gimp_-_editor_de_imagens
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anteriorPróxima revisãoAmbos lados da revisão seguinte | ||
gimp_-_editor_de_imagens [2012/11/08 09:11] – /* Cortando uma imagem */ cartola | gimp_-_editor_de_imagens [2014/10/01 13:06] – cartola | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | | [[fotografia|Fotografia e Vídeo]] | | + | | [[fotografia|Fotografia e Vídeo]] |
- | | Este material está em constante evolução. Caso não encontre o que procura aqui ou tenha outras dúvidas ou críticas entre em contato pelo email {{arquivo: | + | | Este material está em constante evolução. Caso não encontre o que procura aqui ou tenha outras dúvidas ou críticas entre em contato pelo email {{arquivo: |
+ | |||
+ | |||
+ | | {{arquivo: | ||
+ | | [[https:// | ||
Linha 23: | Linha 27: | ||
O GIMP é um programa multi-plataforma, | O GIMP é um programa multi-plataforma, | ||
- | A aparência do GIMP é um pouco diferente de outros programas pelo fato dele utilizar janelas separadas. Ao abri-lo ele trará uma janela principal e, na maioria dos casos, mais uma ou duas janelas. | + | A aparência do GIMP é um pouco diferente de outros programas pelo fato dele utilizar janelas separadas. Ao abri-lo ele trará uma janela principal, como na <xr nolink id=" |
+ | |||
+ | <figure id=" | ||
{{ arquivo: | {{ arquivo: | ||
+ | </ | ||
As demais janelas que se abrirão dependem tanto da versão do GIMP que você instalou como das últimas janelas que você usou, no caso de não ser a primeira vez que você usa. Abaixo duas janelas importantes: | As demais janelas que se abrirão dependem tanto da versão do GIMP que você instalou como das últimas janelas que você usou, no caso de não ser a primeira vez que você usa. Abaixo duas janelas importantes: | ||
- | | {{ arquivo: | + | | <figure id=" |
- | Veja que na segunda | + | Veja que na janela |
A tecla TAB é muito útil para mostrar e esconder essas janelas extras. Com a janela principal ativa, se você usa a tecla TAB as janelas auxiliares aparecem e somem alternadamente a cada apertada. Experimente. | A tecla TAB é muito útil para mostrar e esconder essas janelas extras. Com a janela principal ativa, se você usa a tecla TAB as janelas auxiliares aparecem e somem alternadamente a cada apertada. Experimente. | ||
Esconder as janelas auxiliares é bom para nos dar mais espaço para trabalhar. Se você começar a memorizar as teclas de atalho que chamam as ferramentas e executam as ações pode cada vez mais dispensar essas janelas. A partir do GIMP 2.8 é possível ainda alternar entre os modos de trabalho de janelas separadas ou unificar as janelas numa única, como muitos talvez prefiram. | Esconder as janelas auxiliares é bom para nos dar mais espaço para trabalhar. Se você começar a memorizar as teclas de atalho que chamam as ferramentas e executam as ações pode cada vez mais dispensar essas janelas. A partir do GIMP 2.8 é possível ainda alternar entre os modos de trabalho de janelas separadas ou unificar as janelas numa única, como muitos talvez prefiram. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ====== Idioma ====== | ||
+ | |||
+ | |||
+ | Verifique no menu Editar / Preferências se o idioma do seu GIMP está corretamente definido. Algumas vezes quando configurado para usar o idioma do sistema o GIMP acaba por usar Português de Portugal. Verifique se o primeiro menu do GIMP é " | ||
+ | |||
+ | Esse passo é relevante também para seguir os tutoriais aqui, que se baseiam na tradução para PT_BR e não PT. Ainda assim é possível que a tradução de alguns itens apareça diferente, pois a tradução pode mudar de uma versão para outra da ferramenta. É a evolução! | ||
Linha 60: | Linha 75: | ||
- | Já que comecei a falar dos pontos da imagem, podemos introduzir o tempo **pixel**, que nada mais é do que um ponto. Uma imagem digital é composta por pontos quadrados colocados lado a lado. Cada um desses pontos é um **pixel**. Uma imagem com 1600 pixels por 1200 pixels, por exemplo, tem ao todo 1.600 x 1.200 = 1.920.000 pixels. Uma câmera que faz imagens desse tamanho é dita uma câmera de 2 megapixels, já que suas imagens tem aproximadamente 2 milhões de pixels. Agora você já sabe que uma câmera de 10 megapixels produz imagens com aproximadamente 10 milhões de pontos. | + | Já que comecei a falar dos pontos da imagem, podemos introduzir o termo **pixel**, que nada mais é do que um ponto. Uma imagem digital é composta por pontos quadrados colocados lado a lado. Cada um desses pontos é um **pixel**. Uma imagem com 1600 pixels por 1200 pixels, por exemplo, tem ao todo 1.600 x 1.200 = 1.920.000 pixels. Uma câmera que faz imagens desse tamanho é dita uma câmera de 2 megapixels, já que suas imagens tem aproximadamente 2 milhões de pixels. Agora você já sabe que uma câmera de 10 megapixels produz imagens com aproximadamente 10 milhões de pontos. |
A noção de que quanto mais megapixels melhor tem alguma razão de ser, mas depende de sua necessidade. Uma revelação, | A noção de que quanto mais megapixels melhor tem alguma razão de ser, mas depende de sua necessidade. Uma revelação, | ||
- | Abaixo | + | Na <xr nolink id=" |
+ | |||
+ | <figure id=" | ||
{{ arquivo: | {{ arquivo: | ||
+ | </ | ||
Linha 253: | Linha 271: | ||
{{ arquivo: | {{ arquivo: | ||
+ | |||
+ | Pra finalizar ofereço um arquivo de uma imagem fotografada propositadamente muito escura e proponho o exercício de tentar clarear essa foto, recuperando-a. Abaixo está o arquivo: | ||
+ | |||
+ | {{arquivo: | ||
Linha 500: | Linha 522: | ||
A seguir foram feitas sequencialmente seleções e distorções em várias partes do menino até o resultado mostrado no início. Experimente tirar uma barriguinha, | A seguir foram feitas sequencialmente seleções e distorções em várias partes do menino até o resultado mostrado no início. Experimente tirar uma barriguinha, | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ====== Criando um monstro de quatro braços ====== | ||
+ | |||
+ | Essa brincadeira permite passar por alguns outros conceitos importantes no tratamento e manipulação de imagens, como seleções diversas e camadas. Aqui as imagens que podem ser baixadas para praticar: | ||
+ | |||
+ | {{arquivo: | ||
+ | |||
+ | {{arquivo: | ||
+ | |||
+ | A proposta é pegar duas fotos quase idênticas de uma pessoa, apenas com braços em posições diferentes, e criar uma pessoa, um monstro, com quatro braços. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ======= Criação de textos para botões, menus e títulos ======= | ||
+ | |||
+ | |||
+ | O GIMP pode ser usado para a criação de textos gráficos bem bacanas. Isso pode ser feito manualmente, | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ====== Criando Logos Automaticamente ====== | ||
+ | |||
+ | Pra fazer esses logos pré-definidos temos que usar o menu Arquivo / Criar / Logos. Nesse menu podemos ver vários nomes, cada um correspondente a um tipo de texto estilizado, como podemos ver na figura abaixo. | ||
+ | |||
+ | É possível encontrar [[http:// | ||
+ | |||
+ | **Nota**\\ considere a tradução em PT_BR na versão 2.8 do GIMP | ||
+ | |||
+ | * Com o GIMP sem qualquer imagem aberta vá ao menu Arquivo / Criar / Logos / Cromagem EdA, como mostrado na figura abaixo | ||
+ | {{ arquivo: | ||
+ | |||
+ | * Em seguida se abre uma janela que permite algumas configurações no logo | ||
+ | {{ arquivo: | ||
+ | |||
+ | * Você pode, por exemplo, escolher a fonte e seu tamanho. Para este logo fontes mais largas se adequam melhor, para aparecer melhor o efeito metálico | ||
+ | * Depois de tudo escolhido basta dar OK e a imagem é criada, como no exemplo mostrado abaixo: | ||
+ | {{ arquivo: | ||
+ | |||
+ | * Mexendo com as camadas podemos alterar um pouco. Muitos dos logos criados por este meio automatizado nos permitem essa manipulação. Apagando a camada superior, por exemplo, deixamos o logo dourado, como na figura abaixo: | ||
+ | {{ arquivo: | ||
+ | |||
+ | * Estendendo a manipulação, | ||
+ | {{ arquivo: | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | ====== Criando Botões Automaticamente ====== | ||
+ | |||
+ | Assim como logos, podemos criar alguns botões padrão automaticamente. Isso é feito no menu Arquivos / Criar / Botões. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ======= Referências Externas ======= | ||
+ | |||
+ | |||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
gimp_-_editor_de_imagens.txt · Última modificação: 2019/04/05 20:37 por 127.0.0.1