +onde o trecho "<( comando0 )" se comporta como um arquivo para o "comando1". Dessa forma, se precisamos lidar com um conteúdo gerado pelo comando0 mas o comando1 só trabalha com arquivo, podemos trabalhar apenas em memória, sem a necessidade de criar um arquivo temporário em disco, o que consome mais código, mais recursos e mais tempo de programação e execução.
 +
 +**Referência**: [[https://github.com/pkrumins/bash-redirections-cheat-sheet|Bash redirections cheat sheet]]
 +
 +Exemplo: definindo múltiplas variáveis
 +  read filesystem total used free perc name < <(df . | tail -1)
  
boas_praticas_de_programacao_shell_script.txt · Última modificação: 2022/03/25 09:09 por cartola