Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fotografia_panoramica_imersiva_360x180:prefacio

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
fotografia_panoramica_imersiva_360x180:prefacio [2019/04/06 17:04]
cartola [Por que software livre?] trocando link para página em pt_br
fotografia_panoramica_imersiva_360x180:prefacio [2019/04/06 17:10]
cartola [O que você já deve saber] Apontando link internamente ao invés de externamente
Linha 1: Linha 1:
-A fotografia panorâmica surgiu logo depois da invenção da fotografia. A fotografia panorâmica imersiva, também chamada de fotografia 360x180º, fotografia panorâmica esférica ou fullsphere já existe pelo menos desde o final da década de 90. Mesmo entre fotógrafos profissionais ainda é um tema relativamente desconhecido, sendo hoje muito difundido pelo google street view. Veja aqui como é viável fazer esse tipo de trabalho usando software livre atingindo resultados com qualidade profissional.+|  [[:fotografia_panoramica_imersiva_360x180|Índice]]  |  [[fotografia_panoramica_imersiva_360x180:introducao|próximo: Introdução]]| 
 + 
 +====== Prefácio ====== 
 + 
 +A fotografia panorâmica surgiu logo depois da invenção da fotografia. A fotografia panorâmica imersiva, também chamada de fotografia 360x180°, fotografia panorâmica esférica ou fullsphere já existe pelo menos desde o final da década de 90. Mesmo entre fotógrafos profissionais ainda é um tema relativamente desconhecido, sendo hoje muito difundido pelo google street view. Veja aqui como é viável fazer esse tipo de trabalho usando software livre atingindo resultados com qualidade profissional.
  
 Embora esse texto priorize o software livre, são abordados muitos conceitos genéricos e não próprios de uma ou outra ferramenta, como por exemplo o conceito de Pontos de Controle, de erro de perspectiva e outras pedras fundamentais para o bom entendimento de uma panorâmica esférica. Embora esse texto priorize o software livre, são abordados muitos conceitos genéricos e não próprios de uma ou outra ferramenta, como por exemplo o conceito de Pontos de Controle, de erro de perspectiva e outras pedras fundamentais para o bom entendimento de uma panorâmica esférica.
Linha 25: Linha 29:
     *  conceito de menus e abas.     *  conceito de menus e abas.
   *  usar um editor avançado de imagens como GIMP (http://www.gimp.org) ou Photoshop para a etapa de ajustes finais   *  usar um editor avançado de imagens como GIMP (http://www.gimp.org) ou Photoshop para a etapa de ajustes finais
-Para este último item indico uma [[http://www.cartola.org/cartola/index.php?title=GIMP_-_Editor_de_Imagens|documentação minha sobre o GIMP]].+Para este último item indico uma [[:gimp_-_Editor_de_Imagens|documentação minha sobre o GIMP]].
  
 Este material não pretende passar conceitos de fotografia. Serão usados termos como: [[http://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_focal|distância focal]], [[http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo|profundidade de campo]], [[http://pt.wikipedia.org/wiki/Abertura_%28%C3%B3ptica%29|abertura de diafragma]], [[http://pt.wikipedia.org/wiki/APS-C|sensor APS-C]], [[http://canaltech.com.br/materia/fotografia/Full-Frame-e-Sensor-cropado-qual-e-a-diferenca/|full frame, fator de corte]] e outros. Na medida do possível colocarei links para uma definição dos termos. Assumo que você já sabe determinar a exposição correta para uma cena e que entenda os comandos de sua máquina. Algumas técnicas de tratamento e fotografia, como HDR, fusão de exposições e pilha de foco serão um pouco mais detalhados por serem assuntos muitas vezes desconhecidos por alguns fotógrafos e também em função da proposta de uso de ferramentas não comerciais para realizar essas tarefas. Este material não pretende passar conceitos de fotografia. Serão usados termos como: [[http://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_focal|distância focal]], [[http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo|profundidade de campo]], [[http://pt.wikipedia.org/wiki/Abertura_%28%C3%B3ptica%29|abertura de diafragma]], [[http://pt.wikipedia.org/wiki/APS-C|sensor APS-C]], [[http://canaltech.com.br/materia/fotografia/Full-Frame-e-Sensor-cropado-qual-e-a-diferenca/|full frame, fator de corte]] e outros. Na medida do possível colocarei links para uma definição dos termos. Assumo que você já sabe determinar a exposição correta para uma cena e que entenda os comandos de sua máquina. Algumas técnicas de tratamento e fotografia, como HDR, fusão de exposições e pilha de foco serão um pouco mais detalhados por serem assuntos muitas vezes desconhecidos por alguns fotógrafos e também em função da proposta de uso de ferramentas não comerciais para realizar essas tarefas.
fotografia_panoramica_imersiva_360x180/prefacio.txt · Última modificação: 2019/04/06 17:10 por cartola