Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


gimp_-_editor_de_imagens

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisãoAmbos lados da revisão seguinte
gimp_-_editor_de_imagens [2012/11/14 16:23] – tamanho img email cartolagimp_-_editor_de_imagens [2015/10/22 22:50] – /* Referências Externas */ cartola
Linha 1: Linha 1:
-| [[fotografia|Fotografia e Vídeo]] |+| [[fotografia|Fotografia e Vídeo]] > GIMP - Editor de Imagens |
  
  
 | Este material está em constante evolução. Caso não encontre o que procura aqui ou tenha outras dúvidas ou críticas entre em contato pelo email {{arquivo:meuend.png?130x0}} | | Este material está em constante evolução. Caso não encontre o que procura aqui ou tenha outras dúvidas ou críticas entre em contato pelo email {{arquivo:meuend.png?130x0}} |
 +
 +
 +| {{arquivo:thumb-palestra-gimp.jpg}} |
 +| [[https://www.youtube.com/watch?v=l4IohHewXGI|Confira também o vídeo da palestra de Rawtherapee e GIMP]] |
  
  
Linha 23: Linha 27:
 O GIMP é um programa multi-plataforma, ou seja, pode ser usado em computadores com os mais diversos sistemas operacionais, como Windows, Linux, FreeBSD, Mac OS X e outros. O site oficial é o [[http://www.gimp.org|www.gimp.org]]. Especificamente para o Windows eu costumo recomendar [[http://portableapps.com/apps/graphics_pictures/gimp_portable|a versão portátil (Portable) do GIMP]]. O GIMP é um programa multi-plataforma, ou seja, pode ser usado em computadores com os mais diversos sistemas operacionais, como Windows, Linux, FreeBSD, Mac OS X e outros. O site oficial é o [[http://www.gimp.org|www.gimp.org]]. Especificamente para o Windows eu costumo recomendar [[http://portableapps.com/apps/graphics_pictures/gimp_portable|a versão portátil (Portable) do GIMP]].
  
-A aparência do GIMP é um pouco diferente de outros programas pelo fato dele utilizar janelas separadas. Ao abri-lo ele trará uma janela principal e, na maioria dos casos, mais uma ou duas janelas. Abaixo um exemplo de janelas que podem se abrir.+A aparência do GIMP é um pouco diferente de outros programas pelo fato dele utilizar janelas separadas. Ao abri-lo ele trará uma janela principal, como na <xr nolink id="fig:gimpJanPri"/>, e, na maioria dos casos, mais uma ou duas janelas mostradas na <xr nolink id="fig:gimpJanFer"/> e <xr nolink id="fig:gimpJanCam"/>. 
 + 
 +<figure id="fig:gimpJanPri">
  
 {{ arquivo:gimp-janela_principal.jpg }} {{ arquivo:gimp-janela_principal.jpg }}
 +</figure>
  
 As demais janelas que se abrirão dependem tanto da versão do GIMP que você instalou como das últimas janelas que você usou, no caso de não ser a primeira vez que você usa. Abaixo duas janelas importantes: As demais janelas que se abrirão dependem tanto da versão do GIMP que você instalou como das últimas janelas que você usou, no caso de não ser a primeira vez que você usa. Abaixo duas janelas importantes:
  
-| {{ arquivo:gimp-janela_ferramentas.jpg }}| {{ arquivo:gimp-janela_camadas.jpg }} |+<figure id="fig:gimpJanFer">{{ arquivo:gimp-janela_ferramentas.jpg }}</figure><figure id="fig:gimpJanCam">{{ arquivo:gimp-janela_camadas.jpg }}</figure> |
  
  
-Veja que na segunda janela há na verdade 4 janelas agregadas e elas ficam separadas em abas.+Veja que na janela da <xr nolink id="fig:gimpJanCam"/> há na verdade 4 janelas agregadas e elas ficam separadas em abas.
  
 A tecla TAB é muito útil para mostrar e esconder essas janelas extras. Com a janela principal ativa, se você usa a tecla TAB as janelas auxiliares aparecem e somem alternadamente a cada apertada. Experimente. A tecla TAB é muito útil para mostrar e esconder essas janelas extras. Com a janela principal ativa, se você usa a tecla TAB as janelas auxiliares aparecem e somem alternadamente a cada apertada. Experimente.
Linha 68: Linha 75:
  
  
-Já que comecei a falar dos pontos da imagem, podemos introduzir o tempo **pixel**, que nada mais é do que um ponto. Uma imagem digital é composta por pontos quadrados colocados lado a lado. Cada um desses pontos é um **pixel**. Uma imagem com 1600 pixels por 1200 pixels, por exemplo, tem ao todo 1.600 x 1.200 = 1.920.000 pixels. Uma câmera que faz imagens desse tamanho é dita uma câmera de 2 megapixels, já que suas imagens tem aproximadamente 2 milhões de pixels. Agora você já sabe que uma câmera de 10 megapixels produz imagens com aproximadamente 10 milhões de pontos.+Já que comecei a falar dos pontos da imagem, podemos introduzir o termo **pixel**, que nada mais é do que um ponto. Uma imagem digital é composta por pontos quadrados colocados lado a lado. Cada um desses pontos é um **pixel**. Uma imagem com 1600 pixels por 1200 pixels, por exemplo, tem ao todo 1.600 x 1.200 = 1.920.000 pixels. Uma câmera que faz imagens desse tamanho é dita uma câmera de 2 megapixels, já que suas imagens tem aproximadamente 2 milhões de pixels. Agora você já sabe que uma câmera de 10 megapixels produz imagens com aproximadamente 10 milhões de pontos.
  
 A noção de que quanto mais megapixels melhor tem alguma razão de ser, mas depende de sua necessidade. Uma revelação, por exemplo, não possui mais do que 300 pontos por polegada. Não adianta muito a imagem ter mais do que isso. Pra uma foto 10x15, por exemplo, 2 megapixels são suficientes. Vamos precisar de mais pixels a medida que queiramos revelações maiores. Lembre-se que com mais megapixels você pode também ter a possibilidade de cortar um pedaço da foto e ainda ter qualidade para sua impressão ou revelação. A noção de que quanto mais megapixels melhor tem alguma razão de ser, mas depende de sua necessidade. Uma revelação, por exemplo, não possui mais do que 300 pontos por polegada. Não adianta muito a imagem ter mais do que isso. Pra uma foto 10x15, por exemplo, 2 megapixels são suficientes. Vamos precisar de mais pixels a medida que queiramos revelações maiores. Lembre-se que com mais megapixels você pode também ter a possibilidade de cortar um pedaço da foto e ainda ter qualidade para sua impressão ou revelação.
  
-Abaixo uma visão muito aproximada de uma foto, com um zoom de 2.300%, mostrando claramente os pixels quadrados.+Na <xr nolink id="fig:pixels"/> uma visão muito aproximada de uma foto, com um zoom de 2.300%, mostrando claramente os pixels quadrados. 
 + 
 +<figure id="fig:pixels">
  
 {{ arquivo:gimp-pixels.jpg }} {{ arquivo:gimp-pixels.jpg }}
 +</figure>
  
  
Linha 261: Linha 271:
  
 {{ arquivo:gimp-escura-clareada_curvas-as_curvas.jpg }} {{ arquivo:gimp-escura-clareada_curvas-as_curvas.jpg }}
 +
 +Pra finalizar ofereço um arquivo de uma imagem fotografada propositadamente muito escura e proponho o exercício de tentar clarear essa foto, recuperando-a. Abaixo está o arquivo:
 +
 +{{arquivo:imagem_escura.jpgImagem escura para download}}
  
  
Linha 508: Linha 522:
  
 A seguir foram feitas sequencialmente seleções e distorções em várias partes do menino até o resultado mostrado no início. Experimente tirar uma barriguinha, afinar um rosto ou brincar com outras fotos para se ambientar com o efeito. A seguir foram feitas sequencialmente seleções e distorções em várias partes do menino até o resultado mostrado no início. Experimente tirar uma barriguinha, afinar um rosto ou brincar com outras fotos para se ambientar com o efeito.
 +
 +
 +====== Criando um monstro de quatro braços ======
 +
 +Essa brincadeira permite passar por alguns outros conceitos importantes no tratamento e manipulação de imagens, como seleções diversas e camadas. Aqui as imagens que podem ser baixadas para praticar:
 +
 +{{arquivo:edu_pre_monstro_bracos_abaixados.jpgImagem 1 - com braços abaixados}}
 +
 +{{arquivo:edu_pre_monstro_bracos_levantados.jpgImagem 2- com braços levantados}}
 +
 +A proposta é pegar duas fotos quase idênticas de uma pessoa, apenas com braços em posições diferentes, e criar uma pessoa, um monstro, com quatro braços.
  
  
Linha 514: Linha 539:
  
 O GIMP pode ser usado para a criação de textos gráficos bem bacanas. Isso pode ser feito manualmente, usando todos os recursos que ele dispõe, como filtros e efeitos diversos, mas uma boa forma de começar a fazer isso é usando a criação automática. O GIMP pode ser usado para a criação de textos gráficos bem bacanas. Isso pode ser feito manualmente, usando todos os recursos que ele dispõe, como filtros e efeitos diversos, mas uma boa forma de começar a fazer isso é usando a criação automática.
 +
 +
 +====== Criando Logos Automaticamente ======
  
 Pra fazer esses logos pré-definidos temos que usar o menu Arquivo / Criar / Logos. Nesse menu podemos ver vários nomes, cada um correspondente a um tipo de texto estilizado, como podemos ver na figura abaixo. Pra fazer esses logos pré-definidos temos que usar o menu Arquivo / Criar / Logos. Nesse menu podemos ver vários nomes, cada um correspondente a um tipo de texto estilizado, como podemos ver na figura abaixo.
Linha 521: Linha 549:
 **Nota**\\ considere a tradução em PT_BR na versão 2.8 do GIMP **Nota**\\ considere a tradução em PT_BR na versão 2.8 do GIMP
  
-  *  Com o GIMP sem qualquer imagem aberta vá ao menu Arquivo / Criar / Logos / Cromagem EdA +  *  Com o GIMP sem qualquer imagem aberta vá ao menu Arquivo / Criar / Logos / Cromagem EdA, como mostrado na figura abaixo 
-  *  (inacabado ainda)+{{ arquivo:menu_criar_logo.png }} 
 + 
 +  *  Em seguida se abre uma janela que permite algumas configurações no logo 
 +{{ arquivo:criando_logo_janela.jpg }} 
 + 
 +  *  Você pode, por exemplo, escolher a fonte e seu tamanho. Para este logo fontes mais largas se adequam melhor, para aparecer melhor o efeito metálico 
 +  *  Depois de tudo escolhido basta dar OK e a imagem é criada, como no exemplo mostrado abaixo: 
 +{{ arquivo:logo_cromado_ed_a.png }} 
 + 
 +  *  Mexendo com as camadas podemos alterar um pouco. Muitos dos logos criados por este meio automatizado nos permitem essa manipulação. Apagando a camada superior, por exemplo, deixamos o logo dourado, como na figura abaixo: 
 +{{ arquivo:logo_cromado_ed_a-dourado.png }} 
 + 
 +  *  Estendendo a manipulação, apagando o fundo e cortando a imagem ajustamos o logo de outra forma: 
 +{{ arquivo:logo_cromado_ed_a-cortado.png }} 
 + 
 + 
 + 
 +====== Criando Botões Automaticamente ====== 
 + 
 +Assim como logos, podemos criar alguns botões padrão automaticamente. Isso é feito no menu Arquivos / Criar / Botões. 
 + 
 + 
 +======= Referências Externas ======= 
 + 
 + 
 +  *  [[https://www.youtube.com/playlist?list=PL_pppC5PqxvdFlKLvJPiWBlcswlyjM-N0|Tutoriais no Youtube]] 
 +  *  [[http://www.gimpbrasil.org/|GIMP Brasil]] 
 +  *  [[http://rme.ricolandia.com/2012/08/04/livro-sobre-animacao/|Livro em português brasileiro sobre animações com software livre - copyleft]] 
 +  *  [[http://garmahis.com/tutorials/gimp-tutorials/|70 tutoriais criativos para GIMP]] 
 +  *  [[http://www.revista.espiritolivre.org/curso-de-gimp-para-editar-fotografias|Artigo no site da Revista Espírito Livre com muitos links para tutoriais do GIMP feitos por Wilson Marques em português no youtube]] 
 +  *  [[http://ead.allanbrito.com/curso/gimp-basico/|curso básico gratuito no blog Allan Brito]] 
 +  *  [[http://www.fourandsix.com/photo-tampering-history/|manipulações de imagens ao longo da história]] 
 +  *  [[http://en.calameo.com/read/001465487b3280e04e6fe|Manual em português com passo a passo para alguns efeitos]] 
 +  *  [[http://pt.wikibooks.org/wiki/GIMP|Livro sobre GIMP no wikilivros]] 
 +Selecionando cabelo: 
 +  *  [[http://blog.patdavid.net/2013/08/an-open-source-headshot-ronni.html|An open source headshot]] 
 +  *  [[http://cadunico.art.br/recorte-de-cabelo-no-gimp/|Recorte de cabelo no GIMP]]
  
gimp_-_editor_de_imagens.txt · Última modificação: 2019/04/05 20:37 por 127.0.0.1