ti_publica:blender_how_to
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ti_publica:blender_how_to [2019/02/07 14:55] – cartola | ti_publica:blender_how_to [2019/11/16 10:58] – [Procedimentos] cartola | ||
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Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | ======Blender How-To====== | ||
Já tentei aprender a usar o Blender em algumas ocasiões. Como não fico usando com frequência, | Já tentei aprender a usar o Blender em algumas ocasiões. Como não fico usando com frequência, | ||
Linha 26: | Linha 27: | ||
NP0 - Numpad 0 | NP0 - Numpad 0 | ||
- | **alterna seleção de todos/ | + | **A**\\ |
- | **mostrar menu adicional**\\ N | + | <tab>alterna seleção de todos/ |
- | **repetir última ação**\\ Shift + R | + | **N**\\ |
- | **repetir histórico**\\ F3 | + | < |
- | **desfazer | + | **Shift + R**\\ |
- | **refazer última ação**\\ F6 (não entendi bem diferença pra repetir última) | + | < |
- | **volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela**\\ Shift + C | + | **F3**\\ |
- | **para computadores sem numpad**\\ | + | < |
- | **alinhar | + | **Ctrl + Alt + Z**\\ |
- | **alterna visualização maciço X wireframe**\\ Z | + | < |
- | **alterna visualização de 4 pontos de vista X 1 ponto de vista**\\ Ctrl + Alt + Q | + | **F6 (não entendi bem diferença pra repetir última)**\\ |
- | **inclui modificador Subdivision Surface**\\ | + | < |
- | **salvar | + | **Shift + C**\\ |
+ | <tab>volta o cursor 3D para o centro, encaixando a cena na tela\\ | ||
+ | **User preferences > Input options > Emulate numpad > Save user settings**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **trl + Alt + NP0**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Z**\\ | ||
+ | <tab>alterna visualização maciço X wireframe\\ | ||
+ | **Ctrl + Alt + Q**\\ | ||
+ | <tab>alterna visualização de 4 pontos de vista X 1 ponto de vista\\ | ||
+ | **Ctrl + < 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Ctrl + U**\\ | ||
+ | < | ||
===== MODO OBJETO ===== | ===== MODO OBJETO ===== | ||
- | **adicionar objeto**\\ Shift + A | + | **Shift + A**\\ |
- | **mover | + | < |
- | **escalar | + | **G [ + X | + Y | + Z ] (dica: G = gravity e o uso de X, Y ou Z vai mover apenas ao longo do eixo selecionado)**\\ |
- | **alternar | + | < |
- | **unir objetos**\\ Ctrl + J | + | **S [ + X | + Y | + Z ]**\\ |
- | **duplicar objeto**\\ Shift + D | + | < |
- | **mover encaixando selecionado, | + | **TAB**\\ |
+ | < | ||
+ | **Ctrl + J**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Shift + D**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Shift + S**\\ | ||
+ | < | ||
===== MODO DE EDIÇÃO ===== | ===== MODO DE EDIÇÃO ===== | ||
- | **menu " | + | **W**\\ |
- | **menu " | + | <tab>menu " |
- | **menu " | + | **Ctrl + E**\\ |
- | **menu " | + | <tab>menu " |
- | **dividir | + | **Ctrl + F**\\ |
- | **adiciona face entre arestas selecionadas ou arestas entre vértices**\\ F | + | <tab>menu " |
- | **merge (une, colapsa) elementos (bom pra tirar duplicados sobrepostos)**\\ Alt + M - daí escolhe onde unir | + | **Ctrl + V**\\ |
- | **preenche (fill) entre seleções**\\ | + | <tab>menu " |
- | **criar borda arredondada | + | **Ctrl + T**\\ |
- | **bevel | + | < |
- | **cria borda em torno de faces**\\ I | + | **F**\\ |
- | **tesoura (cria faces pra cortar uma peça)**\\ K | + | <tab>adiciona face entre arestas selecionadas ou arestas entre vértices\\ |
- | **Subdividir um anel**\\ | + | **Alt + M - daí escolhe onde unir**\\ |
- | **Remove vértices dobrados**\\ Ctrl + V -> Remove Doubles | + | <tab>merge (une, colapsa) elementos (bom pra tirar duplicados sobrepostos)\\ |
- | **menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)**\\ Ctrl + Tab | + | **Ctrl + F (chama o menu) + Grid fill**\\ |
- | **Corte em loop**\\ | + | < |
- | adicionalmente SMB para aumentar o número de cortes | + | **Ctrl + B (roda do mouse para aumentar os segmentos, pode fazer em várias arestas ao mesmo tempo)**\\ |
- | **Removendo faces escurecidas**\\ | + | < |
- | **Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)**\\ G + G (G duas vezes) | + | **Shift + Ctrl + B**\\ |
+ | < | ||
+ | **I**\\ | ||
+ | <tab>cria borda em torno de faces\\ | ||
+ | **K**\\ | ||
+ | <tab>tesoura (cria faces pra cortar uma peça)\\ | ||
+ | **Com o mouse sobre o anel desejado -> Ctrl + R -> ajuste + LMB -> ajuste + Enter**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Ctrl + V -> Remove Doubles**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Ctrl + Tab**\\ | ||
+ | <tab>menu para escolher seleção (Vertex, Edge, Face)\\ | ||
+ | **Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB**\\ | ||
+ | < | ||
+ | <tab>adicionalmente SMB para aumentar o número de cortes | ||
+ | **Selecione os vértices + Alinhe as normais com Ctrl + N**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **G + G (G duas vezes)**\\ | ||
+ | <tab>Edge slide (anda com a aresta sobre a superfície onde ela está)\\ | ||
==== Seleção ==== | ==== Seleção ==== | ||
- | **selecionar com círculo**\\ | + | **C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo)**\\ |
- | **selecionar área**\\ B e em seguida mouse esq | + | < |
- | **Inverte**\\ Ctrl + I | + | **B e em seguida mouse esq**\\ |
- | **Seleciona conectados**\\ Após elemento selecionado -> Ctrl + L | + | < |
- | **Seleciona conectados**\\ Aperte L com o mouse flutuando sobre um elemento (Bom pra ver se está tudo ligado pra imprimir) | + | **Ctrl + I**\\ |
- | **Seleciona | + | < |
- | **Seleciona | + | **Após elemento selecionado -> Ctrl + L**\\ |
- | **Seleciona | + | <tab>Seleciona conectados\\ |
- | **Seleciona por semelhança (vários tipos de semelhança dependendo do tipo de seleção)**\\ | + | **Aperte L com o mouse flutuando sobre um elemento (Bom pra ver se está tudo ligado pra imprimir)**\\ |
- | **Seleciona o caminho mais curto até o próximo ponto**\\ Ctrl + RMB | + | <tab>Seleciona |
- | + | **após vértice ou aresta selecionada -> Menu Select / Edge Loop (Alt + Shift + RMB) e tem também o Edge Ring (Alt + Ctrl + RMB)**\\ | |
+ | <tab>Seleciona | ||
+ | **Ctrl + Numpad " | ||
+ | <tab>Seleciona | ||
+ | **Coloque no modo de seleção de vértices ou arestas -> Shift + Ctrl + Alt + M**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Shift + G**\\ | ||
+ | <tab>Seleciona por semelhança (vários tipos de semelhança dependendo do tipo de seleção)\\ | ||
+ | **Ctrl + RMB**\\ | ||
+ | <tab>Seleciona o caminho mais curto até o próximo ponto\\ | ||
===== MENU ===== | ===== MENU ===== | ||
Linha 96: | Linha 141: | ||
======= Procedimentos ======= | ======= Procedimentos ======= | ||
+ | ====== Impressão 3D ====== | ||
+ | |||
+ | Dicas e truques para modelagem de objetos para impressão 3D. | ||
+ | * Câmera e luz não são relevantes pois o objetivo não é renderizar | ||
+ | * Objeto tem que ser uma casca única: | ||
+ | * Não pode haver geometrias internas no objeto | ||
+ | * Não pode haver furos no objeto | ||
+ | * Colocar e consultar medidas no blender não é padrão | ||
===== Como colocar medidas precisas num objeto ===== | ===== Como colocar medidas precisas num objeto ===== |
ti_publica/blender_how_to.txt · Última modificação: 2020/05/22 11:48 por cartola