Jardim Interno do Pavilhão Principal da UFRRJ em 360°, Seropédica, RJ, 25/05/2019

Oi pessoal,

mais uma vez tive o prazer de palestrar sobre fotografia panorâmica 360° no evento BSDDay, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O evento acontece todo ano no último sábado de maio. Essa é a primeira foto feita um celular que publico aqui. O tema da palestra foi justamente como fazer uma foto 360° usando um aparelho celular, de modo a comprovar que esse tipo de fotografia pode ser feita com QUALQUER câmera. Claro que não é tão prático ou comercialmente viável com um celular, mas não significa que não seja possível. Podem notar que a qualidade da imagem não deixa muito a desejar se compararmos com outra visita virtual que fiz lá em 2016. Claro, a beleza do local e o dia lindo também ajudaram muito na foto.

inscreva-se

Jardim Interno do P1 da UFRRJ em 360°
Jardim Interno do P1 da UFRRJ em 360°

Ficha técnica:

Pra conseguir uma boa costura das fotos feitas com o celular construí uma cabeça panorâmica de modo a fazer o giro correto da câmera:

Cabeça de tripé panorâmica para celular
Cabeça de tripé panorâmica para celular

Esse é o grande segredo para conseguir costurar bem uma foto 360°: o giro da câmera em torno do eixo que passa pelo ponto SEP. Muitos fotógrafos iniciando no assunto acabam se prendendo a outros detalhes, achando que precisam de uma grande angular, por exemplo, ou uma câmera profissional. Vejam ainda que uma cabeça de tripé apropriada não é a única maneira de conseguir isso, mas é o mais assertivo e seguro, principalmente pra quem inicia.

Esse celular tem a capacidade de gravar fotos em RAW e de fixar a exposição entre as fotos, o que ajuda muito na qualidade do resultado final.

  • Câmera: Celular Samsung S7
  • Lente: Celular Samsung S7
  • Tripé: Dolica proline e cabeça panorâmica para celular feita por mim
  • EXIF: ISO 50, 1/3000, WB 5400k, F1.7 (esse é fixo)
  • Giro: 31 fotos RAW com exposição fixa girando manualmente o celular buscando sobrepor as fotos
  • Imagem final: 12.000 x 6.000 pixels = 72 megapixels
  • Softwares utilizados: Rawtherapee, Hugin, GIMP, Panini, Panotools Scripts, krpano tools
  • Plugin: krpano viewer

Abraços, Cartola.

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: