Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ti_publica:blender_how_to

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisãoAmbos lados da revisão seguinte
ti_publica:blender_how_to [2019/04/02 20:38] cartolati_publica:blender_how_to [2019/11/26 10:25] – [Objeto Circular Baseado num Perfil] cartola
Linha 3: Linha 3:
  
 **Nota**\\ as teclas de comando serão mostradas em maiúsculo, mas só é para usar o **Shift** quando realmente ele for especificado, como **Shift + S**, por exemplo. **Nota**\\ as teclas de comando serão mostradas em maiúsculo, mas só é para usar o **Shift** quando realmente ele for especificado, como **Shift + S**, por exemplo.
 +
 +**Nota sobre versões do Blender:**\\ quando fiz essa página o blender ainda estava na linha das versões 2.7x. Com as versões 2.8x muita coisa mudou e várias dicas aqui não servem mais. Enquanto essa nota estiver presente o mais interessante é usar a [[https://download.blender.org/release/Blender2.79/|última versão das 2.7x, a 2.79]].
  
 Referências: Referências:
Linha 19: Linha 21:
  
 Esse é o nome em inglês para uma guia de referência de alguma coisa. Traz o resumo, em geral de atalhos de teclado, de uso de um programa mais complicado. Já usei esse tipo de coisa pra aprender várias outras ferramentas de software, principalmente essas que tem tantos comandos diferentes, como o Blender. Você pode também procurar por Cheat Sheet no google e vai achar várias prontas, mas preferi fazer a minha, que será sempre um trabalho em andamento. Vou colocando aqui aos poucos os atalhos que me forem úteis. Esse é o nome em inglês para uma guia de referência de alguma coisa. Traz o resumo, em geral de atalhos de teclado, de uso de um programa mais complicado. Já usei esse tipo de coisa pra aprender várias outras ferramentas de software, principalmente essas que tem tantos comandos diferentes, como o Blender. Você pode também procurar por Cheat Sheet no google e vai achar várias prontas, mas preferi fazer a minha, que será sempre um trabalho em andamento. Vou colocando aqui aos poucos os atalhos que me forem úteis.
-**Notas + 
-**\\O que estiver entre colchetes [ ] é opcional. +**Notas**\\ 
-A barra vertical representa "ou"+O que estiver entre colchetes [ ] é opcional.\\ 
-LMB - Left Mouse Button = botão esquerdo do mouse. +A barra vertical (|) representa "ou".\\ 
-RMB - Right Mouse Button = botão direito do mouse. +LMB - Left Mouse Button = botão esquerdo do mouse.\\ 
-SMB - Scroll Mouse Button = rodinha do mouse. +RMB - Right Mouse Button = botão direito do mouse.\\ 
-NP0 - Numpad 0+SMB - Scroll Mouse Button = rodinha do mouse.\\ 
 +NP0 - Numpad 0\\
  
 **A**\\ **A**\\
 <tab>alterna seleção de todos/nenhum objeto\\ <tab>alterna seleção de todos/nenhum objeto\\
 +<tab>**No 2.8:** seleciona todos. Para nenhum: **Alt+A**\\
 **N**\\  **N**\\ 
 <tab>mostra menu adicional\\ <tab>mostra menu adicional\\
Linha 41: Linha 45:
 **Shift + C**\\ **Shift + C**\\
 <tab>volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela\\ <tab>volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela\\
 +**Shift + S**\\
 +<tab>move encaixando selecionado, cursor, grid (snap)\\
 **User preferences > Input options > Emulate numpad > Save user settings**\\ **User preferences > Input options > Emulate numpad > Save user settings**\\
 <tab>para computadores sem numpad\\ <tab>para computadores sem numpad\\
Linha 53: Linha 59:
 **Ctrl + U**\\ **Ctrl + U**\\
 <tab>salva o arquivo atual como arquivo inicial\\ <tab>salva o arquivo atual como arquivo inicial\\
 +<tab>**No 2.8:** Menu File / Defaults / Save Startup File
  
  
Linha 69: Linha 76:
 **Shift + D**\\ **Shift + D**\\
 <tab>duplica objeto\\ <tab>duplica objeto\\
-**Shift + S**\\ 
-<tab>move encaixando selecionado, cursor, grid (snap)\\ 
  
 ===== MODO DE EDIÇÃO ===== ===== MODO DE EDIÇÃO =====
Linha 102: Linha 107:
 **Ctrl + V -> Remove Doubles**\\ **Ctrl + V -> Remove Doubles**\\
 <tab>Remove vértices dobrados\\ <tab>Remove vértices dobrados\\
-**Ctrl + Tab**\\ 
-<tab>menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)\\ 
 **Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB**\\ **Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB**\\
 <tab>Corte em loop\\ <tab>Corte em loop\\
Linha 111: Linha 114:
 **G + G (G duas vezes)**\\ **G + G (G duas vezes)**\\
 <tab>Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)\\ <tab>Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)\\
 +**Ctrl + N**\\
 +<tab>Alinha as normais, acertando faces invertidas\\
 +**Alt + S**\\
 +<tab>Altera tamanho ao longo da normal das faces (bom para engrossar partes finas, por exemplo)
  
 ==== Seleção ==== ==== Seleção ====
  
 +**Ctrl + Tab**\\
 +<tab>menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)\\
 **C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo)**\\ **C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo)**\\
 <tab>Seleciona com círculo\\ <tab>Seleciona com círculo\\
Linha 141: Linha 150:
 ======= Procedimentos ======= ======= Procedimentos =======
  
 +====== Impressão 3D ======
  
 +Dicas e truques para modelagem de objetos para impressão 3D.
  
-===== Como colocar medidas precisas num objeto =====+  * Câmera e luz não são relevantes pois o objetivo não é renderizar 
 +  * Objeto tem que ser uma casca única: 
 +    * Não pode haver geometrias internas no objeto 
 +    * Não pode haver furos no objeto 
 +  * Colocar e consultar medidas no blender não é padrão
  
 +===== Fechando buracos num objeto =====
 +
 +Primeiro, para encontrar um buraco não óbvio você pode usar o **Shift + Ctrl + Alt + M**, que vai selecionar os lugares que precisam ser fechados (só funciona no modo de seleção de vértices ou arestas, no modo de edição).
 +
 +Opção 1:
 +  * Use **F** para fechar os buracos. Não confirmei na prática, mas me parece que esse método pode criar faces não planas.
 +
 +Opção 2:
 +  * Selecione vértices de 3 em 3 e use o **F** para criar faces triangulares, que serão necessariamente planas.
 +
 +Opção 3:
 +  * Primeiro selecione apenas um dos possíveis buracos encontrados ou não funcionará
 +  * Use **Ctrl+F** e selecione "Grid Fill" para criar várias faces fechando os buraccos, um a um
 +
 +**Por fim** teste se não há mais buracos com o **Shift + Ctrl + Alt + M**, usando em seguida um **G** e movendo o mouse, pra garantir que não há nada muito pequeno ou escondido selecionado.
 +===== Apresentando medidas com Measureit =====
 +
 +  * Vá no menu File / User Preferences
 +  * Na aba add-ons ative o add-on Measureit
 +  * Salve as preferências
 +  * Na aba Display aparecerá a ferremanta Measureit Tools
 +  * Vá no modo de edição e selecione um trecho (uma borda, um plano)
 +  * Marque "Show" e clique "Segm" para que a medida deste segmento seja mostrada
 +
 +===== Como colocar medidas precisas num objeto =====
  
 Blender 2.78 Blender 2.78
Linha 173: Linha 213:
 Para definir as medidas no modo de edição só [[https://github.com/ekaj2/MeshTools|usando esse add-on]]. Baixe e salve o arquivo .py e carregue nas preferências de usuário na aba "add-ons". Ativando esse add-on ele estará disponível no menu abaixo da visualização 3D em Mesh / Transforms / Set dimensions no modo de edição. Para definir as medidas no modo de edição só [[https://github.com/ekaj2/MeshTools|usando esse add-on]]. Baixe e salve o arquivo .py e carregue nas preferências de usuário na aba "add-ons". Ativando esse add-on ele estará disponível no menu abaixo da visualização 3D em Mesh / Transforms / Set dimensions no modo de edição.
  
 +===== Como criar atalhos personalizados de teclado =====
 +
 +Vamos exemplificar com o atalho para acessar o add-on para editar medidas, mostrado no item anterior (Mesh Tools / Set Dimensions). Essa função funciona no modo de edição. Antes de definir o atalho eu fui no modo de edição e testei o atalho **Ctrl + K**, verificando que ele não faz nada, então vou usá-lo, evitando conflito. Além disso verifiquei no menu Mesh / Transform que a função "set dimensions" está lá.
 +
 +
 +  * Nesse menu, clique com o botão direito do mouse e será possível adicionar um atalho. Nem toda função, porém, permite isso.
 +
 +Ao passar o mouse sobre a função no menu, vemos que o seu nome é "view3d.set_dimensions_mt". Esse nome será necessário para definir o atalho. Outro lugar onde esse nome aparece é no código fonte em Python do add-on, no valor da variável bl_idname (é, não é mole não!). Para definir o atalho então:
 +
 +  * Vá no menu File / User Preferences / Input e abra o "3D View" e depois o "3D View (Global)"
 +  * Role os itens para cima, acessando mais abaixo o botão "+ Add New"
 +  * No item "none" criado, vá mais à direita e clique no atalho atribuído para alterá-lo para "Ctrl+K"
 +  * Abra o item para poder definir as opções que se abrirão abaixo
 +  * No lugar do "none" coloque o ID da função "view3d.set_dimensions_mt"
 +  * Salve as preferências em "Save User Settings"
 +
 +**Nota:** se salvar o atalho no lugar errado (por exemplo, no caso foi salvo em 3D View) ele não aparecerá e não funcionará. Veja se está cadastrando no lugar certo. Pode tentar a forma fácil, com o mouse direito para adicionar num menu que permita, e assim descobrir onde o que te interessa fica.
  
 ===== Subtrair um objeto de outro ===== ===== Subtrair um objeto de outro =====
Linha 253: Linha 310:
 Isso pode ser entendido também como uma revolução circular de uma curva ou perfil. Isso pode ser entendido também como uma revolução circular de uma curva ou perfil.
  
-  *  Adicione um caminho **Shift + A** + Curve + Path (será o eixo da rotação do perfil) +  * Adicione um caminho **Shift + A** + Curve + Circle (será o caminho da rotação do perfil) 
-  *  Adicione um círculo (será caminho circularpderia ter outra forma) e afaste do centro +  * Adicione outra curva para perfilpor exemplo um outro círculo 
-  *  Selecione o caminho inicial reto +    * Diminua ele para sair de cima do primeiro 
-  *  No menu à direita, nas opções de curvas (ícone de curvas) clique em "Bevel Object" e selecione o círculo +    É interessante também mudar sua forma no modo de edição para não ficar circular 
-  *  Adicione mais um caminho ou curva de Bezier e afaste do centro +  Selecione o caminho inicial 
-   No menu da curva, na opção "Taper Object" selecione essa segunda curva +  * No menu à direita, nas opções de curvas (ícone de curvas) clique em "Bevel Object" e selecione o segundo objeto criado 
-   Faça os ajustes necessários na segunda curva para obter o formato desejado+  * Pode se usar outro caminho para afunilar a peça entre o início e o fim da revolução 
 +    * Adicione mais um caminho ou curva de Bezier e afaste do centro 
 +    * No menu da curva, na opção "Taper Object" selecione essa segunda curva 
 +    * Faça os ajustes necessários na segunda curva para obter o formato desejado 
 + 
 +No exemplo o objeto do afunilamento pode ter ficado estranho, mas pense em fazer um cone, por exemplo. Esse afunilamento pode ajudar a dar um formato bem interessante a esse afunilamento.
  
  
Linha 270: Linha 332:
 ======= A Fazer ======= ======= A Fazer =======
  
-  *  Como criar atalhos personalizados de teclado 
ti_publica/blender_how_to.txt · Última modificação: 2020/05/22 11:48 por cartola