Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


kdenlive:primeiros_passos

Essa é uma revisão anterior do documento!


4. Primeiros passos no Kdenlive

4.1. Chamando o programa

Dependendo do seu sistema operacional e de que ambiente gráfico você usa (KDE, Gnome, Unity, etc) pode ser que a kdenlive esteja facilmente acessível em algum menu de aplicações ou não. Nos dois ambientes que eu uso seria difícil para o usuário iniciante saber chamar o programa. No Ubuntu 12.04 com o Unity (ambiente gráfico padrão do Ubuntu) e no FreeBSD com Afterstep 1.0 (ambiente gráfico que eu escolhi) não há menus de aplicações automaticamente atualizados com a instalação do Kdenlive. A maneira mais prática de chamá-lo, e isso se aplicará a várias outras versões de *nix, é abrir um terminal e executar o comando apropriado:

  • Abra um terminal
    • No Ubuntu:
      • Clique sobre o primeiro botão do painel, chamado “Painel Inicial”
      • No campo “Pesquisar” digite “xterm” e tecle Enter
  • Na tela do terminal que se abriu dê o comando:
kdenlive

4.2. Entendendo as partes

Uma vez aberto o kdenlive podemos ver sua aparência global. A figura 4.1 mostra a cara do kdenlive versão 0.8.2.1 num Ubuntu 12.04

kdenlive_tela_inicial.jpg

Note que na tela mostrada não aparecem os menus superiores da ferramenta. É que a tela é do ambiente gráfico Unity e neste ambiente os menus são separados de suas janelas e colocados na linha superior da área de trabalho.

Na figura podemos ver as seguintes áreas:

  1. Nesta área ficarão listados os objetos que estão disponíveis para uso, como vídeos, áudios e imagens
  2. Neste espaço será mostrado o conjunto de coisas que estiver selecionado. Veja abaixo desse espaço que no momento da captura da tela a aba selecionada era a de “Pilha de Efeitos”. Podemos ainda selecionar a “Lista de Efeitos” ou as “Transições”. Essas listas se referem às coisas que já estão aplicadas a determinada trilha de vídeo ou áudio. Ao selecionarmos uma trilha de vídeo, neste espaço aparecerão os efeitos que estão aplicados sobre ela, se houverem.
  3. Essa é a tela de previsão do seu vídeo. Ela mostra exatamente como ficará seu trabalho no final, só que com menor resolução. Aqui podemos também mandar o vídeo tocar ou parar.
  4. Essas trilhas representam cada trilha de áudio ou vídeo. O kdenlive trabalha assim, por trilhas. Nas trilhas você poderá colocar os objetos disponíveis na área 1 para que possam então começar a ser trabalhados.

4.3. Iniciando o uso

Antes de poder começar a editar com o Kdenlive precisamos colocar a nossa disposição no programa alguns objetos editáveis. Esses objetos são genericamente chamados de “Clipes” e ficam na aba chamada “Árvore do Projeto”, mostrada como área 1 na figura 4.1. Inicialmente essa área está vazia. A qualquer momento poderemos incluir os clipes que vão compor nosso vídeo final (imagens, sons, vídeos, títulos, etc), mas antes de poder usá-los temos que disponibilizá-los na tal “Árvore do Projeto”.

Há duas formas de colocar seus clipes na lista:

  • com o botão direito na área de clipes (aba “Árvore do Projeto”),
  • no menu “Projeto”.

kdenlive-menu_add_clipe.jpg

Nos dois menus que se abrirão teremos as mesmas opções para escolher clipes. Há basicamente dois tipos de opção. A primeira, “Adicionar Clipe”, nos permitirá escolher arquivos de áudio, vídeo, imagem, etc, no computador. As demais adições criarão objetos internos ao Kdenlive e teremos que configurá-los ou mesmo criá-los, como é o caso de um “Clipe de Título”, onde poderemos editar um texto para aparecer no vídeo, o que também poderia ser feito fora, editando uma imagem no GIMP. Como neste caso, em muitas outras situações é possível chegar a um mesmo resultado de várias maneiras.

Provavelmente você vai adicionar um vídeo em algum momento. Para isso:

  • clique no menu “Projeto” e em seguida “Adicionar Clipe”,
  • na janela que se abre escolha seu vídeo em seu computador e dê “OK”,
  • se o vídeo não tiver as mesmas proporções de seu projeto você receberá uma mensagem como a da figura 4.3, se for o caso apenas dê “OK”,
  • veremos a seguir como ajustar o perfil do projeto.

kdenlive-clipe_sem_perfil.jpg

4.4. O perfil do projeto

O perfil do projeto indica o tamanho do vídeo final do seu projeto. Na prática o tamanho de saída do seu vídeo não precisa ter qualquer relação com os vídeos originais que você está editando, mas claro que, se forem diferentes, isso implica em alguma coisa. Se o perfil do seu projeto tiver um tamanho maior que os seus vídeos de origem, então a qualidade do vídeo final não ficará muito boa. Se os seus vídeos forem maiores ou iguais ao perfil do seu projeto isso garantirá que a qualidade final será pelo menos igual a de seus vídeos originais.

Ao carregar um vídeo com proporções diferentes do perfil do projeto, este deixará margens vazias nas laterais ou nas partes de cima e de baixo. Veja na figura 4.4 um exemplo de faixas laterais em função de um vídeo com proporções 4:3 num projeto com proporções widescreen.

kdenlive-clipe_dif_perfil.jpg

Antes mesmo de iniciarmos um novo projeto no Kdenlive este já tem um perfil padrão de projeto e já podemos ver qual é no título da janela do próprio programa. Podemos ver na figura 4.5:

  • que o arquivo ainda não tem nome (“Sem título”),
  • que o perfil do projeto é “HD 1080p 30fps”,
  • e que o arquivo já foi modificado e não foi salvo ainda ([modified]).

kdenlive-titulo_janela-perfil_projeto.jpg

Na primeira vez que carregamos um vídeo no projeto podemos ter a oportunidade de ajustar o perfil do projeto.

  1. Se o vídeo carregado tiver a mesma resolução do perfil, nada acontecerá, apenas o vídeo ficará disponível para uso.
  2. Se o vídeo carregado tiver resolução diferente e não existir um perfil com resolução semelhante, receberemos a mensagem da figura 4.6 e só poderemos dar um “OK”, aceitando o fato.

kdenlive-video_sem_perfil_correspondente.jpg

  1. Se o vídeo carregado tiver resolução diferente e existir um perfil com resolução semelhante, receberemos uma janela com a lista dos perfis que se adequam à resolução do vídeo para escolhermos, como mostra a figura 4.7. Podemos alterar o perfil do projeto ou cancelar para manter o perfil atual.

kdenlive-mudar_perfil_projeto.jpg

4.4.1. Selecionando novo perfil manualmente

Independente da escolha que podemos fazer ao carregar um vídeo, podemos a qualquer momento alterar o perfil do projeto.

  • vamos no menu “Projeto / Configuração de Projeto”,
  • a janela da figura 4.8 se abre,

kdenlive-configuracoes_projeto.jpg

  • no select “Perfil” dentro das opções de “Perfil do Vídeo” selecionamos o perfil desejado,
  • clicamos em “OK”,
  • uma nova janela alertando que a mudança não poderá ser desfeita nos é apresentada, se você estiver fazendo isso num projeto já adiantado é melhor salvá-lo antes,
  • clicamos novamente em “OK” e o perfil está mudado.

4.4.2. Criando um novo perfil de projeto

Eu mesmo gosto de gravar vídeos da tela e acho que vídeos com 1024×768 pixels são uma boa pedida para isso. O problema é que o Kdenlive não vem com um perfil de projeto com essa resolução. O que fazer então? Calma, calma, nem tudo está perdido!

  • vamos no menu “Settings / Administrar Perfis de Projeto”,
  • a janela da figura 4.9 se abre com o perfil atual selecionado,

kdenlive-admin_perfis.jpg

  • se o perfil atual for um dos perfis padrão, todas as opções de alteração aparecem desativadas, como na figura 4.9,
  • antes de criar um novo perfil podemos escolher um que mais se assemelhe ao que queremos, evitando ter que mexer em muita coisa,
  • clicamos então no botão para criar novo perfil, indicado na figura 4.10,

kdenlive-admin_perfis-botao_novo_perfil.jpg

  • neste momento os campos todos se tornam editáveis, como na figura 4.11,
  • mudamos o que for necessário para criar nosso novo perfil, por exemplo:
    • na descrição é bom dar um nome que já indique parâmetros do perfil, como resolução e taxa de quadros por segundo,
    • no tamanho botamos a resolução desejada,
    • a taxa de quadros sugere uma conta em função daquelas taxas estranhas, como 29,970 ou 23,976. Essas taxas na verdade são equivalentes a 30000 / 1001 e 24000 / 1001. Para usar números inteiros usamos, por exemplo, 30 / 1,
    • para a razão de aspecto do pixel o melhor é deixar 1 / 1,
    • a proporção da tela deve ser de acordo com a resolução que escolhemos.
  • salvamos então nosso novo perfil, clicando no botão indicado como “1” na figura 4.11,
  • opcionalmente podemos tornar este o perfil padrão para novos projetos clicando no botão “Usar como padrão”, o botão “2” na figura 4.11.

kdenlive-admin_perfis-criando_novo.jpg

Depois deste procedimento este perfil estará disponível para ser selecionado como perfil do projeto atual ou qualquer outro criado posteriormente, bem como outros já gravados.

4.4.3. Formatos de Vídeo e o Aspecto do Pixel

Considerando que hoje em dia boa parte dos vídeos que produzimos quando começamos a aprender a editá-los são feitos para a internet eu preferi simplificar na seção anterior o “aspecto do pixel” e sugerir o uso do valor 1/1. Se sua ideia é produzir vídeos profissionalmente, porém, é importante entender este conceito.

Vamos nos basear num exemplo para ilustrar o assunto. Digamos que queremos fazer um DVD usando o perfil do Kdenlive chamado “NTSC 29.97 fps” que usa uma resolução de 720×486. Veja na figura 4.12 a tela de configuração com a escolha deste perfil.

kdenlive-config_perfil_ntsc.jpg

Podemos notar que a proporção da tela é de 4×3 e que a razão do aspecto de pixel é 8/9. Por que isso? Já vamos entender.

Para ilustrar melhor, considere a criação de uma imagem de um círculo no GIMP para esse formato. O mais natural seria pensarmos que basta criar uma imagem com 720×486 e fazer um círculo nela, certo?

A figura XX.XX mostra a imagem assim criada no GIMP e em seguida como ela fica no Kdenlive com o perfil NTSC mencionado.

4.5. Colocando os clipes nas trilhas

A última etapa destes primeiros propostos é a colocação dos clipes nas trilhas de edição.

  • clique no clipe desejado,
  • arraste para a trilha apropriada e solte o botão do mouse, como mostrado na figura 4.12,
    • clipes de áudio devem ser soltos em trilhas de áudio,
    • demais clipes (imagens, cor, vídeos, títulos, etc) devem ser colocados em trilhas de vídeo,
    • se necessário é só criar mais uma trilha de áudio ou vídeo clicando com o botão direito do mouse logo abaixo do título de qualquer trilha e clique em “Inserir trilha”,
    • note ainda que é possível soltar mais de um clipe de áudio ou vídeo numa mesma trilha,

kdenlive-colocando_clipe_na_trilha.jpg

  • clique no clipe na trilha e posicione o clipe adequadamente na linha de tempo se necessário, como sugerido na figura 4.13.

kdenlive-ajustando_clipe_na_trilha.jpg

Depois disso você começa então a editar e compor seu vídeo final, o que é tema do próximo capítulo.

kdenlive/primeiros_passos.1350304848.txt.gz · Última modificação: 2012/10/15 09:40 por cartola