Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


luminance_hdr
fotografia → Luminance HDR

O Luminance HDR é um software livre, gratuito, disponível para Windows, Linux, Mac, FreeBSD e outros sistemas e que combinará fotografias feitas com exposições distintas para criar uma imagem com um alto range dinâmico, também chamada de imagem HDR (High Dinamic Range). Um dos principais objetivos de fazer este tipo de imagem é lidar com situações em que há muito contraste numa cena fotografada e se quer mostrar, numa mesma foto, os detalhes tanto das áreas claras quanto das áreas escuras. O HDR estende isso com um tratamento de cores que por vezes torna a imagem final pouco realista, como neste exemplo:

hdr-vista_leblon-20101028-05.jpg

O Luminance serve especificamente para fazer HDRs, como sugere seu nome. Para uma simples combinação de exposições pode ser usado o Enfuse ou o Enfuse-gui.

Para criar uma HDR com qualquer ferramenta, primeiro é necessário fotografar com as várias exposições. Veja neste outro tutorial algumas sugestões de como fazer isso.

Um passo-a-passo sugerido para o Luminance:

  1. Abra o programa e clique em “New HDR Image”
  2. Na janela que abre explicando o wizard clique em “Next”
  3. Abre-se então a primeira tela do Wizard. Clique no símbolo “+” para adicionar imagens.
  4. Uma janela se abrirá para a escolha dos arquivos. Escolha os arquivos de uma única variação de exposições feita - uma única cena.
  5. Normalmente ele já vai preencher o nome e exposição de cada imagem. Se por acaso ele não preencheu você terá que dizer qual foi a exposição de cada uma manualmente.
  6. Se você não tem certeza de que suas imagens foram feitas sem qualquer movimentação, sobre um tripé ou apoio firme, marque a opção “Autoalign images” para que o programa alinhe suas fotos antes de prosseguir
  7. Clique em “Next”. Se você mandou alinhar isso vai demorar um pouco.
  8. Abre-se então uma janela chamada “Editing tools”. Clique em “Fit to window”.
  9. Essa janela serve para conferir o alinhamento das imagens, definir a ordem (o que pode talvez influenciar no resultado final) e criar máscaras para evitar fantasmas causados pelo desalinhamento ou objetos que só apareceram numa imagem. Se não quiser tentar entendê-la simplesmente aperte “Next”
  10. O programa retorna à janela “HDR Creation Wizard” onde, por agora, o mais fácil é clicar direto no “Finish”
  11. Depois disso ele volta pra tela principal do programa, onde podemos ver a imagem à direita e algumas miniaturas dela mais à direita
  12. Nessas miniaturas você pode escolher que tipo de processamento fazer e isso criará resultados diferentes. Experimente e escolha o que mais lhe agradar. Note que ao escolher uma delas abre-se uma pequena aba “untitled” sobre a pre-visualização da imagem.
  13. Em seguida redefina o tamanho da imagem final no campo “Result size” na parte inferior da coluna da esquerda. A primeira opção provavelmente é a que corresponde ao tamanho original, o maior possível. Se obtiver erro tente novamente com um tamanho menor (pode ter sido falta de memória).
  14. Clique em “Tonemap” para que ele processe a imagem como desejado. Isso pode demorar um pouco.
  15. Você pode também clicar nas opções da coluna da esquerda, que podem incluir contraste, brilho ou outras coisas que vão variar de acordo com o tipo de operador escolhido, seja diretamente em “Operator” seja clicando nas miniaturas. Sempre clique em “Tonemap” para ver como ficará o resultado
  16. Clique então em “Save as” com a aba untitled selecionada para salvar como JPG, PNG ou TIF
  17. Se quiser abrir novamente essa imagem outro dia para testar outros tipos de processamento salve como HDR, EXR ou outro formato próprio para HDR e você não precisará passar novamente por todos os passos do wizard. Bastará clicar em “Open HDR image”. Pra fazer isso selecione a primeira aba na pré-visualização, a que tem um pequeno histograma em cima, e clique em “Save as”.

Um exemplo real

Imagens originais
4 fotos feitas com tripé, com: f 22, ISO 100, usando AEB com o Magic Lantern

alinhada01.jpg alinhada02.jpg alinhada03.jpg alinhada04.jpg

Resultado mais natural, feito com o algorítimo Reinhard
hdr_02-reinhard.jpg

Resultado mais artístico com Mantiuk'06
hdr_03-mantiuk06.jpg

Variação artística com Fattal
hdr_01-fattal.jpg

Fusão simples de exposições (após alinhamento) com Enfuse / Enfuse-gui
enfused.jpg

Dicas gerais

  • Alguns algorítimos, como o Fattal, são pesados. Prefira testar os ajustes dele com a imagem menor, depois que estiver satisfeito passe prum tamanho maior e salve.
  • Experimente mexer nos níveis clicando em “Adjust levels”, um botão bem à direita na linha dos botões que ficam embaixo do menu principal do programa. Na janela que se abrirá, brinque de arrastar os pequenos triângulos que ficam sob as curvas. Você vai ver que com isso o resultado final ficará com brilho e contraste melhor.
luminance_hdr.txt · Última modificação: 2012/05/15 10:39 por cartola