Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


curso_de_free_bsd:videos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
curso_de_free_bsd:videos [2009/09/10 16:44] – continuando cartolacurso_de_free_bsd:videos [2009/09/18 14:51] (atual) cartola
Linha 19: Linha 19:
  
  
-(cartola.org) Oi pessoal, aqui é o Cartola falando. **Maiores informações** sobre esse vídeo e outros relacionados podem ser encontradas no site **cartola.org** (3s). Usando busca na entrada do site vocês certamente encontrarão o que querem (5s)Uma introdução para este vídeo, por exemplo, pode ser encontrada procurando por "FreeBSD vídeo"É recomendado que a introdução seja lida antes de seguir com este vídeo. +(cartola.org) Oi pessoal, aqui é o Cartola falando. **Maiores informações** sobre esse vídeo e outros relacionados podem ser encontradas no site **cartola.org** (3s). Essa é a entrada do site. Usando a pesquisa vocês certamente encontrarão o que querem. introdução deste vídeo, por exemplo, pode ser encontrada procurando por "vídeo FreeBSD"Eu recomendo que vocês leiam a introdução antes de seguir com este vídeo. 
  
-Iniciando a instalação, **ligamos** o computador **com o CD já no drive**. Assumo aqui que seu computador já tenha sido previamente preparado para iniciar pelo CD. Na **imensa maioria** dos casos o boot ocorrerá **sem** problemas. Caso esse **não seja** seu caso, recomendo que experimente as **opções de boot** com **ACPI desligada**, ou seja, "ACPI disabled", que **hoje** é a opção **2**, ou ainda a opção chamada **//Safe mode//**, que desabilita algumas coisas que podem gerar problemas, principalmente em computadores **muito novos**, para os quais o sistema ainda não esteja preparado. A opção //Safe mode// é **hoje a opção 3** no menu de boot do FreeBSD. +Iniciando a instalação, **ligamos** o computador **com o CD já no drive**. Como eu estou usando uma máquina virtual já estamos vendo o início da entrada do sistema. Eu assumo neste tutorial que seu computador já tenha sido previamente preparado para iniciar pelo CD. Na **imensa maioria** dos casos o boot ocorrerá **sem** problemas e você verá um menu de opções por 10 segundos. Vou parar aqui neste menu com a barra de espaços. Caso seu boot falheeu recomendo que experimente as **opções de boot** com **ACPI desligada**, ou seja, "ACPI disabled", que **hoje** é a opção **2**, ou ainda a opção chamada **//Safe mode//**, que desabilita algumas coisas que podem gerar problemas, principalmente em computadores **muito novos**, para os quais o sistema ainda não esteja preparado. A opção **//Safe mode//**** **é **hoje a opção 3** no menu de boot do FreeBSD. **Vejam **que eu estou usando **o mouse **aqui para tornar o vídeo mais **didático **e isso **só é **possível por que estou usando uma **máquina virtual**. Durante todo o processo de instalação normal o mouse **não estará disponível**. 
 + 
 + 
 +Continuando com o boot, como eu parei a contagem regressiva com a barra de espaço, preciso agora dar seguimento escolhendo uma opção. Vou usar a opção padrão 1. 
 + 
 +(tempo - 5s)
  
 Ao terminar o processo de boot, nos deparamos com a tela do chamado "sysinstall". Esse **mesmíssimo** programa poderá ser executado **após** a instalação pelo **administrador**. O administrador de **qualquer** sistema Unix é chamado de **root** - erre ó ó tê - e eu vou chamá-lo assim daqui pra frente.  Ao terminar o processo de boot, nos deparamos com a tela do chamado "sysinstall". Esse **mesmíssimo** programa poderá ser executado **após** a instalação pelo **administrador**. O administrador de **qualquer** sistema Unix é chamado de **root** - erre ó ó tê - e eu vou chamá-lo assim daqui pra frente. 
 +
 +
 +Quando executamos a instalação o sysinstall nos solicita inicialmente que configuremos duas coisas. O país e o teclado. A primeira tela pergunta o país e vem, por padrão, com os Estados Unidos selecionado - em inglês United States, já que a maioria dos usuários do sistema está lá. O Brasil é o 31. Podemos ir até lá com o page up e depois com as setas. Quando estiver selecionado basta apertar o Enter. 
 +
 +Em seguida vem a escolha do teclado. Durante a instalação não vai fazer muita diferença o teclado usado, pois só usaremos teclas que não variam. A escolha, porém, será usada para configurar o teclado que será usado após a instalação. Vou selecionar aqui o teclado brasileiro padrão. 
 +
 +A próxima tela é o menu principal da ferramenta de instalação. Esta é a tela que aparece quando executamos o //sysinstall //da linha de comandos, num sistema já instalado. 
  
 Seguindo nossa diretiva de uma instalação **simplificada**, vamos optar pela instalação "Express - begin a quick instalation (for experts)". Embora ela seja direcionada a **experts no assunto**, com esse guia ninguém deve ter maiores problemas para seguí-la. Com **as setas** vamos até a opção e com **"Enter" selecionamos** a opção.  Seguindo nossa diretiva de uma instalação **simplificada**, vamos optar pela instalação "Express - begin a quick instalation (for experts)". Embora ela seja direcionada a **experts no assunto**, com esse guia ninguém deve ter maiores problemas para seguí-la. Com **as setas** vamos até a opção e com **"Enter" selecionamos** a opção. 
Linha 45: Linha 57:
 Em seguida nos é apresentado mais um editor de partições. Essas partições são próprias do FreeBSD e são sub-partições daquela ou daquelas criadas no outro editor. Na documentação vocês encontrarão várias justificativas para criar partições. Aqui, sendo práticos, escolheremos a opção A, que criará as sub-partições automaticamente. Em seguida damos o comando "Quit" com a tecla Q para sair do editor.  Em seguida nos é apresentado mais um editor de partições. Essas partições são próprias do FreeBSD e são sub-partições daquela ou daquelas criadas no outro editor. Na documentação vocês encontrarão várias justificativas para criar partições. Aqui, sendo práticos, escolheremos a opção A, que criará as sub-partições automaticamente. Em seguida damos o comando "Quit" com a tecla Q para sair do editor. 
  
 +Na próxima tela temos que optar pela distribuição adequada. Claro que a escolha dependerá de sua necessidade. Para um exemplo prático escolheremos X-Kern-Developer, que instalará a base do sistema, o ambiente gráfico, chamado de X-Windows ou simplesmente X, e os códigos fonte apenas do Kernel. Vamos com as setas até a opção e marcamos com a barra de espaços.
 + 
 +
 +Em seguida o sistema nos pergunta se desejamos instalar a coleção de Ports. Como essa opção é demorada e pode ser feita depois eu recomendo que a resposta aqui seja **não**. Pra isso apertamos a tecla TAB e em seguida Enter. Ele volta para as distribuições. Vamos para o OK com um TAB e damos Enter em seguida. 
 +
 +A última escolha é a mídia de instalação. No nosso caso é a primeira, já selecionada, pois vamos instalar do CD. Basta então apertar Enter. 
  
 +Antes de efetivar a instalação o sistema pede uma confirmação. Até aqui nada foi feito no disco da máquina e depois que confirmarmos o sistema será instalado, podendo apagar dados do disco. Se estiver fazendo uma instalação compartilhada, para manter mais de um sistema no disco, tome cuidado. Se tiver configurado incorretamente a instalação sobre algum sistema pré-existente não será possível recuperar nada depois que der o Enter com a opção YES selecionada. 
  
 +Damos então o fatídico Enter e a instalação se iniciará.
  
curso_de_free_bsd/videos.1252611850.txt.gz · Última modificação: 2009/09/10 16:44 por cartola