Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


gimp_-_editor_de_imagens

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
gimp_-_editor_de_imagens [2012/11/26 09:48]
cartola /* Criação de textos para botões, menus e títulos */
gimp_-_editor_de_imagens [2019/04/05 20:37] (atual)
Linha 1: Linha 1:
-| [[fotografia|Fotografia e Vídeo]] |+| [[fotografia|Fotografia e Vídeo]] > GIMP - Editor de Imagens |
  
  
 | Este material está em constante evolução. Caso não encontre o que procura aqui ou tenha outras dúvidas ou críticas entre em contato pelo email {{arquivo:meuend.png?130x0}} | | Este material está em constante evolução. Caso não encontre o que procura aqui ou tenha outras dúvidas ou críticas entre em contato pelo email {{arquivo:meuend.png?130x0}} |
 +
 +
 +| {{arquivo:thumb-palestra-gimp.jpg}} |
 +| [[https://www.youtube.com/watch?v=l4IohHewXGI|Confira também o vídeo da palestra de Rawtherapee e GIMP]] |
  
  
Linha 71: Linha 75:
  
  
-Já que comecei a falar dos pontos da imagem, podemos introduzir o tempo **pixel**, que nada mais é do que um ponto. Uma imagem digital é composta por pontos quadrados colocados lado a lado. Cada um desses pontos é um **pixel**. Uma imagem com 1600 pixels por 1200 pixels, por exemplo, tem ao todo 1.600 x 1.200 = 1.920.000 pixels. Uma câmera que faz imagens desse tamanho é dita uma câmera de 2 megapixels, já que suas imagens tem aproximadamente 2 milhões de pixels. Agora você já sabe que uma câmera de 10 megapixels produz imagens com aproximadamente 10 milhões de pontos.+Já que comecei a falar dos pontos da imagem, podemos introduzir o termo **pixel**, que nada mais é do que um ponto. Uma imagem digital é composta por pontos quadrados colocados lado a lado. Cada um desses pontos é um **pixel**. Uma imagem com 1600 pixels por 1200 pixels, por exemplo, tem ao todo 1.600 x 1.200 = 1.920.000 pixels. Uma câmera que faz imagens desse tamanho é dita uma câmera de 2 megapixels, já que suas imagens tem aproximadamente 2 milhões de pixels. Agora você já sabe que uma câmera de 10 megapixels produz imagens com aproximadamente 10 milhões de pontos.
  
 A noção de que quanto mais megapixels melhor tem alguma razão de ser, mas depende de sua necessidade. Uma revelação, por exemplo, não possui mais do que 300 pontos por polegada. Não adianta muito a imagem ter mais do que isso. Pra uma foto 10x15, por exemplo, 2 megapixels são suficientes. Vamos precisar de mais pixels a medida que queiramos revelações maiores. Lembre-se que com mais megapixels você pode também ter a possibilidade de cortar um pedaço da foto e ainda ter qualidade para sua impressão ou revelação. A noção de que quanto mais megapixels melhor tem alguma razão de ser, mas depende de sua necessidade. Uma revelação, por exemplo, não possui mais do que 300 pontos por polegada. Não adianta muito a imagem ter mais do que isso. Pra uma foto 10x15, por exemplo, 2 megapixels são suficientes. Vamos precisar de mais pixels a medida que queiramos revelações maiores. Lembre-se que com mais megapixels você pode também ter a possibilidade de cortar um pedaço da foto e ainda ter qualidade para sua impressão ou revelação.
Linha 267: Linha 271:
  
 {{ arquivo:gimp-escura-clareada_curvas-as_curvas.jpg }} {{ arquivo:gimp-escura-clareada_curvas-as_curvas.jpg }}
 +
 +Pra finalizar ofereço um arquivo de uma imagem fotografada propositadamente muito escura e proponho o exercício de tentar clarear essa foto, recuperando-a. Abaixo está o arquivo:
 +
 +{{arquivo:imagem_escura.jpg|Imagem escura para download}}
  
  
Linha 514: Linha 522:
  
 A seguir foram feitas sequencialmente seleções e distorções em várias partes do menino até o resultado mostrado no início. Experimente tirar uma barriguinha, afinar um rosto ou brincar com outras fotos para se ambientar com o efeito. A seguir foram feitas sequencialmente seleções e distorções em várias partes do menino até o resultado mostrado no início. Experimente tirar uma barriguinha, afinar um rosto ou brincar com outras fotos para se ambientar com o efeito.
 +
 +
 +====== Criando um monstro de quatro braços ======
 +
 +Essa brincadeira permite passar por alguns outros conceitos importantes no tratamento e manipulação de imagens, como seleções diversas e camadas. Aqui as imagens que podem ser baixadas para praticar:
 +
 +{{arquivo:edu_pre_monstro_bracos_abaixados.jpg|Imagem 1 - com braços abaixados}}
 +
 +{{arquivo:edu_pre_monstro_bracos_levantados.jpg|Imagem 2- com braços levantados}}
 +
 +A proposta é pegar duas fotos quase idênticas de uma pessoa, apenas com braços em posições diferentes, e criar uma pessoa, um monstro, com quatro braços.
  
  
Linha 520: Linha 539:
  
 O GIMP pode ser usado para a criação de textos gráficos bem bacanas. Isso pode ser feito manualmente, usando todos os recursos que ele dispõe, como filtros e efeitos diversos, mas uma boa forma de começar a fazer isso é usando a criação automática. O GIMP pode ser usado para a criação de textos gráficos bem bacanas. Isso pode ser feito manualmente, usando todos os recursos que ele dispõe, como filtros e efeitos diversos, mas uma boa forma de começar a fazer isso é usando a criação automática.
 +
 +
 +====== Criando Logos Automaticamente ======
  
 Pra fazer esses logos pré-definidos temos que usar o menu Arquivo / Criar / Logos. Nesse menu podemos ver vários nomes, cada um correspondente a um tipo de texto estilizado, como podemos ver na figura abaixo. Pra fazer esses logos pré-definidos temos que usar o menu Arquivo / Criar / Logos. Nesse menu podemos ver vários nomes, cada um correspondente a um tipo de texto estilizado, como podemos ver na figura abaixo.
Linha 542: Linha 564:
   *  Estendendo a manipulação, apagando o fundo e cortando a imagem ajustamos o logo de outra forma:   *  Estendendo a manipulação, apagando o fundo e cortando a imagem ajustamos o logo de outra forma:
 {{ arquivo:logo_cromado_ed_a-cortado.png }} {{ arquivo:logo_cromado_ed_a-cortado.png }}
 +
 +
 +
 +====== Criando Botões Automaticamente ======
 +
 +Assim como logos, podemos criar alguns botões padrão automaticamente. Isso é feito no menu Arquivos / Criar / Botões.
 +
 +
 +======= Referências Externas =======
 +
 +
 +  *  [[https://www.youtube.com/playlist?list=PL_pppC5PqxvdFlKLvJPiWBlcswlyjM-N0|Tutoriais no Youtube]]
 +  *  [[http://www.gimpbrasil.org/|GIMP Brasil]]
 +  *  [[http://rme.ricolandia.com/2012/08/04/livro-sobre-animacao/|Livro em português brasileiro sobre animações com software livre - copyleft]]
 +  *  [[http://garmahis.com/tutorials/gimp-tutorials/|70 tutoriais criativos para GIMP]]
 +  *  [[http://www.revista.espiritolivre.org/curso-de-gimp-para-editar-fotografias|Artigo no site da Revista Espírito Livre com muitos links para tutoriais do GIMP feitos por Wilson Marques em português no youtube]]
 +  *  [[http://ead.allanbrito.com/curso/gimp-basico/|curso básico gratuito no blog Allan Brito]]
 +  *  [[http://www.fourandsix.com/photo-tampering-history/|manipulações de imagens ao longo da história]]
 +  *  [[http://en.calameo.com/read/001465487b3280e04e6fe|Manual em português com passo a passo para alguns efeitos]]
 +  *  [[http://pt.wikibooks.org/wiki/GIMP|Livro sobre GIMP no wikilivros]]
 +  *  [[https://www.youtube.com/watch?v=NselrWzzhho|Tratando aberração cromática no GIMP com decomposição de canais (em inglês)]]
 +Selecionando cabelo:
 +  *  [[http://blog.patdavid.net/2013/08/an-open-source-headshot-ronni.html|An open source headshot]]
 +  *  [[http://cadunico.art.br/recorte-de-cabelo-no-gimp/|Recorte de cabelo no GIMP]]
  
gimp_-_editor_de_imagens.1353930507.txt.gz · Última modificação: 2012/11/26 09:48 por cartola