Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ti_publica:freecad

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ti_publica:freecad [2023/03/19 13:02] – [Modelando Peças] cartolati_publica:freecad [2023/09/08 11:54] (atual) – [Conceitos importantes] cartola
Linha 3: Linha 3:
 ===== Introdução ===== ===== Introdução =====
  
-O [[https://www.freecadweb.org/|FreeCAD]] é um [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre|software livre]] para modelagem 3D com capacidade de modelagem parametrizada e capaz também de realizar Análises de Elementos Finitos, criar desenhos 2D e exportar seus dados, como quantidades ou listas de materiais.+O [[https://www.freecadweb.org/|FreeCAD]] é um [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre|software livre]] para modelagem 3D com capacidade de modelagem parametrizada e capaz também de realizar Análises de Elementos Finitos, criar desenhos 2D e exportar seus dados, como quantidades ou listas de materiais. Além disso o FreeCAD é feito de modo a poder ser [[https://wiki.freecad.org/FreeCAD_Scripting_Basics/pt-br|completamente operado via programação python]].
  
 {{ :ti_publica:freecad-feature-06.png?nolink&400 |}} {{ :ti_publica:freecad-feature-06.png?nolink&400 |}}
  
 ===== Comparação com Outras Ferramentas ===== ===== Comparação com Outras Ferramentas =====
 +
 +Em termos gerais as ferramentas são pouco comparáveis. Já usei Blender e OpenSCAD e ambas são bem diferentes entre si e bem diferentes do FreeCAD. De qualquer forma vou tentar comparar estritamente em relação à confecção de peças 3D para impressão.
  
 Outras ferramentas que já usei: Outras ferramentas que já usei:
Linha 48: Linha 50:
  
 O FreeCAD fica bem fácil de usar modelando também a partir de desenhos 2D com o **"Sketcher"**. O FreeCAD fica bem fácil de usar modelando também a partir de desenhos 2D com o **"Sketcher"**.
-===== Modelando Peças ===== 
  
-A partir de certo momento achei mais produtivo traduzir os tutoriais originais do que fazer o meu próprio. Como ainda não tenho permissão no wiki original do FreeCAD, adianto a tradução [[tmp:tuto_freecad|numa página aqui]]. +===== Modelando Peças =====
-==== A partir de um modelo primitivo ====+
  
-Uma maneira de começar uma peça é a partir de um modelo primitivo: um cubo, cilindro, esfera, etc.+Daqui em diante ao invés de escrever minha própria documentação resolvi contribuir com o projeto traduzindo tutoriais. Dessa forma vou fazer aqui apenas referências aos mesmos e criar alguns tópicos que usarei para ministrar palestras sobre o tema.
  
-Vamos modelar a peça abaixo a partir de um cubo.+==== Conceitos básicos ====
  
-  * Selecione a bancada **"Part"** +Existem maneiras diferentes pra chegar no mesmo resultado e isso não é uma peculiaridade do FreeCAD, mas uma característica de todo software de modelagem 3D com o qual já trabalhei.
-  * Na barra de ferramenta de sólidos clique no cubo:+
  
-{{ :ti_publica:freecad-toolbar-solids.jpg?direct |}}+É possível, por exemplo, trabalhar com sólidos básicos como cubo, cilindro, cone, esfera e a partir dele ir juntando ou subtraindo um do outro pra chegar num modelo. Esse método é chamado de [[https://wiki.freecad.org/Constructive_solid_geometry/pt-br|Geometria Sólida Construtiva]] e será a primeira maneira abortada aqui através do primeiro tutorial.
  
-  * No painel da esquerda, selecione a aba "Model" +==== Tutoriais recomendados para começar  ====
-    * dentro dela selecione o cubo em "Cube" +
-    * lá embaixo, em "Properties" acerte as medidas do cubo +
-{{ :ti_publica:freecad-left_panel-cube.jpg?direct |}}+
  
-  * Selecione maior lateral da peça e alterne pra bancada **"Part Design"**+Com esses três tutoriais mostrando criação de uma mesma peça de formas diferentes já é possível ter uma noção inicial do software. 
 +  * [[https://wiki.freecad.org/Creating_a_simple_part_with_Part_WB/pt-br|Criando uma peça simples com a bancada Part]] 
 +  [[https://wiki.freecad.org/Creating_a_simple_part_with_PartDesign/pt-br|Criando uma peça simples com Part Design]] 
 +  [[https://wiki.freecad.org/Creating_a_simple_part_with_Draft_and_Part_WB/pt-br|Criando uma peça simples com as bancadas Draft e Part]]
  
-  * Em seguida acerte o zoom pra ver a peça inteira na tela: +==== Conceitos importantes ====
-    * clique pra abrir o menu de perspectiva no canto superior direito do espaço de trabalho +
-    * selecione "Zoom to fit"+
  
-{{ :ti_publica:freecad-zoom_select.jpg?direct |}}+  * Parametrizar peças com planilha - [[https://wiki.freecad.org/Spreadsheet_Workbench/pt-br|Bancada de trabalho Spreadsheet]] 
 +  * Modelar peça baseando-se em foto 
 +    * Obsoleto[[https://wiki.freecad.org/Image_Workbench/pt-br|Bancada de trabalho Imagem]] (v 0.20 ou anteriores) 
 +    * Atuais: [[https://wiki.freecad.org/Std_Import/pt-br|Função Importar]] ou [[https://wiki.freecad.org/Std_ViewLoadImage/pt-br|Comando Exibir Carregar Imagen]] 
 +  * Modelar textos 
 +  * Modelar engrenagens 
 +  * Modelar roscas e hélices 
 +  * Modelar criando curvas a partir de bitmaps (ex: logos a partir de fotos) com Inkscape
  
-  * Selecione a maior lateral da peça e alterne pra bancada **"Part Design"** +====== Alterando peças ======
-  * Neste momento a tela deve ficar como na figura abaixo+
  
-{{ :ti_publica:freecad-toda_janela_lateral_peca.jpg?direct&400 |}}+Muitas vezes pegamos peças prontas e queremos ajustar algumas medidas ou fazer pequenas modificações. O FreeCAD permite a importação de STL e alteração da peça.
  
-  * Vamos fazer um desenho na face selecionada+  * [[https://wiki.freecad.org/Import_from_STL_or_OBJ/pt-br|Tutorial de importação de STL/OBJ]] 
-    Clique em "Create sketch", no painel da esquerda, na aba "Tasks" dentro de "Face tools" +  [[https://www.youtube.com/watch?v=Ejt4MXyZmgY|Como importar um STL e alterar no FreeCAD]] 
-==== Com a Bancada Part ====+  * [[https://www.youtube.com/watch?v=5lwENZeNiNg&t=343s|Como editar STL no FreeCAD]]
  
-==== Com a Bancada Part Design ====+Para algumas modificações, porém, o [[ti_publica:blender_how_to|Blender]] é mais eficiente, pois nos permite mais facilmente, por exemplo, alterar tamanhos e posições da peça selecionando parte dela através de seus vértices, arestas ou faces. Os arquivos STL e OBJ são arquivos de malhas e o FreeCAD é um editor de sólidos. O Blender é um editor de malhas.
  
 +Principais cuidados ao importar um STL para editar:
 +  * Verificar a malha
 +  * Transformar em sólido antes de fazer alterações
  
 +Para alinhar
 +  * Bancada Manipulator
 +  * Bancada A2plus
ti_publica/freecad.1679241779.txt.gz · Última modificação: 2023/03/19 13:02 por cartola