Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


xn_view_-_organizando_e_ajustando_fotos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
xn_view_-_organizando_e_ajustando_fotos [2012/05/21 13:31] – /* Organizando fotos */ cartolaxn_view_-_organizando_e_ajustando_fotos [2019/04/02 20:31] (atual) cartola
Linha 1: Linha 1:
 +======XnView - Organizando e ajustando fotos======
 +| [[fotografia]] -> XnView - Organizando e ajustando fotos |
 +
 +
 O [[http://www.xnview.com/|XnView]] é um programinha bem prático para organizar suas fotos no seu computador e fazer alguns ajustes básicos, como ajuste de cor, brilho, tamanho e orientação de suas fotos. Ele tem também uma série de filtros para transformações mais complexas ou artísticas, mas vou tentar passar uma introdução baseada em alguns exemplos de uso simples. O [[http://www.xnview.com/|XnView]] é um programinha bem prático para organizar suas fotos no seu computador e fazer alguns ajustes básicos, como ajuste de cor, brilho, tamanho e orientação de suas fotos. Ele tem também uma série de filtros para transformações mais complexas ou artísticas, mas vou tentar passar uma introdução baseada em alguns exemplos de uso simples.
  
-Ele está disponível em [[http://www.xnview.com/|seu site oficial]] mas para usar a versão para Windows eu recomendo o [[http://portableapps.com/apps/graphics_pictures/xnview_portable|XnView Portable]]. Ele tem versões (ou tinha) para Linux também, mas para usar no FreeBSD eu acabei optando por usar o emulador de Windows com a versão portátil para Windows. Funciona bem.+Ele está disponível em [[http://www.xnview.com/|seu site oficial]] mas para usar a versão para Windows eu recomendo o [[http://portableapps.com/apps/graphics_pictures/xnview_portable|XnView Portable]]. Ele tem versões para Linux também ([[https://launchpad.net/~dhor/+archive/ubuntu/myway/+index?batch=75&memo=150&start=150|veja neste PPA para *buntu]]), mas para usar no FreeBSD eu acabei optando por usar o emulador de Windows com a versão portátil para Windows. Funciona bem.
  
 Essa não é uma ferramenta avançada, como um GIMP, Photoshop ou Lightroom, mas tem a grande vantagem de ser gratuita e simples para quem está iniciando. Você terá mais facilidade para usá-la e não precisará gastar uma grana ou fazer pirataria (lembre-se que isso é crime!). Essa não é uma ferramenta avançada, como um GIMP, Photoshop ou Lightroom, mas tem a grande vantagem de ser gratuita e simples para quem está iniciando. Você terá mais facilidade para usá-la e não precisará gastar uma grana ou fazer pirataria (lembre-se que isso é crime!).
Linha 19: Linha 23:
 | [[http://cartola.org/fotos/index-201010.php?dir=Tutoriais/XnView/01-Introducao|VEJA O VÍDEO TUTORIAL - INTRODUÇÃO]] | | [[http://cartola.org/fotos/index-201010.php?dir=Tutoriais/XnView/01-Introducao|VEJA O VÍDEO TUTORIAL - INTRODUÇÃO]] |
  
 +
 +
 +====== Colocando a ferramenta em português ======
 +
 +
 +O XnView está traduzido em várias línguas, inclusive o Português Brasileiro. Para colocá-lo neste idioma faça o seguinte:
 +
 +  *  Vá no menu Tools / Options ou aperte a tecla F12
 +  *  Na janela que se abriu clique em "Interface" no menu à esquerda
 +  *  À direita a primeira opção é a "Language", onde você deve escolher "Português (Brasil)"
 +  *  Ao clicar em OK você já retornará ao programa com ele traduzido
 +
 +{{ arquivo:xnview-traduzido.jpg }}
 +
 +Quando essa tutorial foi construído ainda não tinha sido levantada essa possibilidade de tradução da ferramenta, então vários tópicos estão ainda com a instrução para a interface em inglês.
  
  
Linha 31: Linha 50:
 {{ arquivo:xn_view-jpg_lossless_tr.jpg }} {{ arquivo:xn_view-jpg_lossless_tr.jpg }}
   *  O programa pode dar um aviso, dê um ok e ele vai girar todas as fotos selecionadas para o sentido escolhido   *  O programa pode dar um aviso, dê um ok e ele vai girar todas as fotos selecionadas para o sentido escolhido
 +
 +
 +====== Removendo ou reduzindo olhos vermelhos ======
 +
 +
 +Uma coisa muito comum em fotos é o famoso olho vermelho. Eles aparecem quando o flash direto reflete no fundo dos olhos para a câmera. Removê-los hoje em dia é muito fácil:
 +
 +  *  Abra a imagem com olhos vermelhos no XnView
 +
 +{{ arquivo:xnview-olhos_vermelhos.jpg }}
 +  *  Se necessário rode a roda do mouse para aumentar o zoom nos olhos
 +
 +{{ arquivo:xnview-olhos_vermelhos_zoom.jpg }}
 +  *  Clique e arraste na imagem para selecionar os olhos ou um olho de cada vez
 +
 +| {{ arquivo:xnview-olhos_vermelhos_sel_olhos.jpg }}| {{ arquivo:xnview-olhos_vermelhos_sel_olho.jpg }} |
 +
 +  *  Com a seleção realizada vá no menu "Imagem -> Corrigir Olhos vermelhos" ou use o atalho Ctrl+E
 +
 +{{ arquivo:xnview-olhos_vermelhos_menu.jpg }}
 +  *  A seleção muito grande pode originar erros, como na figura abaixo
 +
 +{{ arquivo:xnview-olhos_vermelhos_erro.jpg }}
 +  *  Selecionando um olho de cada vez, com uma seleção bem menor, e fazendo a correção em duas etapas o resultado fica ótimo
 +
 +{{ arquivo:xnview-olhos_vermelhos_ok.jpg }}
 +  *  Basta então salvar a imagem seja no menu "Arquivo -> Salvar" ou com o atalho Ctrl+S
  
  
Linha 141: Linha 187:
 Por fim nas pastas dos álbuns, pra que fiquem na ordem cronológica, eu boto a data invertida no início do nome: AAAAMMDD, onde AAAA é o ano com 4 dígitos, MM é o mês com 2 dígitos e DD é o dia com dois dígitos. Um exemplo de álbum então é: Por fim nas pastas dos álbuns, pra que fiquem na ordem cronológica, eu boto a data invertida no início do nome: AAAAMMDD, onde AAAA é o ano com 4 dígitos, MM é o mês com 2 dígitos e DD é o dia com dois dígitos. Um exemplo de álbum então é:
  
-Viagens_e_Passeios/Teresopolis/2012/20120323-Clube+  *  Viagens_e_Passeios/Teresopolis/2012/20120323-Clube
  
 Este álbum guarda as fotos que fiz no clube no dia 23 de Março de 2012, quando fui à Teresópolis. Este álbum guarda as fotos que fiz no clube no dia 23 de Março de 2012, quando fui à Teresópolis.
 +
 +Costumo encontrar minhas fotos quando preciso.
 +
 +Uma forma mais preciosista de registrar seria colocar uma descrição em cada foto ou em cada álbum. Eu, por exemplo, não consigo encontrar todas as fotos de por do sol que eu já fiz. Há ferramentas que permitem essa classificação, principalmente álbuns on-line, como o flickr ou picasa. Pode parecer um exagero, mas se você fizer isso só com suas fotos preferidas pode ser que não dê tanto trabalho como pensou num primeiro momento.
  
  
Linha 150: Linha 200:
  
 O mesmo que é sugerido aqui para rodar um grupo de fotos de uma vez pode ser usado para aplicar diversas transformações a um grupo de imagens. O mesmo que é sugerido aqui para rodar um grupo de fotos de uma vez pode ser usado para aplicar diversas transformações a um grupo de imagens.
 +
 +  *  Posicione o programa na janela de navegação, na pasta onde estão as imagens que deseja redimensionar
 +  *  Selecione as imagens desejadas, usando Ctrl ou Shift + botão esquerdo do mouse.
 +    *  Com a tecla Ctrl pressionada, ao clicar com o botão do mouse você adiciona a nova imagem à seleção
 +    *  Com a tecla Shift pressionada, ao clicar numa nova imagem a seleção vai se estabelecer entre a imagem que estava selecionada antes e a nova imagem, incluindo todas as imagens entre elas.
 +  *  Com todas as fotos que quer redimensionar selecionadas clique no menu "Tools / Batch Processing" ou "Ferramentas / Converter"
 +  *  Na janela que se abriu, como sugestão marque "Usar caminho original (como saída)"
 +  *  Na opção "Substituir" escolha "Renomear" para não sobrescrever seus arquivos originais.
 +  *  Mude então para a aba "Transformações"
 +  *  Selecione o item "Imagem / Modificar" e clique no botão "Adicionar"
 +  *  Neste momento as opções de modificação se apresentam à direita. Dentre as várias opções as fundamentais são a definição do novo tamanho das imagens, seja percentual ou pelo número de pixels da largura e altura
 +  *  Feito isso basta clicar lá embaixo em "Seguir" para executar o redimensionamento das imagens
 +
 +O processo pode demorar um pouco se foram selecionadas muitas imagens e se forem imagens grandes.
  
 | {{arquivo:xnview-04-resize-ok.jpg?160x0}} | | {{arquivo:xnview-04-resize-ok.jpg?160x0}} |
-| [[http://cartola.org/fotos/index-201010.php?dir=Tutoriais/XnView/04-redimensionar|VEJA O VÍDEO TUTORIAL - REDIMENSIONANDO]] |+| [[http://vimeo.com/43203975|VEJA O VÍDEO TUTORIAL - REDIMENSIONANDO]] | 
 + 
 + 
 + 
 +====== Abrindo a foto num editor avançado ====== 
 + 
 + 
 +O XnView pode abrir os arquivos em outro programa. Isso passa a ser útil no momento em que você começa a usar o XnView como navegador e gosta de usar outro programa para edições mais complexas. Editores como o GIMP ou Photoshop não tem navegadores integrados como o XnView. O [[http://www.adobe.com/br/products/photoshop-lightroom.html|Lightroom]] já possui. 
 + 
 +Se quisermos, por exemplo, associar o GIMP (Gnu Image Manipulation Program) a uma tecla de atalho para levarmos a foto pra ele sempre que quisermos fazer uma edição mais elaborada da imagem, podemos fazer assim: 
 + 
 +  *  Na tela de navegação do XnView clique com o botão direito do mouse sobre uma imagem 
 +  *  No menu que se abre selecione "Abrir com / Adicionar Programa" 
 +  *  Na janela que se abre, selecione o arquivo correspondente ao programa desejado 
 +    *  Pra isso é preciso saber onde o programa está instalado e qual o arquivo pelo qual o programa é chamado 
 +  *  Ao finalizar a seleção o programa será associado a uma tecla de atalho 
 +    *  Caso não haja nenhum programa anteriormente selecionado, o programa assumirá o atalho Alt+1 
 + 
 +Depois desse processo basta selecionar a imagem desejada e teclar Alt+1 ou selecionar o programa com o botão direito do mouse.
  
xn_view_-_organizando_e_ajustando_fotos.1337617870.txt.gz · Última modificação: 2012/05/21 13:31 por cartola