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ti_publica:blender_how_to

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ti_publica:blender_how_to [2019/11/26 10:25]
cartola [Objeto Circular Baseado num Perfil]
ti_publica:blender_how_to [2020/05/17 14:29]
cartola [Fechando buracos num objeto]
Linha 159: Linha 159:
     * Não pode haver furos no objeto     * Não pode haver furos no objeto
   * Colocar e consultar medidas no blender não é padrão   * Colocar e consultar medidas no blender não é padrão
 +
 +===== Perspectiva =====
 +
 +Pra peças técnicas o mais adequado em geral é a perspectiva ortográfica. A que vem, por padrão, no Blender é a que usa ponto de fuga, que é um pouco mais realista e em geral adequada a outros trabalhos.
 +
 +Pra trocar de perspectiva use a tecla **5** do teclado numérico (ou do teclado comum se tiver ativado a simulação de teclado numérico, como em geral se faz num notebook).
 +
 +**Nota no Blender 2.8:** ele troca automaticamente de perspectiva quando ativamos os pontos de vista ortogonais de visão fronta, lateral, etc, com as teclas 1, 3, 7, etc. Para desativar esse comportamento, que faz ele sair toda vez da perspectiva ortogonal, temos que ir em Edit > Preferences > Janela Navigation e desativar "Auto perspective".
  
 ===== Fechando buracos num objeto ===== ===== Fechando buracos num objeto =====
Linha 323: Linha 331:
 No exemplo o objeto do afunilamento pode ter ficado estranho, mas pense em fazer um cone, por exemplo. Esse afunilamento pode ajudar a dar um formato bem interessante a esse afunilamento. No exemplo o objeto do afunilamento pode ter ficado estranho, mas pense em fazer um cone, por exemplo. Esse afunilamento pode ajudar a dar um formato bem interessante a esse afunilamento.
  
 +===== Compondo objetos inclinados entre si =====
 +
 +Há dois problemas pra fazer esse tipo de coisa:
 +  * Alinhar os objetos em relação a planos inclinados
 +  * Compor os objetos sem deixar itens (faces, eixos, bordas) internos
 +E ainda: como fazer isso mantendo medidas precisas nos objetos.
 +
 +Alinhando objetos inclinados:
 +  * Primeiro instale [[https://github.com/egtwobits/mesh_mesh_align_plus/releases|o add-on "Mesh align plus"]]
 +    * Instale a versão 4.0 (arquivo python único) no Blender 2.7x
 +    * Ative o add-on e note o menu que é criado nas abas verticais à esquerda
 +  * Selecione a face do objeto que vai ser movido
 +  * Nas ferramentas "Mesh align plus", em "Quick Align Lines", clique no botão ao lado de "Grab Source" (com o mouse em cima aparece "Grab normal coordinates..."
 +  * Saia do modo de edição, selecione o outro objeto e, de volta no modo de edição selecione a face desejada
 +  * Nas ferramentas "Mesh align plus" clique no botão ao lado de "Grab Destination" para selecionar a normal da face
 +  * Volte ao modo de objetos, selecione o objeto que será movido e, nas ferramentas, clique no botão "Object" abaixo de "Apply to:"
 +
 +Isso terá alinhado os objetos a partir de seus planos inclinados entre si. Para impressão 3D é importante que o objeto seja único, então pensamos logo na união booleana deles, que tem problemas com operações com planos tangentes. O ideal, então, é que um dos planos seja movido, estendendo uma das peças, de modo que elas "se cruzem".
 +
 +Movendo o plano na direção da sua normal:
 +  * No modo de edição selecione a face desejada
 +  * Na parte inferior da janela, sobre a linha do tempo, ao lado dos ícones de seleção de vértices, bordas ou faces, há uma caixa escrito "Global". Troque para "Normal" e as transformações passarão a ocorrer em relação à normal do objeto selecionado
 +  * O plano cartesiano já se desloca e gira
 +  * Para a operação ir na direção da normal, porém, é necessário apertar o **Z** duas vezes, por exemplo: **GZZ**
 +    * O primeiro **Z** irá na direção do **Z** global
 +    * Após o segundo **Z** vai finalmente em direção à normal
  
 +Essa operação permitirá, então, deslocar um dos planos para que:
 +  * a união das peças não deixe elementos internos
 +  * a posição e tamanho das peças originais se mantenham
 ======= Extras ======= ======= Extras =======
  
ti_publica/blender_how_to.txt · Última modificação: 2020/05/22 11:48 por cartola