Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


luz_e_cor

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
luz_e_cor [2012/10/03 16:54]
francisco
luz_e_cor [2013/05/24 19:40] (atual)
cartola /* Luz e Cor */
Linha 1: Linha 1:
-Tirar fotografias é dominar a utilização de uma câmera fotográfica, analisar as cores e controlar a luz refletida pelo tema que, ao atravessar a lente de sua máquina forma imagens em um material sensível que é sensor +| Este material está em constante evolução. Caso não encontre que procura aqui ou tenha outras dúvidas ou críticas entre em contato pelo email: franciscoelima@gmail.com |
  
-Agora não esqueça que toda técnica tem que vir inspirada por poesia e muito suor para se transformar em arte. 
-  
  
-Se você pretende se tornar um bom fotógrafo procure exercitar diariamente esse ofício .  
-  
  
-Nem sempre com máquina acessórios...mas treinando seu olho, que é seu principal instrumento. +======= Luz Cor =======
  
-Observe a luz, as cores, à forma dos objetos, os movimentos, o contrastes dos assuntos, detalhes, expressões.  
-  
  
-Sem luz os olhos humanos não podem observar nem cornem forma, nem espaço ou movimento; na realidade ela é um pré-requisito para quase todas as atividades humanas é indispensável para fotografia. Afinal“foto grafar" vem do gregoe significa escrever com a luz+Tirar fotografias é dominar a utilização de uma câmera fotográficaanalisar as cores controlar luz refletida pelo tema queao atravessar a lente de sua máquinaforma imagens em um material sensível que é o sensor.
  
-Luz cor são como tijolo e cimento na construção da estrutura da imagem: estão intimamente ligados, e não existem um sem o outro na fotografia+Agora não esqueça que toda técnica tem que vir inspirada por poesia muito suor para se transformar em arte.
  
-A luz tem influência direta sobre nosso estado emocionalsendo contra parte visual do calore em conjunto com as cores, funcionam como geradoras sensações e emoçõescomo prazeragitaçãomedo ou relaxamento+Se você pretende se tornar um bom fotógrafo procure exercitar diariamente esse ofícionem sempre com máquina e acessórios... mas treinando seu olho, que é seu principal instrumento. Observe luz, as cores, a forma dos objetos, os movimentoso contrastes dos assuntosdetalhesexpressões.
  
-O excesso de iluminação por exemplo pode causar irritação em algumas pessoas. A ausência total de luz pode provocar medo ou pânico+Sem luz os olhos humanos não podem observar nem cor, nem forma, nem espaço ou movimento; na realidade ela é um pré-requisito para quase todas as atividades humanas e é indispensável para a fotografia, afinal, "foto grafar" vem do grego, e significa escrever com a luz.
  
-O azul se for claro nos lembra o céu , caso seja radiante podemos associar com um dia de verão talvez o prazer de um bom banho de mar. Se for escuro associamos com a noite, que para alguns pode lembrar descanso tranqüilidade para outros, medo. O verde pode lembrar a mata, o frescor do vento nas folhas .O vermelho, pode lembrar calor do fogo; se for escuro, sangue, que nos lembra dor ou até mesmo a morte.+Luz cor são como tijolo cimento na construção da estrutura da imagem: estão intimamente ligados não existem um sem outro na fotografia
  
-São tantas associações que essa listagem pode ser infinita.  +A luz tem influência direta sobre nosso estado emocional, sendo a contra parte visual do calor e, em conjunto com as cores, funcionam como geradoras de sensações emoções, como prazer, agitação, medo ou relaxamento. O excesso de iluminação por exemplo pode causar irritação em algumas pessoas. A ausência total de luz pode provocar medo ou pânico
-Ao se transformar em um bom fotógrafovocê vai descobrir que seu ofício é interpretar o mundo em termos de luz cor e traduzir para os outros em termos de imagens as emoções provocadas+
  
-**//Sugestão ://** +O azul, se for claro, nos lembra o céu, caso seja radiante podemos associar com um dia de verão e talvez o prazer de um bom banho de mar. Se for escuro associamos com a noite, que para alguns pode lembrar descanso e tranquilidade e, para outros, medo. O verde pode lembrar a mata, o frescor do vento nas folhas. O vermelho pode lembrar o calor do fogo. Se for escuro, sangue, que nos lembra dor ou até mesmo a morte. São tantas associações que essa listagem pode ser infinita. Ao se transformar em um bom fotógrafo, você vai descobrir que seu ofício é interpretar o mundo em termos de luz e cor e traduzir para os outros em termos de imagens as emoções provocadas.  
 + 
 +**//Sugestão://** 
  
   * Passe a observar no seu dia-a-dia a luz e as cores de tudo que circunda você e perceba a influência deles sobre seu estado emocional e o das outras pessoas.    * Passe a observar no seu dia-a-dia a luz e as cores de tudo que circunda você e perceba a influência deles sobre seu estado emocional e o das outras pessoas. 
Linha 62: Linha 57:
  
 Como vimos, a luz é a ferramenta principal da fotografia e é por isso que devemos entender que os tipos de luz que existem e controlar a iluminação sobre o assunto sendo fotografado.  Como vimos, a luz é a ferramenta principal da fotografia e é por isso que devemos entender que os tipos de luz que existem e controlar a iluminação sobre o assunto sendo fotografado. 
- 
-Veremos mais adiante a importância em distinguir os diferentes tipos de iluminação, uma vez que os fabricantes de filmes fotográficos criaram um tipo de filme para cada tipo de iluminação.  
  
 O contraste surge da diferença de reflexão de luz em um mesmo assunto:  O contraste surge da diferença de reflexão de luz em um mesmo assunto: 
 +
 As áreas com diferenças de iluminação, isto é, partes com muita reflexão de luz – ou muito claras – e partes com pouca reflexão – ou muito escuras resultarão em fotos muito contrastadas. Portanto observe com cuidado, a maneira pela qual o assunto está refletindo a luz. Os objetos polidos e brilhantes produzem reflexos que podem comprometer a qualidade da foto.  As áreas com diferenças de iluminação, isto é, partes com muita reflexão de luz – ou muito claras – e partes com pouca reflexão – ou muito escuras resultarão em fotos muito contrastadas. Portanto observe com cuidado, a maneira pela qual o assunto está refletindo a luz. Os objetos polidos e brilhantes produzem reflexos que podem comprometer a qualidade da foto. 
  
Linha 92: Linha 86:
 08:30 até 10:30 : 08:30 até 10:30 :
 bom horário! bom horário!
-• fotos em geral. A luz solar incide sob um ângulo de 45 graus sobre tudo garantindo uma iluminação ideal. Os filmes coloridos são fabricados visando um maior rendimento nessas condições de luminosidade.+• fotos em geral. A luz solar incide sob um ângulo de 45 graus sobre tudo garantindo uma iluminação ideal.  
 Horário ideal para fotos em geral  Horário ideal para fotos em geral 
  
 11:30 até 14:00 11:30 até 14:00
-Pior horário para fotografar com luz natural. Evite! +Pior horário para fotografar com luz natural. Evite! • contraste é muito alto as sombras são mortas e altas luzes ofuscantes. 
-• contraste é muito alto as sombras são mortas e altas luzes ofuscantes.  +
-Os filmes de uma maneira geral não suportam essa latitude+
  
-14:00 até 17:00 : +14:00 até 17:00 : • As condições de iluminação começam a melhorar novamente, a iluminação pode ser melhorada com utilização de rebatedores lateral ou contra luz. 
-• As condições de iluminação começam a melhorar novamente, a iluminação pode ser melhorada com utilização de rebatedores lateral ou contra luz. +
  
-17:00 até pôr do sol : +17:00 até pôr do sol : 2a chance : horário nobre 
-2a chance : horário nobre +
-• luz rasante dramatiza as cenas, define volumes ideais para fotos de natureza e arquitetura urbana. Tom quente. Horário nobre. +
  
-Lusco Fusco  +  * luz rasante dramatiza as cenas, define volumes ideais para fotos de natureza arquitetura urbanaTom quenteHorário nobre.
-• mistura de luz natural com luz artificial urbana: +
-• Existe aqui uma brecha de aproximadamente quinze minutos que para muitos profissionais é o melhor horário para fotografar: é quando o sol ainda não se pôs completamente as luzes artificiais de uma cidade começam a ser acesas +
-• Isso produz efeitos especiais traduzidos em cores inusitadas +
- +
-Noturnas: +
-• existem vários tipos de iluminação urbana, cada uma delas tem um efeito sobre os filmes coloridosLembre-se de observar a lua que funciona como um grande rebatedor da luz do sol !+
  
 +Lusco Fusco • mistura de luz natural com luz artificial urbana: • Existe aqui uma brecha de aproximadamente quinze minutos que para muitos profissionais é o melhor horário para fotografar: é quando o sol ainda não se pôs completamente e as luzes artificiais de uma cidade começam a ser acesas. 
 +• Isso produz efeitos especiais traduzidos em cores inusitadas. 
  
 +Noturnas: • existem vários tipos de iluminação urbana,. Lembre-se de observar a lua que funciona como um grande rebatedor da luz do sol !
  
luz_e_cor.1349294063.txt.gz · Última modificação: 2012/10/03 16:54 por francisco