Tabela de conteúdos

O Windows Movie Maker é um aplicativo gratuito disponível para várias versões de windows e que te permitirá fazer algumas montagens interessantes com fotos e vídeos, gerando um vídeo final.

Ele não é um editor de vídeos avançado, mas possui funcionalidades básicas que já permitem a criação de vídeos simples muito legais.

Antes de começarmos a mostrar essas funcionalidades é preciso verificar se seu Windows tem o Movie Maker instalado e, caso não tenha, é necessário obtê-lo, o que recomendo que seja feito diretamente no site da Microsoft (www.microsoft.com) para a sua versão de Windows. Você pode fazer a busca pelo google, mas prefira os resultados que apontem para o site deles ou use logo “site:microsoft.com” junto com as demais palavras da busca.

Introdução

A aparência da versão 2.1 que tenho aqui num windows XP é mostrada na imagem abaixo.

movie_maker-entrada.jpg

A janela tem:

Criando um Vídeo Simples

Existem várias maneiras de se obter o(s) vídeo(s) ou foto(s) originais para compor o vídeo final. Vamos sugerir um exemplo aqui.

movie_maker-preview.jpg

Se você não quiser elaborar mais o vídeo já pode salvá-lo num arquivo. Veja a seção “Salvando o vídeo final” mais adiante.

Efeitos de transição

Depois de tudo colocado na linha de tempo ou no storyboard é hora de fazer as melhorias desejadas. Uma das coisas que deixará seu vídeo muito mais interessante são os efeitos de transição.

movie_maker-exibir_transicoes.jpg

movie_maker-transicoes_storyboard.jpg

Cortando partes de um vídeo

Uma das utilidades do Movie Maker é cortar partes indesejadas de um vídeo que fizemos. Um exemplo clássico é aquela filmagem que você faz de você mesmo e no início aparece você clicando no aparelho pra começar a filmar e no final você chegando perto da câmera pra desligar.

Cortar o início e o fim de um vídeo é bem fácil no Movie Maker. Se precisar cortar uma parte do meio, então use primeiro o que é mostrado na seção “Dividindo um vídeo” mais adiante.

Para cortar o início ou o fim de um vídeo:

movie_maker-cortando_video.jpg

Não se esqueça que é possível checar o resultado na pré visualização a qualquer momento

Dividindo um vídeo

Dividir um vídeo pode ser útil para colocar outro elemento no meio dele, seja uma foto ou outro vídeo. Pra fazer isso:

movie_maker-video_dividido.jpg Note o mesmo nome no segundo e terceiro elementos na figura. São o mesmo vídeo dividido. Agora você pode colocar uma foto ali no meio, outro vídeo ou simplesmente uma transição.

Colocando um som de fundo

Colocar um som no fundo do vídeo que você está criando pode servir para:

O primeiro passo pra poder ter um som de fundo é importá-lo para a sua coleção.

movie_maker-audio_inserido.jpg

Salvando o projeto

Para não perder seu trabalho é importante salvar o projeto de tempos em tempos.

O projeto salvo guardará apenas as informações de manipulação dos arquivos de fotos, vídeo e áudios originais. É preciso manter os originais no mesmo local que estavam quando o projeto foi criado.

Se quiser levar o projeto para outro computador os arquivos originais terão que estar no mesmo local e precisam ser levados também.

Salvando o vídeo final

O resultado final de um projeto do Movie Maker é um vídeo, afinal seu nome é “Criador de Vídeos” em inglês. Quando considerar que sua edição geral está terminada é hora de exportar o vídeo final.

movie_maker-salvando_video.jpg

movie_maker-salvando_video_local.jpg

movie_maker-salvando_video_def.jpg

É possível converter o formato de saída do vídeo depois de gerá-lo. Uma opção para isso é o WinFF/ffmpeg. Formatos mais comuns, como AVI ou MPG podem ser melhores para tocar em celulares, DVD players, TVs e outros lugares.