Içamento de Ponte Estaiada sobre a Avenida Brasil – RJ – 2014

Oi pessoal,

essa é uma visita virtual feita em 2014. Foi durante o projeto de içamento de um grande arco da ponte estaiada da Transcarioca sobre a Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. A Transcarioca foi construída ali para a passagem de um dos corredores de ônibus do chamado BRT. Esse trecho conecta a Ilha do Governador, onde fica o Aeroporto Internacional Tom Jobim, à outras partes do Rio. A promessa era a agilidade do transporte na chegada dos turistas durante as Olimpíadas na cidade.

A obra, como está na moda agora, é algo megalomaníaco. Claro que não tenho condições de avaliar, mas me parece que num país pobre como o nosso talvez fosse mais adequado construir coisas mais humildes. Enfim, apesar da questionável poluição visual em alguns casos, em geral essas pontes acabam virando referência e inevitavelmente compõem a paisagem da cidade. De fato, presenciar uma obra deste porte é muito interessante.

A Avenida Brasil é um dos principais corredores de entrada e saída da cidade e ficou fechado de domingo à quarta-feira em abril de 2014 para o içamento. Aqui pode se ver um vídeo com imagens aéreas do local na ocasião incluindo o içamento. Uma curiosidade: após a junção final dos tubos que formam o arco, um camarada entra por ele pra realizar a solda interna das partes. Alguém tem que fazer o trabalho sujo…

inscreva-se

Ponte Estaiada Transcarioca 360°
Ponte Estaiada Transcarioca 360°

Ficha técnica:

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: