Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


lembrancas_de_decio

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
lembrancas_de_decio [2019/10/24 07:53] – [2003] cartolalembrancas_de_decio [2019/10/30 10:57] (atual) – [2003] cartola
Linha 1: Linha 1:
 ====== Lembranças de Decio ====== ====== Lembranças de Decio ======
  
-Decio Ramos de Carvalho é meu pai. Nascido em Fundão, ES, Brasil, em 09/09/1931 e falecido em 22/09/2018, aos 87 anos. Dono de uma bela voz, cantar era seu passatempo preferido. Algumas de suas cantorias foram gravadas no álbum [[cd_romantico|"Romântico"]], em parceria com o Maestro Anselmo Mazzoni, que tive o prazer de conhecer no Centro Cultural da Estácio, na Barra da Tijuca. Em outra oportunidade encontrei-o também no "Le Crepe", em Copacabana, numa pequena rua perpendicular à Princesa Isabel.+Decio Ramos de Carvalho é meu pai. Nascido em Fundão, ES, Brasil, em 09/09/1931 e falecido em 22/09/2018, aos 87 anos. Ele dizia que a primeira coisa que mais gostava de fazer na vida era cantar e a segunda também. Dono de uma bela voz, cantar era seu passatempo preferido. Algumas de suas cantorias foram gravadas no álbum [[cd_romantico|"Romântico"]], em parceria com o Maestro Anselmo Mazzoni, que tive o prazer de conhecer no Centro Cultural da Estácio, na Barra da Tijuca. Em outra oportunidade encontrei-o também no "Le Crepe", em Copacabana, numa pequena rua perpendicular à Princesa Isabel.
  
 Depois do falecimento comecei a encontrar algumas lembranças e descobrir pequenas coisas sobre o Decio. Tive então a ideia de organizá-las aqui e é a isso que essa página servirá. Depois do falecimento comecei a encontrar algumas lembranças e descobrir pequenas coisas sobre o Decio. Tive então a ideia de organizá-las aqui e é a isso que essa página servirá.
Linha 14: Linha 14:
  
 {{ :lembranca_decio-os_pioneiros_da_odontologia.jpg?direct&200 |}} {{ :lembranca_decio-os_pioneiros_da_odontologia.jpg?direct&200 |}}
 +
 +===== 2013 =====
 +
 +Em 11/03/2013 ele escreveu umas coisas para dizer num vídeo que faríamos para inscrevê-lo num concurso de canto, se não me engano era o The Voice Brasil. Transcrevo aqui o texto:
 +
 +"Eis aí minha justificativa em função da minha idade avançada.
 +
 +Eu me chamo Decio. A segunda coisa que eu mais gosto de fazer na vida é cantar. A primeira também.
 +Desde que me entendo por gente que eu canto a capela. Por volta dos meus nove anos de idade, D. Penha, uma vizinha, mãe dos garotos que brincavam com a gente na rua, dizia que gostava muito quando eu tomava banho, por que adorava me ouvir cantar.
 +Mudei de residência, fui crescendo e no colégio os amigos gostavam de me ver imitar locutores de rádio e cantar, sempre a capela.
 +Já adulto fui trabalhar em outra cidade, onde muitos amigos já trabalhavam e eles gostavam de me ouvir cantar.
 +Voltei para a minha cidade e lá juntei-me a vários grupos de seresteiros e continuei cantando. Por curiosidade num desses grupos o tocador de violão era tão bom que entre uma seresta e outra, de vez em quando ele solava uma música clássica no violão. No silêncio da madrugada isso era muito bonito. Cantava também nas festas de um pequeno clube, onde o presidente era meu amigo. Segundo ele as pessoas gostavam.
 +Finalmente vim morar no Rio e fui conhecendo pequenos bares onde davam canja e, por fim, conheci uma turma que cantava numa pequena boate.
 +Por intermédio deles acabei cantando no microfone e, em certa ocasião, um deles disse ao tecladista, que me acompanhava, que o cantor deveria cantar de frente para o público. O tecladista respondeu dizendo que ali tinha cantor que, se pudesse, cantaria de dentro do piano: era eu.
 +O tempo foi passando e eu, apesar da timidez, já conseguia cantar no microfone sem ter que beber muito.
 +Atualmente participo de cantorias em três ou quatro lugares, juntamente com outros veteranos e veteranas que gostam de cantar.
 +Normalmente canto música brasileira romântica, mas conheci uma canção italiana, feita por um compositor que deveria estar perdidamente apaixonado e compôs esta linha canção: Ho Capito che ti Amo, Luigi Tenco.
 +Tenho um CD (amador) gravado com 18 músicas estilo Bossa Nova.
lembrancas_de_decio.1571914424.txt.gz · Última modificação: 2019/10/24 07:53 por cartola