Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ti_publica:freecad

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
ti_publica:freecad [2023/03/18 16:23] – [Modelando Peças] cartolati_publica:freecad [2023/09/01 15:32] – [Alterando peças] cartola
Linha 3: Linha 3:
 ===== Introdução ===== ===== Introdução =====
  
-O [[https://www.freecadweb.org/|FreeCAD]] é um [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre|software livre]] para modelagem 3D com capacidade de modelagem parametrizada e capaz também de realizar Análises de Elementos Finitos, criar desenhos 2D e exportar seus dados, como quantidades ou listas de materiais.+O [[https://www.freecadweb.org/|FreeCAD]] é um [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre|software livre]] para modelagem 3D com capacidade de modelagem parametrizada e capaz também de realizar Análises de Elementos Finitos, criar desenhos 2D e exportar seus dados, como quantidades ou listas de materiais. Além disso o FreeCAD é feito de modo a poder ser [[https://wiki.freecad.org/FreeCAD_Scripting_Basics/pt-br|completamente operado via programação python]].
  
 {{ :ti_publica:freecad-feature-06.png?nolink&400 |}} {{ :ti_publica:freecad-feature-06.png?nolink&400 |}}
  
 ===== Comparação com Outras Ferramentas ===== ===== Comparação com Outras Ferramentas =====
 +
 +Em termos gerais as ferramentas são pouco comparáveis. Já usei Blender e OpenSCAD e ambas são bem diferentes entre si e bem diferentes do FreeCAD. De qualquer forma vou tentar comparar estritamente em relação à confecção de peças 3D para impressão.
  
 Outras ferramentas que já usei: Outras ferramentas que já usei:
Linha 48: Linha 50:
  
 O FreeCAD fica bem fácil de usar modelando também a partir de desenhos 2D com o **"Sketcher"**. O FreeCAD fica bem fácil de usar modelando também a partir de desenhos 2D com o **"Sketcher"**.
-===== Modelando Peças ===== 
  
-==== A partir de um modelo primitivo ====+===== Modelando Peças =====
  
-Uma maneira de começar uma peça é a partir de um modelo primitivo: um cubo, cilindro, esfera, etc.+Daqui em diante ao invés de escrever minha própria documentação resolvi contribuir com o projeto traduzindo tutoriais. Dessa forma vou fazer aqui apenas referências aos mesmos e criar alguns tópicos que usarei para ministrar palestras sobre o tema.
  
-Vamos modelar a peça abaixo a partir de um cubo.+==== Conceitos básicos ====
  
-  * Selecione a bancada **"Part"** +Existem maneiras diferentes pra chegar no mesmo resultado e isso não é uma peculiaridade do FreeCAD, mas uma característica de todo software de modelagem 3D com o qual já trabalhei.
-  * Na barra de ferramenta de sólidos clique no cubo:+
  
-{{ :ti_publica:freecad-toolbar-solids.jpg?direct |}}+É possível, por exemplo, trabalhar com sólidos básicos como cubo, cilindro, cone, esfera e a partir dele ir juntando ou subtraindo um do outro pra chegar num modelo. Esse método é chamado de [[https://wiki.freecad.org/Constructive_solid_geometry/pt-br|Geometria Sólida Construtiva]] e será a primeira maneira abortada aqui através do primeiro tutorial.
  
-  * No painel da esquerda, selecione a aba "Model" +==== Tutoriais recomendados para começar  ====
-    * dentro dela selecione o cubo em "Cube" +
-    * lá embaixo, em "Properties" acerte as medidas do cubo +
-{{ :ti_publica:freecad-left_panel-cube.jpg?direct |}}+
  
-  * Selecione maior lateral da peça e alterne pra bancada **"Part Design"**+Com esses três tutoriais mostrando criação de uma mesma peça de formas diferentes já é possível ter uma noção inicial do software. 
 +  * [[https://wiki.freecad.org/Creating_a_simple_part_with_Part_WB/pt-br|Criando uma peça simples com a bancada Part]] 
 +  [[https://wiki.freecad.org/Creating_a_simple_part_with_PartDesign/pt-br|Criando uma peça simples com Part Design]] 
 +  [[https://wiki.freecad.org/Creating_a_simple_part_with_Draft_and_Part_WB/pt-br|Criando uma peça simples com as bancadas Draft e Part]]
  
-  * Em seguida acerte o zoom pra ver a peça inteira na tela: +==== Conceitos importantes ====
-    * clique pra abrir o menu de perspectiva no canto superior direito do espaço de trabalho +
-    * selecione "Zoom to fit"+
  
-{{ :ti_publica:freecad-zoom_select.jpg?direct |}}+  * Parametrizar peças com planilha - [[https://wiki.freecad.org/Spreadsheet_Workbench/pt-br|Bancada de trabalho Spreadsheet]] 
 +  * Modelar peça baseando-se em foto 
 +    * Obsoleto[[https://wiki.freecad.org/Image_Workbench/pt-br|Bancada de trabalho Imagem]] (v 0.20 ou anteriores) 
 +    * Atuais: [[https://wiki.freecad.org/Std_Import/pt-br|Função Importar]] ou [[https://wiki.freecad.org/Std_ViewLoadImage/pt-br|Comando Exibir Carregar Imagen]] 
 +  * Modelar textos 
 +  * Modelar engrenagens 
 +  * Modelar roscas e hélices
  
-  * Selecione a maior lateral da peça e alterne pra bancada **"Part Design"** +====== Alterando peças ======
-  * Neste momento a tela deve ficar como na figura abaixo+
  
-{{ :ti_publica:freecad-toda_janela_lateral_peca.jpg?direct&400 |}}+Muitas vezes pegamos peças prontas e queremos ajustar algumas medidas ou fazer pequenas modificações. O FreeCAD permite a importação de STL e alteração da peça.
  
-  * Vamos fazer um desenho na face selecionada+  * [[https://wiki.freecad.org/Import_from_STL_or_OBJ/pt-br|Tutorial de importação de STL/OBJ]] 
-    Clique em "Create sketch", no painel da esquerda, na aba "Tasks" dentro de "Face tools" +  [[https://www.youtube.com/watch?v=Ejt4MXyZmgY|Como importar um STL e alterar no FreeCAD]] 
-==== Com a Bancada Part ====+  * [[https://www.youtube.com/watch?v=5lwENZeNiNg&t=343s|Como editar STL no FreeCAD]]
  
-==== Com a Bancada Part Design ====+Para algumas modificações, porém, o [[ti_publica:blender_how_to|Blender]] é mais eficiente, pois nos permite mais facilmente, por exemplo, alterar tamanhos e posições da peça selecionando parte dela através de seus vértices, arestas ou faces. Os arquivos STL e OBJ são arquivos de malhas e o FreeCAD é um editor de sólidos. O Blender é um editor de malhas.
  
 +Principais cuidados ao importar um STL para editar:
 +  * Verificar a malha
 +  * Transformar em sólido antes de fazer alterações
  
 +Para alinhar
 +  * Bancada Manipulator
 +  * Bancada A2plus
ti_publica/freecad.txt · Última modificação: 2023/09/08 11:54 por cartola