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warzone_2100

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warzone_2100 [2020/06/16 11:53] cartolawarzone_2100 [2020/08/24 09:58] (atual) – [Introdução] cartola
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 Trata-se de um jogo de estratégia de guerra em tempo real. Isso quer dizer que você tem que pensar na sua estratégia, e podem ser muitas variáveis, e tem que agir rápido, senão não consegue mais recuperar o tempo perdido. Trata-se de um jogo de estratégia de guerra em tempo real. Isso quer dizer que você tem que pensar na sua estratégia, e podem ser muitas variáveis, e tem que agir rápido, senão não consegue mais recuperar o tempo perdido.
 +Comparado a outros jogos de estratégia em tempo real, há um grande foco em artilharia, radar e tecnologias de contra-ataque, uma enorme árvore de pesquisa de tecnologia e um sistema de design de veículos.
  
-==== Elementos do jogo ====+==== Referências ==== 
 + 
 +  * [[http://wz2100.net/|Site oficial]] 
 +  * [[http://bruh.software/wz/old/history0.html#enc|Ranking dos jogadores]] 
 + 
 + 
 +===== Elementos do jogo =====
  
 O jogo se baseia em partidas ou em campanhas. As partidas são jogadas num mapa fixo, escolhidos antes da partida iniciar. A campanha é jogada num mapa mais dinâmico, com missões que vão evoluindo. Vou falar aqui das partidas, mas os elementos valem para ambos. O jogo se baseia em partidas ou em campanhas. As partidas são jogadas num mapa fixo, escolhidos antes da partida iniciar. A campanha é jogada num mapa mais dinâmico, com missões que vão evoluindo. Vou falar aqui das partidas, mas os elementos valem para ambos.
  
-  Poço de petróleo: espalhados pelo mapa. Você deve encontrá-los e construir um poço sobre eles para poder obter energia. Cada poço se associa automaticamente a uma usina de energia. +  * **Poço de petróleo:** espalhados pelo mapa. Você deve encontrá-los e construir um poço sobre eles para poder obter energia. Cada poço se associa automaticamente a uma usina de energia. 
-  Centro de pesquisa: você pode construí-los em qualquer lugar do mapa. O ideal é o mais distante possível do inimigo. A não ser que o mapa venha com mais, seu limite é de 5 centros. Pesquise o tempo todo, senão sua tecnologia ficará inferior a dos inimigos. +  * **Centro de pesquisa:** você pode construí-los em qualquer lugar do mapa. O ideal é o mais distante possível do inimigo. A não ser que o mapa venha com mais, seu limite é de 5 centros. Pesquise o tempo todo, senão sua tecnologia ficará inferior a dos inimigos. O Warzone possui mais de 400 pesquisas possíveis. Para usar uma coisa, antes você precisa pesquisá-la. Para pesquisar é preciso um centro de pesquisa ([[https://betaguide.wz2100.net/structure.php?details_id=A0ResearchFacility|Research Facility]])
-  - Usina de energia: você pode construí-las em qualquer lugar do mapa. O ideal é o mais distante possível do inimigo. Cada usina suporta 4 poços e você pode ter no máximo 10 usinas, exceto se o mapa já vier com mais construídas+  * **Gerador de energia:** você pode construí-los em qualquer lugar do mapa. O ideal é o mais distante possível do inimigo. Cada gerador suporta 4 poços e você pode ter no máximo 10 geradores, exceto se o mapa já vier com mais de 10 construídos
-  - Fábrica de tanques: você terá que construí-las. O ideal é que estejam protegidas, mas se construir tanques muito lentos pode optar por colocá-las mais avançadas. +  * [[https://betaguide.wz2100.net/structure.php#base_struc_header|Fábricas]]: 
-  - Fábrica de robôs: você terá que construí-las e tente colocar em locais protegidos. Robôs andam rápido, as fábricas não precisam estar perto do inimigo, mas pode avança-las se o mapa for muito grande, idealmente ainda mantendo-as protegidas. +    * de tanques: ideal é que estejam protegidas, mas se construir tanques muito lentos pode optar por colocá-las mais avançadas. Construa ela com 3 módulos assim que possível
-  Artilharia+    de robôs: tente colocar em locais protegidos. Robôs andam rápido, as fábricas não precisam estar perto do inimigo, mas pode avança-las se o mapa for muito grande, idealmente ainda mantendo-as protegidas 
 +    * de aviões: essas com certeza podem ficar o mais longe possível dos inimigos sempre, já que os aviões não vão demorar a percorrer todo o mapa, mesmo em mapas grandes. Construa ela com 3 módulos assim que possível
 +  * [[https://betaguide.wz2100.net/structure.php#arty_header|Artilharia]]: são algumas das armas fixas que você pode construir. A vantagem é que são de longo alcance e podem fazer a diferença no jogo, tanto a seu favor como contra. 
 + 
 +===== Sequência do jogo ===== 
 + 
 +Aqui a sequência do que costumo fazer numa partida contra a máquina: 
 + 
 +  - Escolha o mapa e o nível de tecnologia inicial (T1, T2 ou T3). Eu gosto de jogar no T3 e vou falar sobre ele nos próximos itens 
 +  - Inicie o jogo 
 +  - Como adversário o melhor é o Nullbot no nível "Insane" 
 +  - Iniciada a partida logo seleciono todos os tanques construtores com Ctrl+W e marco eles como um grupo com Ctrl+0 (grupo zero) 
 +  - Construções iniciais: 
 +    - Usando Shift ou Ctrl ao de clicar onde construir você pode programar uma sequência de coisas a serem construídas 
 +    - Construir o [[https://betaguide.wz2100.net/structure.php#base_struc_header|Command Center]] 
 +    - Construir dois [[https://betaguide.wz2100.net/structure.php?details_id=A0ResearchFacility|centros de pesquisa]] 
 +    - Construir um ou dois Geradores de Energia (dependendo de quantos poços já estiverem à vista) 
 +    - Construir duas fábricas de robôs 
 +  - Feitas as construções iniciais: 
 +    - Uma das fábricas vai fazer robôs construtores indefinidamente ([[https://betaguide.wz2100.net/design.php?body_id=CyborgLightBody&propulsion_id=CyborgLegs&turret1_id=CyborgSpade|Combat engineer]]) 
 +    - A outra vai fazer robôs granadeiros ([[https://betaguide.wz2100.net/weapons.php?details_id=Cyb-Wpn-Grenade|Cyborg Grenade Weapon]]) indefinidamente 
 +    - Um dos centros de pesquisa vai pesquisar [[https://betaguide.wz2100.net/structure.php?details_id=Emplacement-RotHow|Hellstorm Emplacement]] ([[https://betaguide.wz2100.net/Research.php?tree=1&component_id=Emplacement-RotHow|sua árvore de pesquisa]]) 
 +    - O outro vai pesquisar o próximo nível de centro de pesquisa ([[https://betaguide.wz2100.net/Research.php?details_id=R-Struc-Research-Upgrade07|Neural Synapse Research Brain]] - sétimo de um total de 9 níveis) 
 +  - Coloco as fábricas para entregar os robôs em locais estratégicos. Por exemplo, o local mais distante onde pretendo construir poços e defesas. Escolho isso na análise inicial do mapa, antes de iniciar a partida. Tento pegar a minha parte do mapa. Por exemplo, num mapa de 4 tento pegar pelo menos 1/4 do mapa ou tomar conta de um ponto central com poços, se existir um. 
 +  - A medida que os construtores vão sendo fabricados tento definir grupos deles, para ter ao final 3 grupos: grupo zero, nove e oito. Guardo grupos iniciando no 1 para atacar. 
 +  - Vou construindo poços e geradores a medida que preciso 
 +  - Vou prosseguindo nas pesquisas visando: 
 +    - Scourge missile e suas evoluções até o Archangel Missile (que as vezes nem pesquiso se o jogo acaba antes) 
 +    - Seraph Missile Array eu não uso, mas é pré-requisito pro Archangel Missile 
 +    - Evoluções do Hotwizer para fortalecer e aumentar alcance do Hellstorm Emplacement 
 + 
 +==== Onde obter mais mapas ==== 
 +  - https://cartola.org/arquivos/wzmaps.html 
 +  - https://warzone2100.pro/wzfile/maps/Packed_maps/ 
 +  - https://wz2100.euphobos.ru/maps/ 
 + 
 +===== Sequências de Pesquisa ===== 
 + 
 +A essa altura você já deve ter notado que um dos segredos é decorar linhas de pesquisa. Há vários elementos que podem ser pulados numa sequência com objetivo de chegar a um determinado item. Por exemplo, pra chegar no Scourge Missile é preciso passar pelo Lancer AT Rochet e seus aprimoramentos, mas não é preciso pesquisar todos os seus aprimoramentos para chegar lá. Pesquisar todos será uma perda de tempo e o rival vai acabar ficando mais forte. O tempo perdido em qualquer etapa nesse jogo em geral não se recupera e implica muitas vezes em perder o jogo. 
 + 
 +Claro que tem muitas possibilidades numa árvore de pesquisa com mais de 400 itens e percebo que as vezes jogadores preferem armas diferentes. 
 + 
 +Listo aqui o que preferi ou dicas que peguei. Não são necessariamente linhas vencedoras. 
 + 
 +==== T1 ==== 
 +  - Seguir a linha de pesquisa por Machine Gun e Cannon 
 +  - Pesquisar rate of fire de Machine Gun apenas até aparecer [[https://betaguide.wz2100.net/Research.php?tree=1&component_id=MG4ROTARYMk1|Assault Gun]] (amarela) 
 +  - Primeira "mira" de Cannon até aparecer Velocity 
 +  - Continuar danos de Cannon até aparecer [[https://betaguide.wz2100.net/Research.php?tree=1&component_id=RailGun1Mk1|Perfuratriz (Needle Gun)]] 
 +  - Sempre pesquisar armadura de Cyborg para alcançar [[https://betaguide.wz2100.net/Research.php?tree=1&component_id=CyborgHeavyBody|Cyborg Heavy Body]] 
 + 
 +Rascunho: 
 + 
 +hvc + dano de cannon\\ 
 +aramdura de borg\\ 
 +1 sensor logo após hvc (o ideal é pesqusiar 2 sensor ao longo de t1/t2 pra abrir perfuratriz\\ 
 +canhão pesado você precisa ter um bom domínio de jogo pra usar\\ 
 +os top usam canhão pesado com mortar pesado\\ 
 +tem vários caminhos, se for pra canhão pesado pode ser melhor não focar em mg\\ 
 +quando está jogando com cannon, as duas coisas mais importantes que nao pode parar de pesquisar e nem atrasar é dano de cannon e upgrade de res (essa em qualquer estratégia não pode parar nem atrasar)\\ 
 +tem que estar ciente que cannon tem desvantagem contra borg, a menos que vc use canhao medio ou canhao pesado que tem dano local com raio maior\\ 
 +a tendencia dos melhores jogadores nos ultimos tempos é tentar vencer já em t1/t2 
 +18:35 
 +então vc tem que ter um caminho pra estar forte em t1/t2 sem ficar pra trás caso o jogo chegue em t3 
 +18:35 
 +mg + cannon é o caminho mais fácil pra estar forte em t1/t2 
 +18:35 
 +o problema é que lá em t3 mg não serve mais....vc perde toda a pesquisa, saca 
 +18:36 
 +eu particularmente quando chega perto de t3 já uso laser + perfuratriz, se estiver jogando com cannon 
 +==== T3 ==== 
 + 
 +===== Cola (Cheat Sheet) ===== 
 + 
 +Na internet é bem comum o compartilhamento de atalhos de teclado para qualquer coisa. Compartilho aqui os atalhos de teclado que eu uso. 
 + 
 +Fonte: [[https://betaguide.wz2100.net/keyboard_shortcuts.html|Warzone 2100 Guide - Keyboard Shortcuts]]
  
 +As letras serão mostradas sempre em maiúsculas, mas não é preciso usar o Shift se isso não estiver sinalizado.
  
 +  - **Ctrl + Enter:** Abre campo para envio de mensagem apenas para aliados
 +  - **Enter:** Abre campo para envio de mensagens para todos
 +  - **Ctrl + W:** Seleciona todos os veículos com rodas (wheels)
 +  - **Ctrl + U:** Seleciona todas as unidades
 +  - **Ctrl + A:** Seleciona todas as unidades de ataque
 +  - **Ctrl + Z:** Seleciona todas as unidades do mesmo tipo da(s) que estiver(em) selecionada(s)
 +  - **Duplo clique no mouse:** Seleciona todas unidades semelhantes à clicada
 +  - **R:** Retornar à base
 +  - **Ctrl + R:** Retornar para reciclagem (caso queira se desfazer das unidades)
  
 ====== Compilando ====== ====== Compilando ======
warzone_2100.1592319238.txt.gz · Última modificação: 2020/06/16 11:53 por cartola