Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


instalando_o_panini

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
instalando_o_panini [2012/08/15 09:59] cartolainstalando_o_panini [2012/08/21 17:57] – /* Ubuntu 12.04 */ atualizando com opção de instalação de pacote (ainda não testada) cartola
Linha 5: Linha 5:
  
  
-Consegui terminar hoje (12/08/2012) a compilação com sucesso do camarada. Segue a receita de bolo:+Consegui terminar hoje (12/08/2012) a compilação com sucesso do visualizador Panini. 
 + 
 +Algum tempo depois descobri que ainda são mantidos pacotes para ubuntu em um repositório alternativo que viabiliza a instalação direta do software sem precisar compilar. Separo então abaixo os passos para a instalação do pacote e para a compilação. 
 + 
 + 
 +===== Instalação via pacote ===== 
 + 
 + 
 +Os pacotes são [[https://launchpad.net/~hugin/+archive/hugin-builds|mantidos aqui]], onde há instruções em inglês para a instalação, que tento passar aqui em português: 
 + 
 +  *  Adicione o repositório ppa:hugin/hugin-builds às fontes de pacote do seu sistema 
 +    *  Uma maneira de fazer isso é pela linha de comandos: 
 +      *  sudo add-apt-repository ppa:hugin/hugin-builds 
 +      *  sudo apt-get update 
 +      *  sudo apt-get panini 
 + 
 + 
 +===== Instalação via compilação ===== 
 + 
 + 
 +Um amigo reportou que a mesma receita funcionou no **"Linux Mint Debian Edition Update 4"**. 
 + 
 +Segue a receita de bolo:
  
   *  Instalei o Ubuntu padrão para desktop   *  Instalei o Ubuntu padrão para desktop
Linha 17: Linha 39:
   *  Crie então os makefiles com o comando:   *  Crie então os makefiles com o comando:
   qmake panini.pro   qmake panini.pro
-  *  Em seguida é preciso editar o Makefile.Release, criado depois do comando acima. Para que a libz seja encontrada edite a linha 18 do arquivo, acrescentando "-lz" no final, deixando-a assim: +  *  Possivelmente ocorrerão algumas mensagens de aviso sobre o subversion se este não estiver instalado. Pode ignorar essas mensagens e seguir com a compilação pois esse erro não atrapala a compilação. As mensagens são deste tipo: 
-  LIBS          = $(SUBLIBS)  -L/usr/lib/x86_64-linux-gnu -L/usr/X11R6/lib64 -lQtOpenGL -lQtGui -lQtCore -lGL -lpthread -lz +  sh: 1: svnversion: not found 
-  *  O próximo passo é editar o arquivo src/pvQtView.cpp e alterar as linhas 761 e 762. Acho que a versão mais nova do qt instalado não tem mais a função gluErrorString, que aparece na linha 762. Como as linhas 761 e 762 basicamente definem uma mensagem de erro, não é muito problema deixar de usar essa função, então removi a linha 762 e a 761 ficou assim: +   Project MESSAGE: could not run svnversion -- is it installed? 
-  errmsg = "Erro gluErrorString";+  *  Em seguida é preciso editar o Makefile.Release, criado depois do comando acima. Para que a libz seja encontrada edite a linha 18 do arquivo, acrescentando "-lz -lGLU" no final, deixando-a assim: 
 +  LIBS          = $(SUBLIBS)  -L/usr/lib/x86_64-linux-gnu -L/usr/X11R6/lib64 -lQtOpenGL -lQtGui -lQtCore -lGL -lpthread -lz -lGLU
   *  Depois então foi só compilar assim:   *  Depois então foi só compilar assim:
   make release   make release
 Verifique depois se foi gerado o binário/executável Panini no diretório e se existir é só testar e usar. Verifique depois se foi gerado o binário/executável Panini no diretório e se existir é só testar e usar.
  
instalando_o_panini.txt · Última modificação: 2018/09/18 09:29 por cartola