Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


equipamento

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
equipamento [2012/10/03 15:12] franciscoequipamento [2013/05/29 09:41] (atual) francisco
Linha 137: Linha 137:
   * **DSLR ou reflex**   * **DSLR ou reflex**
  
-Câmeras utilizadas por profissionais e por amadores mais avançados. Nestes modelos, a imagem vista no visor óptico é vinda da lente e refletida internamete por um sistema de espelhos (ao contrário das compactas, que utilizam um visor com imagem separada da lente). As câmeras DSLR possibilitam a troca das lentes, atendendo às exigências do fotógrafo em diversas situações diferentes. +Câmeras utilizadas por profissionais e por amadores mais avançados. Nestes modelos, a imagem vista no visor óptico é vinda da lente e refletida internamente por um sistema de espelhos (ao contrário das compactas, que utilizam um visor com imagem separada da lente). As câmeras DSLR possibilitam a troca das lentes, atendendo às exigências do fotógrafo em diversas situações diferentes.
  
  
Linha 190: Linha 190:
 Lembre-se: isso tudo é em relação à qualidade técnica das imagens (nitidez, ruído, fidelidade de cores). Qualquer câmera com controles manuais já pode fazer imagens espetaculares, depende de quem a está controlando. Lembre-se: isso tudo é em relação à qualidade técnica das imagens (nitidez, ruído, fidelidade de cores). Qualquer câmera com controles manuais já pode fazer imagens espetaculares, depende de quem a está controlando.
    
 +
 +
 +======= Memórias =======
 +
 +
 +Com alta capacidade de regravação, o cartão de memória nada mais é do que um dispositivo de armazenamento de dados baseado na tecnologia flash. Parecidos com a memória RAM (Random Access Memory) usada nos computadores, eles têm como diferencial o fato de possuírem propriedades que fazem com que os dados não sejam perdidos quando não há mais fornecimento de energia (por exemplo, quando a bateria acaba ou o dispositivo é desligado). 
 +
 +Também conhecidos como memory card, atualmente, existem muitos tipos diferentes de cartão de memória, assim como várias utilizações para os mesmos, sendo as mais comuns em câmeras digitais, celulares e videogames. 
 +
 +Conheça a seguir os tipos mais comuns:
 + 
 +
 +
 +===== Cartão de memória SD =====
 +
 +
 +Os cartões de memória SD ou Secure Digital Card são uma evolução da tecnologia MultiMediaCard (ou MMC) e podem ser encontrados com diversas velocidades de gravação e espaço de armazenamento. 
 +
 +Sendo os mais comuns, esses modelos são os mais apropriados para câmeras digitais point-and-shoot, mas é bom saber que algumas câmeras digitais necessitam de cartões de alta-velocidade para poder gravar vídeo ou para tirar várias fotos em seqüência sem a perda de dados. 
 +
 +{{ arquivo:sd.jpg }} 
 +
 +
 +===== Cartão de memória mini SD =====
 +
 +
 +Os mini SD, são nada mais que uma extensão do padrão Secure Digital (SD). Bem menores que o cartão SD original, foram desenvolvidos quando apareceu a necessidade de competição com outros cartões de memória maiores. Mais comuns em celulares, esses tipos de cartões de memória também são utilizados em câmeras digitais, no entanto podem necessitar um adaptador para efetuar o descarregamento das imagens.
 + 
 +
 +{{ arquivo:minisd.jpg }} 
 +
 +
 +===== Cartão de memória SDHC =====
 +
 +
 +Com a mesma tecnologia dos cartões Secure Digital (SD), os cartões de memória do tipo SDHC estão numa nova categoria de desempenho de cartões de memória projetados para atender às demandas das câmeras de vídeo e câmeras fotográficas digitais de alta qualidade e outros dispositivos de gravação de imagens de alta resolução. 
 +
 +Indicados para as câmeras DSLR e fotógrafos com mais experiência, esses dispositivos também podem ser encontrados com diferentes capacidades de armazenamento. 
 +
 +Lembre se que sempre é bom ser prevenido e contar com mais de um cartão de memória, para evitar o aborrecimento de ter que apagar fotos no meio de uma viagem, por exemplo, se o cartão que você esteja utilizando fique completo e você não tenha como efetuar o descarregamento do mesmo.
 + 
 +
 +{{ arquivo:sdhc.jpg }} 
  
  
Linha 222: Linha 265:
 Há um outro inconveniente na utilização do flash em retratos (aliás, de qualquer fonte de iluminação de alta potência): o brilho direto no motivo, causando sobra.  Há um outro inconveniente na utilização do flash em retratos (aliás, de qualquer fonte de iluminação de alta potência): o brilho direto no motivo, causando sobra. 
  
-{{ arquivo:flashdireto.jpg }} +{{ arquivo:flashdireto.jpg?500x0 }} 
  
  
Linha 233: Linha 276:
    
  
-{{ arquivo:flashrebatido.jpg }}+{{ arquivo:flashrebatido.jpg?500x0 }} 
  
  
-======= Como usar sua câmera =======+======= Tripés =======
  
  
-Com qualquer câmera você pode conseguir ótimas fotos, desde que conheça suas limitações +A melhor forma de manter a câmera estável é usar um tripé. Assim ela com certeza não irá chacoalhar enquanto expõe o sensor. A diferença entre o profissional e o amador é que o profissional não se importa em carregar um pouco mais de peso levando o tripé para todo lugar que vai
  
- +Compre um tripé de qualidade altoEle deve ser de um material resistente e deve ter uma cabeça com regulagem fina. A melhor forma de escolher um bom tripé é ir em lojas especializadas em equipamentos fotográficos e testar. Pesquisando um pouco você também já descobre as melhores marcas.
-===== Câmera simples: ===== +
- +
- +
-É controlada por duas aberturas: sol (abertura pequena) nublado (abertura grande)Para tirar boas fotos você deve:+
    
  
-  * **Segurar a câmera com firmeza** – A câmera simples tem baixa velocidade do obturador (1/30 a1/50 de segundo).Pôr isso é necessário segurá-la com firmeza Procure um ponto de apoio seja no rosto ou no corpo .+  * **//Segure firme//**
  
 +Caso não tenha um tripé ou o momento não permita usá-lo segure sua câmera de forma firme. Mão direita na empunhadura e mão esquerda na lente. Quando possível apóie a câmera em uma parede ou se segure em algum local bem firme e seguro. 
  
-  * **Manter a distância correta** – A lente da câmera simples é pré-ajustada para perfeita focalização a partir de 1,20m. Assim, mantenha essa distância mínima do assunto a ser fotografado, pois distâncias menores resultarão em fotos fora de foco.+  * **//Use um disparador remoto ou o timer//**
  
- +Ao apertar disparador você pode induzir tremor na exposição porque “empurra” câmera para baixoPara um resultado ainda melhor utilize o timer ou um disparador remoto (assim você não irá balançar câmera só de apertar um botão contra ela).
-  * **Enquadrar assunto com perfeição** – Procure através do visor, fazer enquadramento do assunto ser fotografadoSe estiver fotografando uma pessoa, coloque-em destaque no quadro, mantendo margem de segurança acima e abaixo, para evitar cortes de partes do corpo.+
    
-  * **Observar as condições de luz **– Não se esqueça de observar as condições de luz antes de cada exposição e ajustar a câmera para sol ou nublado. O período compreendido entre duas após o nascer do sol e duas horas antes do pôr-do-sol é o mais indicado para tirar boas fotos. 
-  
-  * **Usar flash dentro de casa** – As câmeras simples não produzem fotos com a luz ambiente. Por isso, use o flash quando fotografar dentro de casa. Fotos contra o sol e na sombra devem ser evitadas de tirar com câmeras simples. 
  
  
-===== Câmeras manuais ou ajustáveis =====+===== 07 razões para você ter um tripé. =====
  
  
-Dispõem de regulagens independentes para abertura do diafragmavelocidade do obturador e focalização do assuntoTêm ainda recursos para fotos nas mais difíceis condições de iluminação. Para issosão necessários completo conhecimento da câmera e seus componentes, bem como de sua regulagem correta+  - **//Fotos noturnas e pôr-do-sol//** - Simtripés são necessários para fotos noturnas e para o pôr-do-sol por um motivo básico. Geralmente usamos velocidades de obturador muito baixas, o que pode ocasionar uma foto com tremidos. Claro que hoje em dia as câmeras DSLR mais modernas podem alcançar uma elevada velocidade ISO ainda manter uma imagem aceitável, mas a velha regra ainda valeQuanto menor o ISO melhor vai ser a qualidade da imagem. No caso das longas exposições ainda é possível realizar o disparo através do temporizador para diminuir a possibilidade de tremer a imagem;  
- As câmeras manuais controlam luz que deve sensibilizar sensorpela abertura do diafragma e pela velocidade do obturador . +  - **//Flexibilidade//**– um tripé não serve apenas para segurar uma câmera fotográfica. Você também pode fazer filmagens com seu tripé ou simplesmente usá-lo como suporte para um flash, rebatedor ou lâmpada, trazendo mais qualidade a sua fotografia;  
- Vamos ver agora como regular sua câmera com controle manual para as diversas condições de luz e assuntos +  - **//Fotografia macro//** – trabalhar com fotografia macro exige muita iluminação, mas quando isso não é possível (ou até quando é) temos que trabalhar com baixas velocidades e tentar manter a o diafragma fechado por conta da profundidade de campo. Para complicar mais a situaçãoo objeto a ser fotografado está muito perto da lente. Um tripé se torna uma mão na roda para ter estabilidade e produzir imagens sem problemas de foco ou falta de nitidez por conta de movimentos;  
 +  - **//Fotografia de Esportes//**– em esportes é necessário captar o movimento e geralmente com lentes com grandes distâncias focais. O tripé oferece a possibilidade de mover a câmera em movimento de panorâmica seguindo o objeto a ser fotografado mantendo a estabilidade da câmera;  
 +  - **//Fotografia de Natureza//** – aqui se torna básico. Fotografar natureza sem tripé é como fazer algodão doce sem açúcar. Além de evitar imagens tremidas, ao fotografa natureza, existe a possibilidade de esperar por horas para uma boa foto de um animal em seu habitat naturalNessa situação, um apoio para a câmera é muito bem vindo;  
 +  - **//Usando uma Teleobjetiva//**– bem, embora essa parte possa englobar todas as outras citadas até aqui, o uso de teleobjetivas com grandes distâncias focais tende tornar trabalho do fotógrafo complicado por conta de que qualquer movimentopor mínimo que seja, possa atrapalhar a foto. Eu já tinha ouvido de alguns fotógrafos que para poder segurar a câmera com uma teleobjetiva sem tripé é necessário usar a velocidade do obturador equivalente ao dobro da distância focal. Se está fotografando com uma 300mm, então a velocidade do obturador tem que estar em 1/600O Photography Blog trabalha com a regra da compatibilidade entre os dois. Se for uma objetiva de 500mm, então a velocidade do obturador deve ficar em 1/500. Esse seria o mínimo para poder segurar a câmera com firmeza. Abaixo disso é necessário o uso do tripé. O equipamento fornece estabilidade e conforto para o uso desse tipo de lente;  
 +  - **//Usando a criatividade//** – o simples fato de a câmera estar presa em seu tripé permite que você ande pela cena a ser fotografada usando a criatividade para definir o melhor enquadramentoFora isso, alguns tripés permitem que você capte ângulos inusitados colocando a câmera a apenas alguns centímetros do chão ou acima de sua cabeça;
  
  
-===== Abertura do diafragma =====+ 
  
- +Lembrem-se que existem diversos tipos de tripés monopés venda no BrasilInfelizmente os mais baratos não são os melhore e mais resistentesAcima de tudo, um tripé tem que fornecer estabilidade para sua câmeraDeve ser resistenterobusto trazer diversas opções de ângulos ou suporte para diferentes cabeçasaumentando assim as possibilidades de uso.
-Para usar corretamente o diafragma , oriente-se pelos números “**//f//** ” : **//f/ 22 f/ 16 f/ 11 f/ 8 f/ 5.6 f/ 4 f/ 2.8 f/ 2 f/1.4//** +
- Os números “f” controlam a quantidade de luz que deve penetrar na câmera e são calculados, de tal maneira que, ao mudar de um número “f” maior para imediatamente inferior, você dobra a entrada de luz que passa pela abertura anterior. +
- Assim, pela abertura f / 16 entra o dobro de luz que entraria pôr f / 22; por f / 5.6 penetra o dobro de luz que penetraria por f / 8, assim sucessivamente.  +
- Da mesma forma, quando você muda abertura abertura de um número “f” menor, para outro imediatamente superior, reduz pela metade a entrada de luz. Pôr exemplo: pela abertura f / 2.0 entra a metade de luz que entraria pôr f / 1.4; pela abertura f / 11 entra a metade luz que entraria pôr f / 8.  +
- +
- +
-===== Velocidade do obturador ===== +
- +
- +
-O obturador controla o tempo pelo qual a luz deve entrar no sensor da câmera +
- Essas velocidades são indicadas pelos números:  **//1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000, 1/4000, 1/8000//**Quando você regula a velocidade no número **//1//**, permite a entrada de luz durante um segundo. Os demais números representam frações de segundo e são calculadasde maneira a reduzir o tempo de entrada de luz pela metade, todas vezes que vez que você mudar de um número para outro imediatamente superior . +
- É a combinação abertura do diafragma / velocidade do obturador que torna possível obter-se fotos nas mais diversas condições de iluminação.  +
- Exemplo: +
- Se você regular a velocidade em **//1//**, a luz entrará por um segundo; quando mudar para **//2//** reduzirá o tempo para meio segundo . +
- Assimse você regular a velocidade em **//60//** (1/60 por segundo) a luz entrará pela metade do tempo que entraria em **//30//**(1/30 por segundo) assim sucessivamente.  +
- Dessa maneira, os números **//125, 250, 500, 1000, 2000 etc.//** representam as altas velocidades, que devem ser usadas para assunto em movimento, ou seja, para congelar o movimento do assunto.  +
- Para usar baixas velocidades**//30, 15, 8, 4//** ou menos, deve-se colocar a câmera em tripé ou em outro suporte firme para evitar que as fotos saiam tremidas ou borradas.+
    
  
Linha 348: Linha 371:
  
 **//Atenção://** Lembre-se que vimos anteriormente que os filmes não interpretam as cores da mesma forma que o olho humano. **//Atenção://** Lembre-se que vimos anteriormente que os filmes não interpretam as cores da mesma forma que o olho humano.
 + 
 +
 +
 +======= Como usar sua câmera =======
 +
 +
 +Com qualquer câmera você pode conseguir ótimas fotos, desde que conheça suas limitações . 
 +
 +
 +===== Câmera simples =====
 +
 +
 +É controlada por duas aberturas: sol (abertura pequena) e nublado (abertura grande). Para tirar boas fotos você deve:
 + 
 +
 +  * **Segurar a câmera com firmeza** – A câmera simples tem baixa velocidade do obturador (1/30 a1/50 de segundo).Pôr isso é necessário segurá-la com firmeza Procure um ponto de apoio seja no rosto ou no corpo .
 +
 +
 +  * **Manter a distância correta** – A lente da câmera simples é pré-ajustada para perfeita focalização a partir de 1,20m. Assim, mantenha essa distância mínima do assunto a ser fotografado, pois distâncias menores resultarão em fotos fora de foco.
 +
 +
 +  * **Enquadrar o assunto com perfeição** – Procure através do visor, fazer o enquadramento do assunto a ser fotografado. Se estiver fotografando uma pessoa, coloque-a em destaque no quadro, mantendo margem de segurança acima e abaixo, para evitar cortes de partes do corpo.
 + 
 +  * **Observar as condições de luz **– Não se esqueça de observar as condições de luz antes de cada exposição e ajustar a câmera para sol ou nublado. O período compreendido entre duas após o nascer do sol e duas horas antes do pôr-do-sol é o mais indicado para tirar boas fotos.
 + 
 +  * **Usar flash dentro de casa** – As câmeras simples não produzem fotos com a luz ambiente. Por isso, use o flash quando fotografar dentro de casa. Fotos contra o sol e na sombra devem ser evitadas de tirar com câmeras simples.
 +
 +
 +===== Câmeras manuais ou ajustáveis =====
 +
 +
 +Dispõem de regulagens independentes para abertura do diafragma, velocidade do obturador e focalização do assunto. Têm ainda recursos para fotos nas mais difíceis condições de iluminação. Para isso, são necessários completo conhecimento da câmera e seus componentes, bem como de sua regulagem correta.
 + As câmeras manuais controlam a luz que deve sensibilizar o sensor, pela abertura do diafragma e pela velocidade do obturador .
 + Vamos ver agora como regular sua câmera com controle manual para as diversas condições de luz e assuntos . 
 +
 +
 +===== Abertura do diafragma =====
 +
 +
 +Para usar corretamente o diafragma , oriente-se pelos números “**//f//** ” : **//f/ 22 f/ 16 f/ 11 f/ 8 f/ 5.6 f/ 4 f/ 2.8 f/ 2 f/1.4//**
 + Os números “f” controlam a quantidade de luz que deve penetrar na câmera e são calculados, de tal maneira que, ao mudar de um número “f” maior para imediatamente inferior, você dobra a entrada de luz que passa pela abertura anterior.
 + Assim, pela abertura f / 16 entra o dobro de luz que entraria pôr f / 22; por f / 5.6 penetra o dobro de luz que penetraria por f / 8, e assim sucessivamente. 
 + Da mesma forma, quando você muda abertura a abertura de um número “f” menor, para outro imediatamente superior, reduz pela metade a entrada de luz. Pôr exemplo: pela abertura f / 2.0 entra a metade de luz que entraria pôr f / 1.4; pela abertura f / 11 entra a metade luz que entraria pôr f / 8. 
 +
 +
 +===== Velocidade do obturador =====
 +
 +
 +O obturador controla o tempo pelo qual a luz deve entrar no sensor da câmera. 
 + Essas velocidades são indicadas pelos números:  **//1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000, 1/4000, 1/8000//**. Quando você regula a velocidade no número **//1//**, permite a entrada de luz durante um segundo. Os demais números representam frações de segundo e são calculadas, de maneira a reduzir o tempo de entrada de luz pela metade, todas vezes que vez que você mudar de um número para outro imediatamente superior .
 + É a combinação abertura do diafragma / velocidade do obturador que torna possível obter-se fotos nas mais diversas condições de iluminação. 
 + Exemplo:
 + Se você regular a velocidade em **//1//**, a luz entrará por um segundo; quando mudar para **//2//** reduzirá o tempo para meio segundo .
 + Assim, se você regular a velocidade em **//60//** (1/60 por segundo) a luz entrará pela metade do tempo que entraria em **//30//**(1/30 por segundo) e assim sucessivamente. 
 + Dessa maneira, os números **//125, 250, 500, 1000, 2000 etc.//** representam as altas velocidades, que devem ser usadas para assunto em movimento, ou seja, para congelar o movimento do assunto. 
 + Para usar baixas velocidades, **//30, 15, 8, 4//** ou menos, deve-se colocar a câmera em tripé ou em outro suporte firme para evitar que as fotos saiam tremidas ou borradas.
    
  
Linha 368: Linha 447:
   * Ao limpar a lente, primeiro retire o pó com borrifadas de ar, para depois com um pano limpo e seco, tipo flanela para retirar as manchas de gordura evitando assim arranhões.    * Ao limpar a lente, primeiro retire o pó com borrifadas de ar, para depois com um pano limpo e seco, tipo flanela para retirar as manchas de gordura evitando assim arranhões. 
   * Leia com atenção todas as instruções que acompanham seu equipamento, elas ensinam a você a operá-lo corretamente e conservá-lo por longo tempo.   * Leia com atenção todas as instruções que acompanham seu equipamento, elas ensinam a você a operá-lo corretamente e conservá-lo por longo tempo.
 +
 +
 +
  
equipamento.1349287965.txt.gz · Última modificação: 2012/10/03 15:12 por francisco