Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


como_montar_um_ambiente_famp

Este projeto se propõe a registrar as orientações necessárias para a implementação de um ambiente FAMP - FreeBSD + Apache + MySQL + PHP. Este ambiente é inspirado no modelo LAMP, feito com Linux, que formata uma plataforma que pode atender muitas necessidades no mercado hoje em dia. Ele se prestará tanto a ser um ambiente de desenvolvimento de sistemas como de hospedagem de sistemas já prontos, e existem muitos pela Internet que se encaixam nessa plataforma.

Instalação Inicial

O primeiro passo é a instalação do sistema operacional. A documentação oficial do FreeBSD é bem abrangente e extensa. Para algo mais prático há um vídeo com uma instalação simples, que não aborda possíveis problemas, e os passos a seguir:

— Aqui colocaremos um passo-a-passo selecionado dentre as tarefas da primeira semana do curso —

Conhecimentos Unix

Após a instalação inicial é importante que o usuário tenha experiência com ambientes Unix, pois necessitará instalar aplicativos e configurá-los. Configurar aplicações num ambiente Unix normalmente trata-se de localizar os arquivos de configuração (arquivos texto em geral), editá-los e testar a aplicação, iniciando-a e paralizando-a. Aqui isso não será diferente.

Instalando as aplicações necessárias

Como a sigla do ambiente sugere, e já instalamos o FreeBSD, resta-nos a instalação do Apache, MySQL e PHP. No FreeBSD é possível instalar aplicações através de pacotes binários ou através dos Ports.

como_montar_um_ambiente_famp.txt · Última modificação: 2009/10/05 17:25 por cartola