ti_publica:blender_how_to
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ti_publica:blender_how_to [2019/11/25 17:17] – [Apresentando medidas com Measureit] cartola | ti_publica:blender_how_to [2019/11/26 10:25] – [Objeto Circular Baseado num Perfil] cartola | ||
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Linha 107: | Linha 107: | ||
**Ctrl + V -> Remove Doubles**\\ | **Ctrl + V -> Remove Doubles**\\ | ||
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- | **Ctrl + Tab**\\ | ||
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**Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB**\\ | **Ctrl + R + posicionar mouse seleção loop + posicionar mouse corte + LMB**\\ | ||
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Linha 116: | Linha 114: | ||
**G + G (G duas vezes)**\\ | **G + G (G duas vezes)**\\ | ||
< | < | ||
+ | **Ctrl + N**\\ | ||
+ | < | ||
+ | **Alt + S**\\ | ||
+ | < | ||
==== Seleção ==== | ==== Seleção ==== | ||
+ | **Ctrl + Tab**\\ | ||
+ | < | ||
**C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo)**\\ | **C (ESC pra finalizar, roda do mouse para escalar o círculo)**\\ | ||
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Linha 158: | Linha 162: | ||
===== Fechando buracos num objeto ===== | ===== Fechando buracos num objeto ===== | ||
- | Primeiro, para encontrar um buraco não óbvio você pode usar o **Ctrl + Shift + Alt + M**, que vai selecionar os lugares que precisam ser fechados (só funciona no modo de seleção de vértices ou arestas, no modo de edição). | + | Primeiro, para encontrar um buraco não óbvio você pode usar o **Shift |
Opção 1: | Opção 1: | ||
Linha 170: | Linha 174: | ||
* Use **Ctrl+F** e selecione "Grid Fill" para criar várias faces fechando os buraccos, um a um | * Use **Ctrl+F** e selecione "Grid Fill" para criar várias faces fechando os buraccos, um a um | ||
+ | **Por fim** teste se não há mais buracos com o **Shift + Ctrl + Alt + M**, usando em seguida um **G** e movendo o mouse, pra garantir que não há nada muito pequeno ou escondido selecionado. | ||
===== Apresentando medidas com Measureit ===== | ===== Apresentando medidas com Measureit ===== | ||
Linha 305: | Linha 310: | ||
Isso pode ser entendido também como uma revolução circular de uma curva ou perfil. | Isso pode ser entendido também como uma revolução circular de uma curva ou perfil. | ||
- | * Adicione um caminho **Shift + A** + Curve + Path (será o eixo da rotação do perfil) | + | * Adicione um caminho **Shift + A** + Curve + Circle |
- | * Adicione | + | * Adicione |
- | * Selecione o caminho inicial | + | * Diminua ele para sair de cima do primeiro |
- | * No menu à direita, nas opções de curvas (ícone de curvas) clique em "Bevel Object" | + | * É interessante também mudar sua forma no modo de edição para não ficar circular |
- | * Adicione mais um caminho ou curva de Bezier e afaste do centro | + | * Selecione o caminho inicial |
- | * No menu da curva, na opção "Taper Object" | + | * No menu à direita, nas opções de curvas (ícone de curvas) clique em "Bevel Object" |
- | * Faça os ajustes necessários na segunda curva para obter o formato desejado | + | * Pode se usar outro caminho para afunilar a peça entre o início e o fim da revolução |
+ | * Adicione mais um caminho ou curva de Bezier e afaste do centro | ||
+ | * No menu da curva, na opção "Taper Object" | ||
+ | * Faça os ajustes necessários na segunda curva para obter o formato desejado | ||
+ | |||
+ | No exemplo o objeto do afunilamento pode ter ficado estranho, mas pense em fazer um cone, por exemplo. Esse afunilamento pode ajudar a dar um formato bem interessante a esse afunilamento. | ||
ti_publica/blender_how_to.txt · Última modificação: 2020/05/22 11:48 por cartola