Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fotografia_panoramica_imersiva_360x180_com_software_livre

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
fotografia_panoramica_imersiva_360x180_com_software_livre [2016/03/09 11:12] – /* Cubo */ cartolafotografia_panoramica_imersiva_360x180_com_software_livre [2020/03/05 09:34] (atual) – [Publicando no Seu Site] cartola
Linha 86: Linha 86:
 A opção pelo software livre é muito pessoal. Há softwares comerciais bons que dão conta do recado. Não necessariamente um ou outro é melhor ou pior, mais simples ou complexo. Alguns comerciais inclusive são muito parecidos com os que apresentarei aqui. O uso do software livre, na minha visão, tem o preço bom (gratuito) e evitam que você cometa o crime de pirataria, tão comum no Brasil quando se trata de software. Se você é profissional talvez prefira usar um software comercial para ter um suporte formal e "garantido" caso necessário. Para isso procurarei comentar sempre sobre as alternativas de softwares comerciais equivalentes, mas não farei os passos dos tutoriais neles, até por que na maioria dos casos não os possuo. A opção pelo software livre é muito pessoal. Há softwares comerciais bons que dão conta do recado. Não necessariamente um ou outro é melhor ou pior, mais simples ou complexo. Alguns comerciais inclusive são muito parecidos com os que apresentarei aqui. O uso do software livre, na minha visão, tem o preço bom (gratuito) e evitam que você cometa o crime de pirataria, tão comum no Brasil quando se trata de software. Se você é profissional talvez prefira usar um software comercial para ter um suporte formal e "garantido" caso necessário. Para isso procurarei comentar sempre sobre as alternativas de softwares comerciais equivalentes, mas não farei os passos dos tutoriais neles, até por que na maioria dos casos não os possuo.
  
-Há motivos um pouco mais profundos e ideológicos também. O software livre evita a saída de divisas do país, mantém mais dinheiro por aqui, para a economia local. O software livre permite que você use seu dinheiro para pagar por serviços, provavelmente prestados por um agente local e não por um sujeito do outro lado do mundo, movimentando a economia de outro país. Não que isso seja necessariamente ruim, mas é muito melhor se seu dinheiro circular por aqui, pense um pouco. Outra ideologia que tem nisso é que o trabalho de um consultor que está ali dispendendo tempo para te ajudar realmente tem algum valor na minha opinião, enquanto que a cópia simples de um software não exigiu nenhum esforço de quem o desenvolveu, o que acaba permitindo que alguém concentre muita renda, muito além do que o que merecia pelo esforço dispendido no desenvolvimento. Alguns softwares comerciais, como o PTGui e o krpano, tem até licenças muito justas, por preços bem razoáveis, mas tem toda essa questão filosófica por trás. Se quiser entender um pouco mais leia [[http://www.gnu.org/philosophy/why-free.html|aqui um artigo sobre por que não se deveria cobrar por softwares]].+Há motivos um pouco mais profundos e ideológicos também. O software livre evita a saída de divisas do país, mantém mais dinheiro por aqui, para a economia local. O software livre permite que você use seu dinheiro para pagar por serviços, provavelmente prestados por um agente local e não por um sujeito do outro lado do mundo, movimentando a economia de outro país. Não que isso seja necessariamente ruim, mas é muito melhor se seu dinheiro circular por aqui, pense um pouco. Outra ideologia que tem nisso é que o trabalho de um consultor que está ali dispendendo tempo para te ajudar realmente tem algum valor na minha opinião, enquanto que a cópia simples de um software não exigiu nenhum esforço de quem o desenvolveu, o que acaba permitindo que alguém concentre muita renda, muito além do que o que merecia pelo esforço dispendido no desenvolvimento. Alguns softwares comerciais, como o PTGui e o krpano, tem até licenças muito justas, por preços bem razoáveis, mas tem toda essa questão filosófica por trás. Se quiser entender um pouco mais leia [[http://www.gnu.org/philosophy/why-free.pt-br.html|aqui um artigo sobre por que não se deveria cobrar por softwares]].
  
  
Linha 100: Linha 100:
 Para uma visão geral do processo, o que é uma panorâmica imersiva, possibilidades do que fazer com esse tipo de técnica e uma demonstração veja o vídeo de uma palestra que ministrei no FISL em 2014: Para uma visão geral do processo, o que é uma panorâmica imersiva, possibilidades do que fazer com esse tipo de técnica e uma demonstração veja o vídeo de uma palestra que ministrei no FISL em 2014:
  
-{{arquivo:palestra_fisl_2014.jpg}} +{{ youtube>quU4McR6oGc?large |Palestra no FISL 2014}}
  
 +<tab>
  
 ====== O que é uma panorâmica? ====== ====== O que é uma panorâmica? ======
Linha 127: Linha 127:
 Veja as duas fotos abaixo: Veja as duas fotos abaixo:
  
-{{arquivo:suite.jpg?300x0}}{{arquivo:hdr-vista_leblon-20101103-05.jpg?300x0}} |+{{ arquivo:suite.jpg?300x0 }} 
 + 
 +{{ arquivo:hdr-vista_leblon-20101103-05.jpg?300x0 }}
  
  
Linha 308: Linha 310:
 Se não me engano uma câmera com algo em torno de 20 megapixels com sensor cropado (1.5 ou 1.6) e uma lente 50mm já produz uma foto que chega aos gigapixels. Seriam necessárias mais de 180 fotos pra cobrir toda a esfera visual com esse equipamento usando uma sobreposição de uns 20 ou 30% e na minha opinião fazer isso sem um tripé com cabeça apropriada seria uma missão impossível. Se não me engano uma câmera com algo em torno de 20 megapixels com sensor cropado (1.5 ou 1.6) e uma lente 50mm já produz uma foto que chega aos gigapixels. Seriam necessárias mais de 180 fotos pra cobrir toda a esfera visual com esse equipamento usando uma sobreposição de uns 20 ou 30% e na minha opinião fazer isso sem um tripé com cabeça apropriada seria uma missão impossível.
  
-Pra saber o ângulo de visão de uma lente você pode usar fórmulas conhecidas. Algumas pessoas já colocaram essas formas em "calculadoras" pra facilitar nossa vida. Uma delas pode ser encontrada [[http://cartola.org/arquivos/calc-pt_br.html|nesta página, parcialmente traduzida]]. O "Cálculo de Campo de Visão Angular" lhe dirá qual o ângulo de visão de uma lente na sua máquina e te ajudar a tomar uma decisão. Pro pessoal mais técnico, tem [[http://www.panoforum.com.br/download/file.php?id=125|um programa em Python]] que faz o cálculo pra cabeças robotizadas. Ele vai calcular menos fotos a medida que o giro for feito fora da horizontal. Pra usar ele como parâmetro pra fotografar manualmente ou usando um rodador mecânico o mais prático é tomar o número de fotos da horizontal como o número de paradas a ser usado.+Pra saber o ângulo de visão de uma lente você pode usar fórmulas conhecidas. Algumas pessoas já colocaram essas formas em "calculadoras" pra facilitar nossa vida. Uma delas pode ser encontrada [[http://cartola.org/arquivos/calc-pt_br.html|nesta página, parcialmente traduzida]]. O "Cálculo de Campo de Visão Angular" lhe dirá qual o ângulo de visão de uma lente na sua máquina e te ajudar a tomar uma decisão. Pro pessoal mais técnico, tem [[http://www.panoforum.com.br/forum/download/file.php?id=125|um programa em Python]] que faz o cálculo pra cabeças robotizadas. Ele vai calcular menos fotos a medida que o giro for feito fora da horizontal. Pra usar ele como parâmetro pra fotografar manualmente ou usando um rodador mecânico o mais prático é tomar o número de fotos da horizontal como o número de paradas a ser usado.
  
 Há uma matemática simples na escolha da lente: quando menor o ângulo de visão (ou Campo de Visão ou Field of View - FOV) mais fotos serão necessárias, mais trabalho você vai ter e pode precisar de um computador mais potente. A resolução final da imagem ficará maior e isso pode ser bom e até necessário. Lentes muito abertas podem facilitar, mas vai chegar um limite em que a qualidade vai ficar pobre, pois a resolução final vai ser pequena. Eu particularmente gosto de fotos com pelo menos 12.000 x 6.000 pixels. Sites como o [[http://www.360cities.net|360cities.net]] exigem pelo menos 6.000x3.000 pixels para aceitar uma panorâmica. Você pode fazer as contas e ver que lente chega nesses tamanhos em sua máquina. Há uma matemática simples na escolha da lente: quando menor o ângulo de visão (ou Campo de Visão ou Field of View - FOV) mais fotos serão necessárias, mais trabalho você vai ter e pode precisar de um computador mais potente. A resolução final da imagem ficará maior e isso pode ser bom e até necessário. Lentes muito abertas podem facilitar, mas vai chegar um limite em que a qualidade vai ficar pobre, pois a resolução final vai ser pequena. Eu particularmente gosto de fotos com pelo menos 12.000 x 6.000 pixels. Sites como o [[http://www.360cities.net|360cities.net]] exigem pelo menos 6.000x3.000 pixels para aceitar uma panorâmica. Você pode fazer as contas e ver que lente chega nesses tamanhos em sua máquina.
Linha 490: Linha 492:
   *  Em seguida abra a aba "Imagens" e veja se as fotos estão com a orientação correta   *  Em seguida abra a aba "Imagens" e veja se as fotos estão com a orientação correta
 (incompleto) (incompleto)
 +
 +
 +===== Nivelando a Panorâmica =====
 +
 +
 +Muitas vezes terminamos a costura e podemos perceber que existem prédios inclinados ou o horizonte não está bem horizontal. Pra acertar isso temos que "nivelar" a foto panorâmica. Existem 3 maneiras de fazer isso no Hugin:
 +
 +  *  Automaticamente
 +  *  Arrastando a panorâmica na mão
 +  *  Usando linhas linhas horizontais e verticais
 +
 +Aqui os passos descritos pela legenda que usei para fazer um vídeo e em seguida o vídeo:
 +
 +  *  Ferramenta utilizada: Hugin
 +  *  3 métodos: automático, manual e com linhas
 +  *  Usando um visualizador analisamos a foto
 +  *  Vamos abrir a foto no Hugin
 +  *  Estou abrindo uma foto equirretangular
 +  *  Tenho que cadastrar a lente correta
 +  *  Mas o mesmo pode ser feito ainda na costura
 +  *  Estou usando a Interface Especialista
 +  *  **Método 1: automático**
 +  *  Vamos na pré-visualização rápida
 +  *  Abrimos a aba Mover/Arrastar
 +  *  É só clicar em "Alinhar" 
 +  *  Algumas vezes não resolve
 +  *  Outras vezes distorce a foto
 +  *  Algumas vezes funciona, acredite!
 +  *  **Método 2: manual**
 +  *  Resolve, mas é impreciso
 +  *  Na mesma aba clique e arraste
 +  *  A linha de junção some ao renderizar
 +  *  Podemos usar "Shift" ao arrastar
 +  *  isso limita o arrasto na H ou V
 +  *  Como dito: resolve sem precisão
 +  *  **Método 3: usando linhas**
 +  *  Trocamos de janela
 +  *  Depois vamos em Pontos de Controle
 +  *  Depois de identificar uma linha H ou V
 +  *  clicamos num dos extremos da linha
 +  *  depois ajustamos com precisão
 +  *  Podemos usar as setas pra isso
 +  *  Mas o mouse deve estar sobre a imagem
 +  *  Apenas uma linha não é suficiente
 +  *  Aqui estamos com apenas uma imagem
 +  *  Se estivéssemos na etapa de costura
 +  *  teríamos que escolher outras fotos
 +  *  Aqui podemos marcar outras linhas
 +  *  4 são suficientes nos 360°
 +  *  Apenas marque-as espaçadamente
 +  *  Em geral prefiro linhas verticais
 +  *  Depois vamos na aba Fotos
 +  *  e usamos a otimização geométrica padrão
 +  *  Vamos na pré-visualização conferir
 +  *  Podemos ver o antes e depois
 +  *  Esse é o método mais preciso
 +  *  desde que hajam retas na imagem
 +  *  Depois de nivelar é preciso renderizar
 +  *  Vamos à aba Montador
 +  *  Clicamos em "Calcular Tamanho Ótimo"
 +  *  e clicamos em "Montar!"
 +  *  Isso pode levar um tempo
 +  *  principalmente se tiver que costurar
 +  *  Depois podemos navegar e conferir
 +
 +| {{arquivo:nivelando_panoramica.jpg?300x0}} |
 +| [[https://www.youtube.com/watch?v=OVJ6mGQlIxU|Nivelando uma panorâmica 360° no Hugin]] |
 +
  
  
Linha 653: Linha 723:
 fotos equirretangulares enviadas para seu álbum poderão ser navegadas interativamente. Não achei um meio de indicar explicitamente que são fotos panorâmicas, mas no meu caso, pelo menos, elas ficaram automaticamente navegáveis. fotos equirretangulares enviadas para seu álbum poderão ser navegadas interativamente. Não achei um meio de indicar explicitamente que são fotos panorâmicas, mas no meu caso, pelo menos, elas ficaram automaticamente navegáveis.
   *  http://www.spinattic.com/ - preciso pesquisar melhor o que oferece para comentar   *  http://www.spinattic.com/ - preciso pesquisar melhor o que oferece para comentar
-  *  www.picbox360.com/pt+  *  http://www.picbox360.com/pt 
 +  *  https://kuula.co/ 
 +  *  http://www.meupasseiovirtual.com - parece interessante, permite publicar lá e embutir o tour no seu site, usa o krpano por trás
  
  
Linha 659: Linha 731:
  
  
-Salado Player, #VR5 (Salado Converter + script)+**Apontando para site externo (****//embed//****)** - pra quem está começando essa é talvez a maneira mais fácil de publicar e compartilhar sua panorâmica no seu próprio site (ou fora dele). Na verdade a proposta é que você utilize o serviço de um dos sites que oferecem o serviço de publicação e que coloque uma área em sua página que mostre a panorâmica vindo deste site externo. Isso se faz, em geral, com uma //tag embed// no HTML. O 360cities, mencionado aqui, oferece essa possiblidade, bem como outros sites que pode ser vistos na seção anterior **"Publicando num site pronto"**. Alguns, como o sky.easypano, permitem que você compartilhe no facebook sem que as pessoas precisem sair dele pra ver sua panorâmica. Em outras palavras, ela "toca" direto dentro do facebook, o que muita gente acha bem conveniente.
  
-Panovisu+**Marzipano** - o [[http://www.marzipano.net/|Marzipano]] é a opção mais recente dentre os softwares livres. Publica em HTML5 e Flash (para navegadores mais antigos como IE8 ou IE9) tanto uma panorâmica quanto um tour virtual. O grande barato do Marzipano é que pode ser usado todo pela web, direto no navegador. Você acessa o [[http://www.marzipano.net/tool/index.html|Marzipano Tool]], faz o upload de uma ou mais panorâmicas já costuradas em formato equirretangular (ou faces do cubo, acho) e ele gera a publicação pra você. Ainda na web você pode marcar pontos de informação e pontos de transição entre panorâmicas, montando a visita virtual. Quando terminar, baixa um arquivo ZIP com sua visita virtual pronta pra colocar no seu site ou abrir no navegador local. Vem ainda com dois servidores web, um pra windows outro pra Mac, caso precise acessar suas panorâmicas localmente, já que em alguns casos abrir direto no navegador pode não funcionar (notadamente em Flash em navegadores antigos precisaria liberar esse tipo de acesso na configuração do mesmo).
  
-Apontando para site externo (embed)+A personalização avançada é possível, mas já exige mais conhecimento de Javascript, CSS e HTML e deve ser feita depois de baixar a publicação pro seu computador. 
 + 
 +Como é um software livre, não tem marca d'água, temos acesso a modificar tudo e é gratuito. 
 + 
 +[[http://www.panoforum.com.br/forum/viewtopic.php?f=15&t=532|Aqui um post no Panoforum onde falei essas coisas aqui]] e onde podemos trocar ideias sobre o Marzipano. 
 + 
 +**Panovisu** - [[http://panovisu.fr/|o Panovisu]] também trabalha apenas com HTML5 e é uma ferramenta mais completa. Possui uma interface gráfica mais intuitiva e é capaz de publicar toda uma visita virtual, passagem de um ambiente para outro, pontos de interesse e tudo mais. 
 + 
 +**#VR5** - [[http://www.vrhabitat.com/#vr5|o #VR5 usa HTML5]], fazendo a navegação compatível com dispositivos da Apple. Ele pode detectar se o dispositivo é compatível e, caso não seja, direcionar para a panorâmica publicada com outra tecnologia, como com o Flash usando o Salado Player. Já publiquei muitas fotos combinando essas duas ferramentas. 
 + 
 +**Salado Player** - este é um software livre que publica uma panorâmica esférica usando a tecnologia Flash, que está em franca decadência, sendo cada vez menos utilizada, embora ainda se encontre ativa em muitos sites. Os dispositivos da Apple, por exemplo, não executam o Flash. Apesar disso, mesmo com os plugins comerciais mais conhecidos ainda é comum (2016a publicação de panorâmicas compatíveis com Flash e HTML5 ao mesmo tempo. Os mecanismos de publicação em geral tentam detectar se o navegador utilizado é compatível com uma das duas tecnologias e proveem então a mais adequada. Nem sempre essa detecção funciona 100%. 
 + 
 +O Salado Player inclusive está cada vez mais difícil de ser encontrado para download. Da última vez que o encontrei foi no GitHub, tendo sido atualizado pela última vez em 2013. Alternativamente disponibilizei também no meu site para download. 
 +  *  [[https://github.com/mstandio/SaladoPlayer|Salado Player no GitHub]] - tende a ser o mais atual, mas está parado desde 2013. Clique em "Download zip" 
 +  *  [[http://cartola.org/arquivos/wiki/SaladoPlayer-1.3.5.zip|Salado Player 1.3.5 no meu site]] 
 +  *  [[http://cartola.org/arquivos/wiki/SaladoPlayer-1.3.5-src.zip|Salado Player 1.3.5 - código fonte no meu site]] 
 +  *  [[http://cartola.org/arquivos/wiki/salado-player-1.1.zip|Salado Player 1.1 no meu site]] 
 +  *  [[https://github.com/mstandio/SaladoConverter/|Salado Converter no GitHub]] - tende a ser o mais atual, mas está parado desde 2011. Clique em "Download zip" 
 +  *  [[http://cartola.org/arquivos/wiki/SaladoConverter-0.5.zip|Salado Converter 0.5 no meu site]] 
 +  *  [[http://cartola.org/arquivos/wiki/SaladoConverter-0.5.zip|Salado Converter 0.5 - código fonte no meu site]]
  
  
Linha 744: Linha 835:
 Para gerar tais imagens podemos usar o [[http://hugin.sourceforge.net/|Hugin]], que para isso é pouco prático, ou um conjunto de ferramentas chamadas [[http://search.cpan.org/dist/Panotools-Script/|Panotools::Script]], de autoria de Bruno Postle. Mais recentemente descobri o [[http://panovisu.fr/|PanoVisu]], que também faz a conversão e é também gratuito. Para gerar tais imagens podemos usar o [[http://hugin.sourceforge.net/|Hugin]], que para isso é pouco prático, ou um conjunto de ferramentas chamadas [[http://search.cpan.org/dist/Panotools-Script/|Panotools::Script]], de autoria de Bruno Postle. Mais recentemente descobri o [[http://panovisu.fr/|PanoVisu]], que também faz a conversão e é também gratuito.
  
-Dentre as ferramentas comerciais, o [[http://www.ptgui.com|PTGui]] faz a [[http://www.ptgui.com/ptguihelp/qtvrconverter.htm|conversão para as faces do cubo]], mas não a conversão de volta. Para essa conversão **não é** necessário ter a licença do produto (pelo menos quando escrevi isso - março de 2016). Basta ir ao menu "Tools" e "Convert to QTVR / Cubic" ou usar o atalho Ctrl + Shift + Q.+Dentre as ferramentas comerciais, o [[http://www.kolor.com|Panotour Pro]] converte tanto de equirretangular pra cubo quando no sentido inverso, sem colocar marcas d'água mesmo na versão trial, não necessitando de licença para essas tarefas. 
 + 
 +[[http://www.ptgui.com|PTGui]] faz a [[http://www.ptgui.com/ptguihelp/qtvrconverter.htm|conversão para as faces do cubo]], mas não a conversão de volta. Para essa conversão **não é** necessário ter a licença do produto (pelo menos quando escrevi isso - março de 2016). Basta ir ao menu "Tools" e "Convert to QTVR / Cubic" ou usar o atalho Ctrl + Shift + Q
 + 
 +O [[http://ggnome.com/pano2vr|Pano2VR]] converte para cubo e vários outros formatos, inclusive de volta do cubo para equirretangular, mas sem licença o software coloca marca d'água na foto convertida.
  
 Ainda não testei outras ferramentas comerciais. Ainda não testei outras ferramentas comerciais.
Linha 1451: Linha 1546:
 **HFoV - //Horizontal Field of View//**\\ Campo de visão horizontal. Representa o ângulo, em graus, da horizontal da imagem. A orientação da imagem é relevante. Normalmente para fotos panorâmicas imersivas a câmera é colocada na vertical. O HFOV da imagem será a medida angular do menor lado da imagem. O HFOV pode se referir tanto a cada imagem individual quanto a um panorama final montado. Numa esférica o HFOV é 360º. **HFoV - //Horizontal Field of View//**\\ Campo de visão horizontal. Representa o ângulo, em graus, da horizontal da imagem. A orientação da imagem é relevante. Normalmente para fotos panorâmicas imersivas a câmera é colocada na vertical. O HFOV da imagem será a medida angular do menor lado da imagem. O HFOV pode se referir tanto a cada imagem individual quanto a um panorama final montado. Numa esférica o HFOV é 360º.
  
-**Nadir**\\ Ponto localizado para baixo, na vertical, em relação a um ponto de vista. Normalmente aqui é em relação ao ponto de onde a foto foi feita.+**Nadir**\\ Ponto localizado para baixo, na vertical, em relação a um ponto de vista. Normalmente aqui é a foto feita pra baixo.
  
 **Sensor APS-C**\\ Sensor da grande maioria das máquinas digitais atuais; herdado do antigo formato APS em filme, existem algumas variantes com tamanhos ligeiramente diferentes. **Sensor APS-C**\\ Sensor da grande maioria das máquinas digitais atuais; herdado do antigo formato APS em filme, existem algumas variantes com tamanhos ligeiramente diferentes.
Linha 1457: Linha 1552:
 **Sensor full frame**\\ sensor de 24x36mm, como os antigos negativos/slides em filme chamados de 35mm **Sensor full frame**\\ sensor de 24x36mm, como os antigos negativos/slides em filme chamados de 35mm
  
-**Zenith**\\ Ponto localizado para cima, na vertical, em relação a um ponto de vista. Normalmente aqui é em relação ao ponto de onde a foto foi feita.+**Zenith**\\ Ponto localizado para cima, na vertical, em relação a um ponto de vista. Normalmente aqui é a foto feita pra cima.
  
  
fotografia_panoramica_imersiva_360x180_com_software_livre.1457532777.txt.gz · Última modificação: 2016/03/09 11:12 por cartola